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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 39, Publicado: 2023
  • Relações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-Adolescentes Behavioral Sciences

    Loos, Victória Niebuhr; Lopes, Fernanda Machado; Menezes, Carolina Baptista

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo analisou a relação entre suporte parental e habilidade de reconhecer expressões faciais emocionais em pré-adolescentes através de uma revisão integrativa de pesquisas empíricas dos últimos dez anos. Foram encontradas 12 publicações, as quais utilizaram principalmente tarefas computadorizadas para avaliar o reconhecimento de expressões faciais, sendo a maioria estudos transversais. Houve uma associação de práticas parentais positivas com uma melhor habilidade de reconhecimento de expressões faciais dos filhos, assim como aspectos negativos da parentalidade estiveram associados a um pior reconhecimento de expressões faciais e a um favorecimento do reconhecimento de expressões negativas, sendo que alguns resultados foram contraditórios. Discute-se a importância desta habilidade para o desenvolvimento infanto-juvenil e destacam-se lacunas metodológicas e sugestões para avançar os estudos na área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzed the relationship between parental support and the ability to recognize emotional facial expressions in pre-adolescents through an integrative review of empirical research in the last ten years. Twelve publications were found, which mainly used computerized tasks to evaluate the recognition of facial expressions, most of which were cross-sectional studies. There was an association of positive parental practices with better ability to recognize children's facial expressions, as well as negative aspects of parenting were associated with worse recognition of facial expressions and favoring the recognition of negative expressions, with some of these results presenting contradictions. It discusses the importance of this ability for the development of youth, highlights methodological gaps and suggestions to advance studies in the area.
  • Os Correlatos Psiconeuroimunológicos em um Grupo de Homens que Fazem Sexo com Homens com Comportamentos Sexuais de Risco Behavioral Sciences

    Restrepo, Jorge Emiro; Giraldo, Ana Claudia Ossa; Gutierrez, Luis Felipe Higuita; Zapata, Wildeman; Montoya, Gina Paula Cuartas

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é conhecer as correlações que podem ser encontradas entre as medidas psicológicas, neuropsicológicas, neurobiológicas e imunológicas em um grupo de homens que fazem sexo com homens com HIV-1/2 anti-corpos-negativos que se envolvem em comportamentos sexuais de risco. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre certas variáveis comportamentais, emocionais, de personalidade, neurobiológicas e imunológicas. Destaca-se o circuito de interações entre depressão, estresse, neuroticismo e responsabilidade, que poderia explicar indiretamente o comportamento sexual de risco. Em resumo, há uma relação entre características de personalidade, distúrbios de humor, comportamentos de risco e um perfil de célula T ativado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to know what correlations can be found among psychological, neuropsychological, neurobiological, and immunological measures in a group of men who have sex with men negative for anti-HIV-1/2 antibodies which have sexual risk behaviors. Statistically significant correlations were found among certain behavioral, emotional, personality, neurobiological, and immunological variables. The circuit of interactions among depression, stress, neuroticism, and conscientiousness stands out, which could indirectly explain risky sexual behavior. In summary, there is a relationship between personality characteristics, mood disorders, risk behaviors, and an activated T cell profile.
  • Psychosocial Adaptation in Parents of Children Diagnosed with Autism Spectrum Disorder Behavioral Sciences

    Uzátegui-Gamarra, Rayzza; Malvaceda-Espinoza, Eli

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio fue describir la experiencia de adaptación psicosocial en padres de hijos diagnosticados con trastorno del espectro autista. Se realizó una investigación cualitativa de diseño fenomenológico, haciendo uso de la entrevista semiestructurada en profundidad a 12 participantes. Los resultados ilustran que la adaptación psicosocial se explica a través de categorías tales como, factor estresante, apoyo recibido, la percepción de la situación, las expectativas desarrolladas y las estrategias utilizadas para manejar la situación. Se concluye que la adaptación implica experimentar sentimientos de culpa, tristeza, frustración, enojo, entre otros, sin embargo, posteriormente se logra la aceptación, buscando dotar de habilidades al hijo, mejorando su ajuste social. Se identifica al apoyo percibido de la familia y cónyuge como sustancial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to describe the experiences of psychosocial adaptation in parents of children diagnosed with autism spectrum disorder. A qualitative study of the phenomenological design was conducted using in-depth semi-structured interviews with 12 participants. The results illustrate that psychosocial adaptation can be explained through categories such as stressors, support received, perception of the situation, expectations developed, and strategies used to handle the situation. In conclusion, adaptation involves experiencing feelings of guilt, sadness, frustration, and anger, among others; however, this is followed by acceptance, seeking to provide the child with skills, thereby improving their social adjustment. Perceived support from family and spouses is identified as substantial.
  • Função Cognitiva de Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Hemodiálise: Uma Revisão Sistemática Ciências Do Comportamento

    Kupske, Juliedy Waldow; Krug, Moane Marchesan; Krug, Rodrigo de Rosso

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo foi revisar sistematicamente a relação da Insuficiência Renal Crônica e da Hemodiálise com a função cognitiva. Esta pesquisa de revisão sistemática seguiu os parâmetros propostos pelo PRISMA. A busca dos artigos foi realizada na base de dados PubMed. Foram encontrados 113 artigos, sendo que destes 31 foram selecionados para análise. Analisando a amostra dos estudos verificou-se que 19,3% dos estudos tiveram grupo controle, que o instrumento mais utilizado foi Mini Exame do Estado Mental (41,9%) e que pacientes com idade mais avançada e os pacientes com mais tempo de tratamento hemodialítico tinham piores escores cognitivos. Conclui-se que a HD pode reduzir a função cognitiva de pessoas com IRC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective was to systematically review the relationship between Chronic Kidney Failure and Hemodialysis with cognitive function. This systematic review followed the parameters proposed by PRISMA. The search for articles was carried out in the PubMed database. A total of 113 articles were found, of which 31 were selected for analysis. Analyzing the studies' samples, it was found that 19.3% of them had a control group, that the most used instrument was the Mini-Mental State Examination (41.9%), and that patients of older age and patients with longer hemodialysis treatment had worse cognitive scores. It is concluded that HD can reduce the cognitive function of people with CKF.
  • Um Estudo Correlacional Entre Funções Executivas e Discriminações Condicionais em Crianças com Autismo Behavioral Sciences

    Oliveira, Sabrina David de; Elias, Nassim Chamel

    Resumo em Português:

