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Quem Não Pega, Não Se Apega”? Interações e Vínculos com Bebês Acolhidos* * Apoio: FAPESP.

Resumo

Investigou-se o estabelecimento de vínculos entre cuidadores e bebês acolhidos, e como estes eram significados e (im)possibilitados em instituição de acolhimento. Utilizando videogravações semanais, por três meses, entrevistas e diários de campo, conduziu-se estudo exploratório, descritivo-qualitativo, em contexto naturalístico, acompanhando interações entre cuidadoras e 3 bebês (idade: 4 a 13 meses). Categorias observacionais foram quantificadas. Observou-se baixa responsividade às expressões dos bebês. Contatos físicos eram evitados pelas cuidadoras. Orientações institucionalizadas (como não pegue para não se apegar) mostraram-se significativos circunscritores das interações. Laços afetivos se estabeleceram apenas com determinadas crianças. Discutiu-se como a socialização emocional, a responsividade das cuidadoras e a organização do contexto relacionavam-se com o desenvolvimento socioafetivo, a construção de vínculos e os processos de aprendizagens.

Palavras-chave:
vínculo; desenvolvimento infantil; lactente; cuidadores; criança acolhida

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