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Vieses Cognitivos entre Consumidores num Dilema Social Simulado: Falso Consenso, Erro Fundamental de Atribuição, de Ator-Observador e de Autosserviço

Cognitive Biases Among Consumers in a Simulated Social Dilemma: False-Consensus, Fundamental Attribution Error, Actor-Observer, and Self-Serving Asymmetry

RESUMO

Decisões entre cooperar e competir são fundamentais em dilemas sociais, quando interesses individuais de consumo estão em conflito com benefícios coletivos. O objetivo desta pesquisa foi testar a ocorrência de vieses de cognição social em um dilema simulado, com base nos procedimentos de (Gifford e Hine, 1997Gifford, R., & Hine, D. W. (1997). “I’m cooperative but you’re greedy’’: Some cognitive tendencies in a commons dilemma. Canadian Journal of Behavioural Science, 29(4), 257-265.). Após jogarem o software FISH em condições de cooperação e competição, os participantes relataram suas auto e hetero percepções. Foram verificados o viés de falso consenso e o erro fundamental de atribuição, mas os vieses de autosserviço e o ator-observador se mostraram efeitos mais limitados e apenas entre cooperadores. Discutem-se algumas implicações teóricas, metodológicas e práticas dos fenômenos no contexto do consumo sustentável.

Palavras-chave:
dilemas sociais; vieses cognitivos; cooperação

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