    Resumo A Neuropsicologia é uma ciência que permite traçar o perfil dos comprometimentos cognitivos e habilidades preservadas a fim de delinear tratamentos e práticas educativas adequadas, almejando melhor qualidade de vida do indivíduo. Trata-se de uma pesquisa básica correlacional, cujo objetivo foi verificar se os resultados encontrados nas funções executivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são preditivas de ou tem alguma correlação com o desempenho em discriminação condicional por meio de tarefas de escolha de acordo com o modelo MTS de identidade. As correlações revelaram associações significativas entre os testes neuropsicológicos e as tarefas de MTS. Pesquisas futuras poderão explorar melhor as tarefas de MTS para avaliação e intervenção de indivíduos com TEA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Neuropsychology is a science that allows tracing the profile of cognitive impairments and preserved skills to design appropriate treatments and educational practices aiming at a better quality of life for the individual. This is basic correlational research, which objective was to verify if the results found in the executive functions in children with autism spectrum disorder (ASD) are predictive of or have some correlation with the performance in conditional discrimination through choice tasks according to the identity matching-to-sample (MTS) model. Correlations revealed significant associations between neuropsychological tests and MTS tasks. Future research may further explore MTS tasks for the assessment and intervention of individuals with ASD.
  • Aprendizagem Simbólica de Crianças com Autismo: Potencial Preditivo de uma Tarefa Ciências Do Comportamento

    Souza, Carlos Magno Correa de; Varella, André Augusto Borges

    Resumo em Português:

    RESUMO Testes preditivos de aprendizagem podem ser úteis para planejar intervenções mais efetivas para crianças com autismo. O objetivo desse estudo foi avaliar se um protótipo de tarefa, desenvolvido para estender o Teste ABLA-R (Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem), seria preditivo de aprendizagem simbólica (formação de classes de equivalência). Três crianças com autismo foram avaliadas pelo ABLA-R e pela tarefa protótipo (denominada Nível 7) e, em seguida, foram expostas a um protocolo de ensino e teste de relações de equivalência. As predições do Nível 7 se confirmaram para dois participantes e parcialmente para o terceiro. Embora sejam necessários mais estudos, os resultados sugerem que a tarefa do Nível 7 pode ser uma potencial adição ao ABLA-R.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Predictive learning assessments may be useful for developing behavioral interventions for children with autism. The present study evaluated whether a prototype task, developed to extend the ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities), would be predictive of symbolic learning (establishing equivalence classes). Three children with autism were assessed by the ABLA-R and the prototype task (referred as Level 7) and then exposed to training and testing for emergent conditional discriminations. The Level 7 predictions were confirmed for two participants and partially for the third. Although more studies are needed, the results suggest that the Level 7 task may be a potential addition to the ABLA-R.
  • "Eu Estudo Enquanto Toda Minha Família Está Dormindo". Gênero, Tempo e Espaço na Educação Online na Pandemia de Covid-19 School And Developmental Psychology

    González, Maria Fernanda; Barbato, Silviane Bonaccorsi

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia do COVID-19 alterou radicalmente as formas de trabalhar, estudar e interagir globalmente, forçando pessoas e comunidades a recriar os significados de suas atividades diárias. Este estudo analisa as mudanças vivenciadas por mães trabalhadoras que iniciaram seus estudos a distância em uma universidade argentina, durante o segundo ano da pandemia. Os resultados indicam como os espaços e tempos se transformam e as desigualdades de gênero se aprofundam. A pandemia, sobretudo, impactou as posições e as negociações que as mulheres mães conseguem estabelecer para continuar estudando em ambiente universitário virtual. Nesses casos, conquistar tempo e espaço para aprender é, ao mesmo tempo, um ato de aceitação e inovação como mulher.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The COVID-19 pandemic has radically altered the ways of working, studying, and interacting globally, forcing people and communities to reinterpret their daily activities. This study analyzes the changes experienced by working mothers who began distance studies at an Argentine university during the second year of the pandemic. Results indicated how spaces and time were transformed, and gender inequalities deepened. The pandemic, above all, impacted the positions and negotiations that working mothers managed to establish to continue studying in a virtual university environment. In these cases, conquering time and space for learning is, at the same time, an act of acceptance and innovation as a woman.
  • Impacto do Trauma Relacional Precoce nos Processos Psíquicos em Famílias Vulneráveis: Implicações para o Tratamento de Crianças e Famílias School And Developmental Psychology

    Drieu, Didier; Terradas, Miguel M.; Buisson, Sophie; Jerrar-Oulidi, Jalal; Moreau, Maeva; Rebelo, Teresa

    Resumo em Português:

    RESUMO Inúmeros trabalhos e pesquisas clínicas realizados em diversas instituições trouxeram à luz a noção de trauma e contribuíram para o surgimento do conceito de trauma relacional precoce. O trauma relacional precoce é uma forma de trauma complexo pela multiplicidade de suas fontes e seus modos de expressão. Suas principais características são frequentemente distúrbios de apego e atuação. Nas famílias onde ocorre tal trauma que às vezes pode ser pervertido em configurações narcísicas, esse modo de funcionamento organizado em torno da negatividade impacta a pluralidade do psíquico e interfere nas abordagens de tratamento das equipes multidisciplinares. Para promover uma abordagem multifocal de cuidados adaptados às diferenças de situações, profissionais de educação e sócio judiciais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Numerous works and clinical research conducted in various institutions have cast fresh light on the notion of trauma and have contributed to the emergence of the concept of early relational trauma. Early relational trauma is a form of trauma rendered complex by the multiplicity of its sources and its modes of expression. Its main features are often attachment and acting-out disturbances. In families where such trauma occurs, links could sometimes be perverted and form a narcissistic configuration. This mode of functioning, organized around negativity, impacts the plurality of psychic processes and interferes with the treatment approaches of multidisciplinary teams. In order to promote a multifocal approach to care tailored to differences in situations, educational and socio-judicial practitioners.
  • Treinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de Literatura Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Panosso, Mariana Gomide; Kienen, Nádia; Brino, Rachel de Faria

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma revisão sistemática de estudos empíricos sobre treinamento de professores em bullying escolar por meio da análise de objetivos, delineamento da pesquisa, participantes, variáveis dependentes e independentes, conteúdos e habilidades ensinadas, resultados do treinamento e limitações das pesquisas. Foram consultadas 10 bases de dados, sendo selecionados 12 artigos. Apesar dos estudos envolverem professores como participantes, a capacitação docente em bullying ainda não tem sido objeto de estudo em si, pois apenas quatro das pesquisas analisadas avaliaram o efeito do treinamento em relação ao professor. A falta de descrição detalhada dos conteúdos das capacitações, dos procedimentos dos estudos e a ausência de linha de base e de follow up foram limitações importantes encontradas. Discutem-se possibilidades para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed.
  • Procedimentos de Treino de Pais no Âmbito da Saúde Mental: Uma Revisão Sistemática da Literatura Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Dias, Mônica da Costa Heluany; Sella, Ana Carolina

