Acessibilidade / Reportar erro

O Desenvolvimento da Relação do Casal diante do Sucesso da Reprodução Assistida* * Trabalho derivado da tese de doutorado da primeira autora, orientada pela segunda. ,** ** Apoio: CAPES, CNPq e FAPERGS. ,*** *** Nossos agradecimentos à Profa. Judith Daniluk, que orientou a primeira autora deste estudo durante seu estágio doutoral na University of British Columbia e cujos ensinamentos foram essenciais para o desenvolvimento da análise narrativa dos casos aqui descritos.

The Development of Couple’s Relationship after Assisted Reproduction Success

Resumo

Investigamos o desenvolvimento da relação coparental e conjugal durante o processo de transição para a parentalidade no contexto da reprodução assistida, a partir de um estudo de caso coletivo longitudinal. Realizamos uma análise narrativa das entrevistas respondidas por três casais na gestação, no terceiro mês do bebê e em seu primeiro ano. Quando um dos cônjuges já tem filhos pode haver uma assimetria no enfrentamento do tratamento e da transição para a parentalidade. Pode haver, ainda, um deslocamento dos temas de conflito, embora estes tendam a ser abordados com as mesmas estratégias presentes na história do casal. Identificamos indícios da coparentalidade já no tratamento, havendo uma diferenciação crescente entre conjugalidade e coparentalidade.

Palavras-chave:
tecnologia reprodutiva; infertilidade; transição para a parentalidade; relações conjugais; coparentalidade

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com