    Resumo em Português:

    RESUMO Buscou-se responder quais procedimentos têm sido utilizados para treinar pais no âmbito da saúde mental, qual a frequência do uso do treinamento de habilidades comportamentais e seus componentes, e qual a efetividade de tais procedimentos. Foi conduzida uma revisão sistemática utilizando-se a base Education Collection ProQuest. Termos de busca foram “behavior skills training” (BST) e “parents” e seus correlatos em português. Artigos publicados entre 2010 e 2019 foram analisados, com ênfase nos procedimentos de treino de pais e seus efeitos. Dentre os 28 artigos analisados, 4 usaram o BST. Os outros estudos usaram algum de seus componentes. Vinte e quatro estudos foram efetivos para mudar o comportamento dos pais. Discutem-se questões que ainda necessitam mais investigação empírica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We sought to answer which procedures have been used to train parents within the mental health field, how often the behavior skills training (BST), as well as its components, is used, and how effective such procedures are. In order to do so, a systematic literature review, using the Education Collection ProQuest database, was conducted. The search terms used were “behavior skills training”, “parents”, and its correlates in Portuguese. Papers published between 2010 and 2019 were analyzed, focusing on parent training procedures and their effects. Among the 28 analyzed papers, 4 of them used BST. The remaining studies used some of its components. Twenty-four studies were effective on changing parent behavior. Issues that still require more empirical investigation are discussed.
  • Métodos Audiovisuais em Pesquisas com Crianças: A Relação com Câmeras e Vídeos Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Krüger-Fernandes, Larissa; Ribeiro, Lady Daiane Martins; Borges, Fabrícia Teixeira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva refletir sobre a utilização de métodos audiovisuais em pesquisas com crianças. Participaram desta pesquisa quatro crianças sobre a presença das tecnologias digitais em suas vidas em um contexto de infância urbana. Os procedimentos metodológicos foram rodas de conversa e a produção de vídeos. Os resultados evidenciam a relação dos participantes com a câmera como um outro que precisa ser posicionado, a transposição de significados relacionados ao contexto de produções audiovisuais para o momento da pesquisa e a influência do formato dos vídeos de youtubers na produção de um vídeo em grupo. Para além de funcionarem como instrumentos de registro, as câmeras e os produtos audiovisuais suscitam modos específicos de interação e de posicionamento entre as crianças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the use of audiovisual methods in research with children. Four children participated in this research about the presence of digital technologies in their lives in an urban childhood context. The methodological procedures were conversation circles and the production of videos. Results show the participants’ interaction with the camera as an “other” that should be positioned, a transposition of meanings from audiovisual production to the research context, and the influence of the format of YouTubers’ videos on the production of a video in a group. In addition to functioning as recording instruments, cameras, and audiovisual products imply specific modes of interaction and positioning among children.
  • Teoria Queer e Teoria do Self Dialógico: Considerações sobre Desenvolvimento Humano Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Moura, Carina Borgatti; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta um exercício de diálogo entre a Teoria Queer e a Teoria do Self Dialógico (TSD) como sustentação teórica para investigação sobre os impactos do posicionamento de gênero de sujeitos LGBTI+ no desenvolvimento do self. A Teoria Queer inspira a psicologia dialógica a incluir em sua noção de self a sociabilidade radical do sujeito juntamente com a individualidade que ela torna possível, além de apontar para a importância das particularidades do desenvolvimento de sujeitos considerados desviantes. Em trabalhos recentes, a TSD caminha nessa direção, ao propor uma metáfora do self como uma sociedade democrática, levando em conta os obstáculos impostos pelas diferenças no contexto social. Essa perspectiva oferece ferramentas para investigações sobre a microgênese da subversão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study presents an exercise in a dialogue between queer theory and Dialogical Self Theory (DST) as theoretical support for research on the impacts of the gender positioning of LGBTI+ subjects on the development of the self. Queer theory inspires dialogical psychology to include in its notion of self the radical sociability of the subject together with the individuality that it makes possible, in addition to pointing to the importance of the particularities of the development of subjects considered deviant. In recent studies, DST moves in this direction by proposing a metaphor of the self as a democratic society, considering the obstacles imposed by differences in the social context. This perspective offers tools for investigations into the microgenesis of subversion.
  • Benefícios Familiares da Intervenção Precoce: Uma Revisão de Escopo School And Developmental Psychology

    Valverde, Bianca Beraldo dos Reis; Jurdi, Andrea Perosa Saigh; Pereira, Ana Paula da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO A Intervenção Precoce (IP) é destinada à crianças com atrasos no desenvolvimento através de ações que incluam as famílias e seu contexto. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de escopo a partir dos protocolos do Joannna Briggs Institute e PRISMA-Scr, respondendo à pergunta: Como os familiares de crianças com necessidades especiais compreendem os benefícios (apoio ou assistência recebida) dos serviços de intervenção precoce? Foram encontrados e analisados 54 artigos, sendo organizados quatro diferentes núcleos: Equipe de IP, competências e práticas colaborativas; Empoderamento e autoeficácia familiar; Participação, necessidades pessoais e Qualidade de Vida Familiar; Acesso à informação e aos serviços. Concluiu-se que os benefícios familiares são indicadores de eficácia da intervenção precoce.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Early Intervention (EI) is aimed at children with developmental delays through actions that include families and their context. The objective of this study was to conduct a scoping review based on The Protocols of the Joanna Briggs Institute and PRISMA-Scr, answering the question: How do families of children with special needs understand the benefits (support or assistance received) of Early Intervention Services? 54 articles were found and analyzed, and four different nuclei were organized: EI team, skills, and collaborative practices; Family empowerment and self-efficacy; Participation, personal needs, and Quality of Family Life; Access to information and services. We concluded that family benefits are indicators of the effectiveness of early intervention.
  • Expectativas Acadêmicas, Gênero e Situação Profissional: Comparando Duas Coortes de Estudantes Universitários School And Developmental Psychology

    Fleith, Denise de Souza; Gomes, Cristiano M. Assis; Marinho-Araújo, Claisy Maria; Rabelo, Mauro Luiz; Almeida, Leandro S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A expansão da educação superior está associada à progressiva diversificação dos perfis discentes, tais como aumento do número de estudantes mais velhos, trabalhadores e mulheres. A transição para o ensino superior comporta desafios para os estudantes que nele ingressam, gerando expectativas que podem impactar a adaptação acadêmica. Este estudo comparou as expectativas acadêmicas por gênero e situação de trabalho em dois coortes de estudantes ingressantes em uma universidade pública brasileira, envolvendo 13.336 participantes. Utilizou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Estudantes Ingressantes na Educação Superior. Estudantes mulheres e não trabalhadores apresentaram maiores expectativas acadêmicas em ambas as coortes. Os resultados fornecem subsídios às instituições de ensino superior para desenvolvimento de programas de apoio e políticas voltadas aos estudantes ingressantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The expansion of higher education is associated with the progressive diversification of student’s profiles, such as the increasing number of older, working and female students. The transition to higher education poses challenges for students entering it, generating expectations that can impact academic adaptation. This study compared academic expectations by gender and work situation in two cohorts of first-year students from a Brazilian public university, involving 13,336 participants. The Brazilian Scale of Academic Expectations for First-Year University Students was administered. Non-working and female students had higher academic expectations in both cohorts. The findings provide subsidies to higher education institutions to develop support programs and policies targeting first-year students.
  • Sentido e Propósito de Vida na Velhice: Uma Revisão de Escopo School And Developmental Psychology

    Alonso, Vanessa; Defanti, Fernanda M. G.; Neri, Anita L.; Cachioni, Meire

    Resumo em Português:

    RESUMO O sentimento de que a vida tem sentido ou propósito é essencial ao ser humano. A ausência de sentido pode levar a um vácuo existencial. Propósito de vida, a exemplo de sentido, também deriva da psicologia humanística de Frankl, sendo considerados sinônimos. No entanto, há estudos que propõem distinção entre os dois construtos. A revisão tem por objetivos mapear ambos os conceitos na literatura gerontológica, examinando-os à luz do envelhecimento. O levantamento nas bases de dados foi realizado de janeiro de 2019 a março de 2020. Foram incluídos 30 artigos. No contexto do envelhecimento, os resultados foram controversos. A literatura revista apresentou evidências para afirmar que sentido de vida e propósito são conceitos distintos, apesar da origem filosófico-existencialista comum.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The feeling that life has meaning or purpose is essential for human beings. Absence of meaning can lead to an existential vacuum. Purpose in life, akin to meaning in life, derives from the humanistic psychology theory of Frankl, and they are considered synonymous. Other scholars, however, regard the two constructs as distinct. The objective of the review was to map both concepts in the gerontological literature, examining how they manifest in aging. The review of the databases was carried out between January 2019 and March 2020. Thirty articles were included. In the context of aging, results were conflicting. The literature review yielded evidence to affirm that meaning and purpose in life are distinct concepts, despite sharing the same existential-philosophical roots.
  • Análise da Constelação da Maternidade em Mães Jovens com e sem Sintomas Depressivos Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Budzyn, Carine da Silva; Frizzo, Giana Bitencourt; Levandowski, Daniela Centenaro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investigou a Constelação da Maternidade em duas mães jovens (19 e 22 anos), com e sem sintomas depressivos. Através da análise de conteúdo qualitativa das entrevistas, as informações foram categorizadas conforme os quatro temas desse constructo: vida-crescimento, relacionar-se primário, matriz de apoio e reorganização da identidade. Não foram observadas diferenças entre as mães no primeiro tema. Nos demais, apesar das semelhanças com a mãe assintomática, a jovem com sintomas depressivos apresentou dificuldade no envolvimento com seu bebê, apoio social restrito e impasse relacionado à organização da identidade materna e reorganização interna perante as demandas desenvolvimentais. Esses achados indicam a necessidade de atenção à saúde mental de mães jovens durante o complexo processo de tornar-se mãe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzed the Motherhood Constellation in two young mothers (19 and 22 years old), with and without depressive symptoms. Through qualitative content analysis of the interviews, information was categorized according to four themes of this construct: life-growth, primary relating, support matrix, and identity reorganization. There were no differences between mothers in the first theme. In the others, despite the similarities with the asymptomatic mother, the young woman with depressive symptoms had difficulty to get involved with her baby, restricted social support, and an impasse related to the organization of her maternal identity and internal reorganization in the face of developmental demands. These findings indicate the need for attention to the mental health of young mothers during the complex process of becoming a mother.
  • Autorregulação para Compreensão de leitura: Avaliação de Estratégias e Gerenciamento do Tempo School And Developmental Psychology

    Ferraz, Adriana Satico; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Noronha, Ana Paula Porto

    Resumo em Português:

    RESUMO A autorregulação das estratégias de aprendizagem e do gerenciamento do tempo fomentam a compreensão de leitura. Nesta pesquisa investigou-se a validade de conteúdo das escalas Estratégias para Leitura (EE-CL), Planejamento e Organização do Tempo (EOT-L) e Procrastinação (EP-L), destinadas ao Ensino Fundamental II. Participaram três pesquisadores e 16 alunos. Identificou-se a pertinência teórica e prática da EE-CL e EOT-L, mas não da EP-L, cujos itens remanescentes foram incluídos na EOT-L. Na análise da estrutura interna (N= 522 estudantes) a EE-CL apresentou uma estrutura unifatorial e a EOT-L, dois fatores, com estimativas adequadas de fidedignidade. Essas escalas podem auxiliar na identificação de problemas na autorregulação das estratégias e do gerenciamento do tempo na compreensão de leitura, bem como subsidiar novas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Self-regulation of learning strategies and time management can foster reading comprehension. This research investigated the content validity of three scales aimed at Middle School students: the Reading Strategies (EE-CL), the Time Planning and Organization (EOT-L), and the Procrastination (EP-L). Three researchers and 16 students evaluated the scales. The theoretical and practical relevance of the EE-CL and EOT-L was verified, but not of the EP-L, whose remaining items were included in the EOT-L. In the internal structure investigation (N= 522 students), the EE-CL presented a unifactorial structure and the EOT-L, two factors, with reasonable reliability estimates. Both scales may help identify specific problems of students' self-regulation aimed at strategies and time management for reading comprehension and support further research.
  • O Ato Analítico e a Causação do Sensível em Análise Clinical Psychology And Culture

    Alves, Rafaela Brandão; Chatelard, Daniela Scheinkman; Vives, Jean-Michel

    Resumo em Português:

    Resumo Trabalharemos no presente artigo a articulação entre o ato analítico e a experiência com o sensível em uma análise. Para isso abordaremos inicialmente as operações lógicas de causação do sujeito para compreendermos de que ser falamos ao sustentarmos que o ato analítico faz advir a certeza de existir. Em seguida desdobraremos a experiência do sensível a partir da noção de corpo vivente, voz e ressonância do real. Ao fim, compreendemos que a análise nos convoca a sustentar uma sensibilidade aquém e além da razão, aquela que consente com a ressonância do real e nos abre para a potência da vida, do ato.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we will work on the articulation between the psychoanalytical act and the experience with the sensitive in an analysis. For this, we will initially approach the logical operations of causation of the subject in order to understand what being we are talking about when we maintain that the psychoanalytic act gives rise to the certainty of existing. Then we will unfold the experience of the sensitive from the notion of a living body, voice and resonance of the real. In the end, we understand that the analysis calls us to sustain a sensitivity beyond reason, one that consents to the resonance of the real and opens us to the power of life, of the act.
  • Nascimento Traumático e Impacto Sobre os Primeiros Vínculos, um Estudo de Caso Clinical Psychology And Culture

    Belot, Rose-Angelique; Bonnet, Magalie; Sanahuja, Almudena; Taunay, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo A maternidade pode ser uma grande crise de desenvolvimento. Mas o que acontece quando o nascimento também inclui elementos traumáticos? Sofrimentos físicos, morais e psicológicos tornam a mãe indisponível e perturbam os primeiros vínculos mãe-bebê, a qualidade do holding e do handling. Um estado de tensão na mãe e no bebê pode ser tão intenso e vir a resultar em um verdadeiro estado de crise pessoal e relacional, difícil de conter. A apresentação de um estudo de caso detalhado mostra a intensidade e a amplitude desses movimentos. A escuta e a observação atenta da mãe e do seu bebê revelam como um trabalho de atenção específico permitiu à mãe nomear o estado de crise e dissolvê-lo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Motherhood can be a major developmental crisis. But what about when the birth also includes traumatic elements? Physical, moral and psychic suffering make the mother unavailable and disrupt the first mother-baby bonds, the quality of holding and handling. A state of tension in the mother and the baby can be so intense that it can result in a real state of personal and relational crisis, difficult to control. The presentation of a detailed case study shows the intensity and extent of these movements. Listening and careful observation of the mother and her baby reveal how a particular attention work allowed the mother to name the state of crisis and dissolve it.
  • Bullying na Adolescência: Avaliação Psicológica com Métodos Projetivos (Escola de Paris) Clinical Psychology And Culture

    Neves, Rowena Carraca; Amparo, Deise Matos do; Roques, Marjorie; Cardoso, Bruno Cavaignac Campos

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisa-se o impacto psicológico do bullying escolar em adolescentes. Trata-se de pesquisa exploratória clínico-qualitativo com estudo de casos múltiplos de quatro adolescentes que sofreram bullying, com idade entre 15 e 17 anos. Utiliza-se como instrumentos: Entrevista Semiestruturada; Escala SCL-90-R; Método de Rorschach e Teste de Apercepção Temática (Escola de Paris). Resultados mostraram sinais de depressão, ansiedade, comportamentos autolesivos e tentativas de suicídio. Na Escala SCL-90-R sobressaíram em dois casos, cinco dos nove fatores psicopatológicos. No Rorschach predomina Tipo de Ressonância Íntima coartado e extroversivo, com reatividade afetiva e capacidade de relacionamentos interpessoais afetadas em alguns casos. No Teste de Apercepção Temática destacam-se procedimentos que indicam labilidade e rigidez. A presença do bullying aponta para dinamismo psíquico próprio em cada caso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to assess the psychological impact of school bullying on adolescents. This study is about an exploratory clinical-qualitative research with multiple case studies of four teenagers, who had been victimized by bullying acts aged between 15 and 17 years old. This study applied the following instruments: Semi-structured interview; SCL-90-R scale; Rorschach Method and Thematic Apperception Test (Parisian School). The results show depression, anxiety, non-suicidal self-injury and suicidal attempts. On the SCL-90-R Scale, five out of nine psychopathological factors stood out in two cases. On Rorschach, the coercion and extroversion predominate as a Type of Intimate Resonance. Thematic Apperception Test results points lability and rigidity. The presence of bullying points to an own psychological dynamic in each case.
  • Existe Cura em Psicanálise? Uma Clínica para o Intratável Clinical Psychology And Culture

    Tavares, João Milton W.; Negrete, Fernanda; Lazzarini, Eliana R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho visa explorar a dinâmica da cura em psicanálise, passando por uma perspectiva literária. Iniciamos localizando a ideia de cura em psicanálise como a cura do intratável, pensando a lógica da cura via uma dimensão estética. Na sequência, seguimos com a noção de sujeito literário, com o mito como um norte de um corpo literário que sustenta a própria existência do sujeito. Adotamos a ideia de uma literatura menor de Kaka para compreender o sujeito fragmentado em sua inserção na cultura. Então propomos o neologismo ‘veredades’, brincando com a proximidade das palavras ‘verdade’ e ‘veredas’ para explorar a dinâmica da cura, em que o sujeito explora seu próprio estilo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to explore the dynamics of the cure in psychoanalysis, passing through a literary perspective. We begin by locating the idea of cure in psychoanalysis as the cure of the intractable, by thinking the logic of the cure through an aesthetic dimension. Next, we advance the idea of a literary subject, with the myth as a guiding element of a literary body that sustains its own existence. We adopt Kafka’s idea of minor literature to understand the fragmented subject inserted in the culture. We then propose the neologism 'vereedades’, playing on the proximity of the words ‘truth’ and ‘path’ in Portuguese ('verdade' and 'veredas') to explore curative dynamics, in which the subject explores his/her own style.
  • Relações Afetivas entre Irmãos em Situação de Acolhimento Institucional Psicologia Clínica E Cultura

    Roque, Ana Cristina Ferro; Silva, Jonas Carvalho e; Penso, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é compreender as relações de afeto preservadas pelos irmãos crianças/adolescentes institucionalizados numa mesma instituição. A coleta de dados foi realizada em duas irmãs acolhidas em Brasília-DF, por meio do diário de campo, roteiro de análise documental, desenho-história com tema, colagem e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados foram levantados os indicadores que orientaram a organização de duas das zonas de sentidos, baseada na metodologia desenvolvida por Gonzalez Rey: a) Memórias afetivas sobre a família de origem; b) Institucionalização e afeto na relação fraterna. Identificou-se a importância do grupo de irmãos para o estabelecimento do sentimento de segurança, proteção e pré-disposição para atitudes mais positivas e resilientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to identify the relationships of affection that exist between children/adolescents institutionalized in the same shelter. Data collection was carried out in two sisters hosted in Brasília-DF, through field notes, documentary analysis script, theme-story drawing, collage and semi-structured interviews. The indicators arouse from the results, which guided the organization of two of the sense zones, based on the methodology developed by Gonzalez Rey: a) The family of origin and the affective memories; b) Institutionalization and affection in the fraternal relationship. The importance of the sibling group was identified for the establishment of the sense of security, protection and pre-disposition for more positive and resilient attitudes.
  • Teoria da Objetificação: Aplicabilidade em uma Amostra no Rio Grande do Sul/Brasil Psicologia Clínica E Cultura

    Bercht, Ana Maria; Costa, Angelo Brandelli

    Resumo em Português:

    Resumo Analisou-se a aplicabilidade da teoria da objetificação em universitárias do Rio Grande do Sul, examinando as variáveis objetificação do self, automonitoramento corporal, ansiedade de aparência e vergonha corporal como possíveis preditoras de sintomatologia associada à transtornos alimentares e depressivos. Trata-se de dois estudos quantitativos, de corte transversal. No primeiro (n = 622), avaliou-se as características psicométricas dos instrumentos adaptados (Inglês-Português). No segundo, usou-se apenas dados de estudantes de Psicologia (n = 371) para testar a estrutura através do método inovador de Redes Bayesianas. Os resultados indicam que as variáveis testadas predizem desfechos ligados a depressão e transtornos alimentares, explicando parcialmente a disparidade de gênero no acometimento destas patologias. A teoria mostra-se útil para entender como o fenômeno pode afetar a saúde mental de brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The applicability of objectification theory on undergraduate female students from Rio Grande do Sul was analyzed, examining if the constructs of self-objectification, self-surveillance, appearance anxiety and body shame worked to predict disordered eating and depressive symptomatology. Participants were female undergraduate students from Rio Grande do Sul. Two quantitative, cross-sectional studies were conducted. On the first one (n = 622), the psychometric characteristics of the adapted instruments (English-Portuguese) were evaluated. On the second one, only data provided by Psychology students (n = 371) was used to test the framework using the innovative method of Bayesian Networks. Results indicate that the tested variables predict outcomes related to depression and eating disorders, partially explaining the gender disparity in the development of these pathologies. Objectification theory is useful to understand how the phenomenon can affect the mental health of Brazilian women.
  • Potencialidades e Barreiras da Psicoterapia On-line na Pandemia de COVID-19: Scoping Review Psicologia Clínica E Cultura

    Ferracioli, Natália Gallo Mendes; Oliveira-Cardoso, Érika Arantes de; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia da COVID-19 exigiu esforços sem precedentes das/os psicólogas/os para adaptação ao atendimento mediado por tecnologia. O objetivo deste estudo é analisar a produção científica acerca da percepção de psicólogas/os brasileiras/o sobre psicoterapia on-line durante a pandemia por meio de uma scoping review. Foram consultadas quatro bases de dados e o corpus revisado foi composto por 29 estudos. Psicólogas/os identificaram tanto benefícios como barreiras na transição para prática da psicoterapia on-line, porém predominou a percepção de que o uso parcimonioso deste recurso é válido e benéfico. Há forte percepção de que tecnologias da informação e comunicação integrarão, em definitivo, o repertório de recursos utilizados por psicoterapeutas, como mais uma alternativa relevante, o que coloca a necessidade de novos estudos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The pandemic of COVID-19 demanded unprecedented efforts from psychologists to adapt to technology-mediated care. This study aimed to analyze the scientific production concerning the perception of Brazilian psychologists on online psychotherapy during the pandemic through a scoping review. We consulted four databases, while the reviewed corpus comprehended 29 studies. Psychologists identified both benefits and barriers in the transition to online psychotherapy practice, but the perception that the sparing use of this resource is valid and beneficial predominated. There is a strong perception that information and communication technologies will definitely integrate the repertoire of resources used by psychotherapists, as another relevant alternative, posing the need for further studies.
  • Análise de Campanhas Preventivas a Infecções Sexualmente Transmissíveis entre 2008 e 2020 Psicologia Clínica E Cultura

    Stephanou, André Teixeira; Freitas, Isabella Kahl de; Dias, Ana Cristina Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se analisar as campanhas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) veiculadas pelo Ministério da Saúde entre 2008 e 2020. Cinquenta e três campanhas disponíveis no acervo digital foram incluídas na análise de conteúdo dirigida. A análise foi realizada com base nos conceitos da Prevenção Combinada e da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). O uso de camisinha e a realização de testagem para ISTs foram constantemente promovidos, em detrimento de comportamentos preventivos alternativos. Os conceitos da TCP nas campanhas indicam compatibilidade dos materiais com pressupostos teóricos. Conclui-se que as campanhas abordam os aspectos desejáveis da prevenção. Contudo, as campanhas mais recentes investiram em materiais aversivos, estratégia contraindicada por outros estudos, porém associada ao crescimento da perspectiva moralista de prevenção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze the sexually transmitted infections (STIs) prevention campaigns promoted by the Brazilian Ministry of Health between 2008 and 2020. Fifty-three campaigns from the digital archive were included in the directed content analysis. The analysis was conducted based on the concepts of Combination Prevention and the Theory of Planned Behavior (TPB). Condom use and STI testing were constantly promoted, to the detriment of alternative preventive behaviors. The TPB concepts in the campaigns suggest the compatibility of the materials with the theory. We conclude that the campaigns present the desirable aspects of prevention. However, recent campaigns focused on aversive materials, which goes against studies that report negative effects from these strategies and is associated with the rise of moralist perspectives on prevention.
  • Avaliação Psicológica Jurídica em Processos de Guarda no Brasil: Práticas Profissionais Psicologia Clínica E Cultura

    Dantas, Tayora; Saavedra, Luísa; Martins, Paula Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivos, por um lado, compreender a estruturação das avaliações psicológica em ações de guarda e, por outro, identificar a existência de homogeneidade ou heterogeneidade nessas práticas. Participaram neste estudo 29 psicólogos jurídicos brasileiros, que responderam a um questionário online construído com base na literatura. A análise dos resultados foi realizada através da Análise Temática dedutiva e semântica, cujas categorias prévias foram criadas com base em orientações nacionais e internacionais. Os resultados mais salientes indicam algumas divergências face à literatura, mas que as suas ações e dimensões são compatíveis com as encontradas na literatura. Com base nestes resultados, propõe-se um roteiro de práticas sistematizadas, visando promover uma maior uniformidade na avaliação parental.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to understand the structuring of psychological assessments in custody actions and, on the other hand, to identify the existence of homogeneity or heterogeneity in these practices. Twenty-nine Brazilian legal psychologists participated in this study and answered an online questionnaire built based on the literature. The analysis of the results was carried out through deductive and semantic Thematic Analysis, whose previous categories were created based on national and international guidelines. The most salient results indicate some divergences from the literature, but that its actions and dimensions are compatible with those found in the literature. Based on these results, a guide of systematized practices is proposed, aiming to promote greater uniformity in parental assessment.
  • Determinantes Sociais e Dependência de Drogas: Revisão Sistemática da Literatura Psicologia Clínica E Cultura

    Ronzani, Telmo Mota; Pereira, Thaís Soares; Castro, Juliana Branco; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    RESUMO Realizou-se revisão sistemática da literatura sobre determinantes sociais e dependência de substâncias psicoativas. A pesquisa foi feita em algumas bases de dados utilizando-se, nos idiomas português, inglês e espanhol, os descritores “Determinantes Sociais em Saúde” e o descritor booleano AND para o termo “Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias”. Selecionaram-se 78 artigos, nos quais observou-se uma concentração de estudos no hemisfério norte, com ênfase em fatores microssociais. As drogas mais estudadas foram múltiplas substâncias (44,9%), álcool (21,8%) e tabaco (15,4%), destacando-se os determinantes renda (35,9%), sexo, família e território (26,9% cada). É importante considerar o uso de drogas como fenômeno biopsicossocial complexo e multifacetado, sendo necessária maior produção de evidências em países em desenvolvimento, utilizando-se diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A systematic literature review on social determinations and consumption of psychoactive substances was realized. The research was accomplished in some databases, in Portuguese, English and Spanish, using the descriptors "Social Determinants in Health" and the Boolean descriptor AND for the term "Disorders Related to Substance Use". Then, 78 articles were selected, in which a concentration of studies was observed in the northern hemisphere, emphasizing on micro social factors. The most studied drugs were multiple substances (44.9%), alcohol (21.8%) and tobacco (15.4%), highlighting the determinants of income (35.9%), sex, family and territory (26.9% each). It is important to consider drug use as a complex and multifaceted biopsychosocial phenomenon, requiring greater production of evidence in developing countries, using different epistemological and methodological perspectives.
  • Ferenczi e Freud Revisitados: dos usos do desmentido (Verleugnung) na produção científica Psicologia Clínica E Cultura

    Neckel, Lucas; Magro, Márcia Luíza Pit Dal

    Resumo em Português:

    RESUMO A pesquisa apresentada teve como objetivo investigar os usos do conceito de desmentido (Verleugnung) nas produções científicas. Realizou-se revisão integrativa de literatura nas bases Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e Web of Science, nos idiomas português, inglês e espanhol, no formato de artigos científicos, analisando-se 39 publicações. Verificam-se extrapolações do conceito enquanto circunscrito à clínica das perversões, com o predomínio de uma análise da Verleugnung em sua relação indissociável com a cultura, tendência geral dos artigos. Observou-se três formas predominantes de seu uso na literatura: 1) em diálogo com a função paterna; 2) em diálogo com Ferenczi e sua teoria do trauma; 3) em diálogo com o fetichismo. Quanto às lacunas, há carência de propostas consistentes de intervenção no plano clínico e político, bem como a escassez de diálogo entre certas linhas teóricas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present research aimed to investigate the uses of the concept of disavowal (Verleugnung) in scientific productions. An integrative literature review of scientific papers was carried out in the Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde and Web of Science databases in Portuguese, English and Spanish. Thirty-nine publications were analyzed. Extrapolations of the concept as circumscribed to the clinic of perversions were found, with the predominance of an analysis of Verleugnung in its inseparable relationship with culture, a general trend. Three predominant forms of its use were observed in the literature: 1) dialogues with the paternal function; 2) dialogues with Ferenczi and his trauma theory; 3) dialogues with fetishism. As for the gaps, there is lack of consistent proposals for intervention at the clinical and political level, as well as lack of dialogue between certain theoretical lines.
  • Eu Sou Mesmo Exagerado? Medida de Intensidade de Afetos Adaptada ao Contexto Brasileiro Clinical Psychology And Culture

    Aquino, Sibele D.; Zibenberg, Daniela; Natividade, Jean Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo A intensidade de afetos diz respeito à força com que indivíduos experienciam suas emoções. O objetivo deste estudo foi adaptar e buscar evidências de validade da Short Affect Intensity Scale (SAIS) para o contexto brasileiro. Após procedimentos de tradução, aplicou-se a versão traduzida da SAIS, juntamente com instrumentos para aferir personalidade e bem-estar subjetivo em 1.180 brasileiros. Os resultados revelaram a adequação da estrutura de três fatores para o instrumento: Intensidade Positiva, Intensidade Negativa, Serenidade. Também se verificaram correlações com outras variáveis conforme esperado teoricamente. Por exemplo, encontraram-se correlações positivas entre Intensidade Positiva e Extroversão e Afeto Positivo; Intensidade Negativa e Neuroticismo e Afeto Negativo. O instrumento mostrou-se adequado ao contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The intensity of affect refers to the strength with which individuals experience their emotions. This study aimed to adapt and seek evidence of validity for the version of the Short Affect Intensity Scale (SAIS) for the Brazilian context. After translation procedures, the translated version of the SAIS was applied, along with instruments to measure personality and subjective well-being in 1,180 Brazilians. The results revealed the adequacy of the three-factor structure for the instrument: Positive Intensity, Negative Intensity, and Serenity. Correlations with other variables were verified as theoretically expected. For example, positive correlations were found between Positive Intensity and Extraversion and Positive Affect; Negative Intensity and Neuroticism, and Negative Affect. The instrument proved to be adequate for the Brazilian context.
  • Apego, Ciúme e Violência Conjugal Clinical Psychology And Culture

    Haack, Karla Rafaela; Comandulli, Brenda Thamires; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo A agressão psicológica é a manifestação mais comum da violência conjugal. A literatura demonstra que o apego e o ciúme podem predizer a violência conjugal. O objetivo deste estudo foi testar um modelo teórico em que o ciúme é um mediador entre o apego e a agressão psicológica. Trata-se de um estudo quantitativo, com delineamento transversal e explicativo. Foi investigada uma amostra de 600 pessoas, com idades entre 18 e 65 anos, residentes em 13 estados brasileiros. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos, uma subescala de agressão psicológica (CTS2), questionário de relacionamentos afetivos (QAR), Escala interpessoal de ciúme (IJC) e Escala de apego adulto (AAS 2). Por meio de modelagem de equações estruturais, os resultados indicaram que o ciúme funcionou como mediador entre o apego e a agressão psicológica, alertando para a possibilidade de intervenções precoces na conjugalidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Psychological aggression is the most common manifestation of intimate partner violence. Literature demonstrates that attachment and jealousy can predict intimate partner violence. The aim of this study was to test a theoretical model in which jealousy is a mediator between attachment and psychological aggression. This is a quantitative study, with cross-sectional and explanatory design. A sample of 600 people, aged between 18 and 65 years old, residing in 13 Brazilian states, was investigated. A Sociodemographic data questionnaire, Psychological Aggression Sub-scales (CTS2), Questionnaire on the Affective Relationships (QAR), Interpersonal Jealousy Scale (IJC) and Adult Attachment Scale (AAS 2) were used. Structural equation modeling indicated that jealousy functioned as a mediator between attachment and psychological aggressions, alerting to the possibility of prevention in conjugality through early interventions.
  • Perspectivas de pacientes sobre a vivência da psoríase: um estudo qualitativo com base na teoria Junguiana Psicologia Clínica E Cultura

    Vieira, Camila Martins; Vanderlei, Lygia Carmen de Moraes; Barbosa, Leopoldo Nelson Fernandes; Nascimento, Ananda Kenney da Cunha; Dias, Mirian Rique de Souza Brito; Cabral Filho, José Eulálio

    Resumo em Português:

    RESUMO A psoríase é uma doença inflamatória e crônica de pele, de natureza benigna, sistêmica, imunomediada e não contagiosa. Pretendeu-se compreender as expressões simbólicas da psoríase e suas repercussões no processo de individuação de pacientes adultos por meio de uma pesquisa qualitativa descritivo-interpretativa. Utilizada entrevista aberta, técnica de análise de conteúdo temática e referencial teórico da Psicologia Analítica. Amostra de dezesseis participantes com psoríase em tratamento ambulatorial. Delineadas as categorias: psoríase como símbolo: surgimento, crises e remissão; rotina de tratamento: da fronteira da pele ao mundo interior; e, si-mesmo: vereda de aproximações e afastamentos. O desenvolvimento do adulto com psoríase foi compreendido pelas vivências simbólicas que apontaram para alterações na saúde integral. No entanto, reconheceu-se que as relações entre psique e corpo, apesar de conflituosas, proporcionaram aprendizados e favoreceram o processo de individuação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Psoriasis is an inflammatory and chronic skin disease, of a benign, systemic, immune-mediated and non-contagious nature. It was intended to understand the symbolic expressions of psoriasis and its repercussions on the process of individuation of adult patients through qualitative descriptive-interpretative research. Open interview, thematic content analysis technique and theoretical framework of Analytical Psychology were used. Sample of sixteen participants with psoriasis in outpatient treatment. The categories outlined: psoriasis as a symbol: onset, crises and remission; treatment routine: from the skin frontier to the inner world; and, himself: a path of approaches and distances. The development of the adult with psoriasis was understood by the symbolic experiences that pointed to changes in integral health. However, it was recognized that the relations between psyche and body, although conflicting, provided learning and favored the individuation process.
  • Evidências de Validade da Escala Conflito Trabalho-Família para Profissionais da Segurança Pública Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Coelho Júnior, Francisco A.; Rodrigues, Mariana S.; Mauch, Ana Gabriela D.; Lopes, Gislene S. L.; Chambel, Maria José; Torres, Cláudio V.; Macedo, Francisco G. L.

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem como objetivo geral apresentar evidências de validade da escala ‘conflito trabalho-família’ junto a uma amostra de 10.383 profissionais que atuam na segurança pública brasileira. Optou-se pela condução dos procedimentos de validação cruzada, por meio da definição de duas subamostras, foram realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Todos os procedimentos éticos foram adotados. Os resultados encontrados tanto na análise fatorial exploratória (Fator ‘Interferência do Trabalho na Família’, com cargas fatoriais entre 0,91 e 0,81 e alpha de 0,93 e Fator ‘Interferência da Família no Trabalho, com cargas entre 0,96 a 0,71 e alpha de 0,90) quanto confirmatória (χ2/gl < 5; CFI > 0,98; TLI > 0,98; RMSEA < 0,1) demonstram robustas evidências de validade, indicando o uso da escala em outros contextos organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to present evidence of validity for the ‘work-family conflict scale’ with a sample of 10,383 professionals working in Brazilian public security. Cross-validation procedures were applied through the definition of two subsamples, exploratory and confirmatory factor analyses were performed. All ethical procedures were followed. The results found in both the exploratory factor analysis (‘Work Interference with Family’ Factor, with factor loadings between .91 and .81 and alpha of .93, and ‘Family Interference with Work’ Factor, with factor loadings between .96 and .71 and alpha of .90) and the confirmatory analysis (χ2/df <5; CFI >.98; TLI >.98; RMSEA <.10) demonstrate robust evidence of validity, indicating the use of the scale in other organizational contexts.
  • Avanços à Avaliação Social do Ciclo de Vida: Contribuições Teóricas e Práticas Social, Work And Organizations Psychology

    Chabrawi, Arij Mohamad Radwan Omar; Andrade, Josemberg Moura de; Traverzo, Marzia; Ugaya, Cássia Maria Lie

    Resumo em Português:

    Resumo O desenvolvimento sustentável ocorre por três pilares: preservação do meio-ambiente, produção com custo econômico eficiente e desenvolvimento humano. Nesse contexto surge a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que determina métodos para avaliação de impacto de produtos e serviços. A ACV Social (ACV-S) é uma abordagem em desenvolvimento, requerendo avanços à plena aplicação. Este estudo objetivou mapear as principais lacunas teórico-metodológicas da ACV-S para a identificação convergências com a psicologia. A revisão da literatura indicou diferentes lacunas: consenso entre indicadores sociais; métodos para mensuração de dados subjetivos; primazia de dados secundários; subemprego das Ciências Sociais etc. Assim, este estudo apontou pontos de interseção onde as Ciências Sociais, especificamente, a Psicologia poderá contribuir para preencher algumas das lacunas teórico-metodológicas da ACV-S.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sustainable development is based on three pillars: environment preservation, cost-effective production and human development. Within this context, emerges Life Cycle Assessment (LCA), a solid methodology for assessing the impact of products and services. Whereas Social LCA (S-LCA) is an early-stage approach, currently under development, requiring theoretical and methodological improvements. This study aimed at mapping the main gaps in S-LCA to identify potential contributions from the Psychology field. A preliminary literature review indicated several constraints: consensus between social indicators; methods for measuring subjective data; predominance of secondary data; underutilization of the Social Sciences, etc. Therefore, this study outlines multiples intersection points where the Social Sciences, more specifically, psychology could contribute to filling some of the theoretical and methodological gaps in S-LCA.
  • Qualidade de Vida no Trabalho: Análise Comparativa Entre dois Grupos de Servidores Públicos Social, Work And Organizations Psychology

    Antloga, Carla; Sarmet, Maurício; Carmo, Marina Maia do; Albuquerque, Veruska; Andrade, Polyanna; Cottone, Paolo Francesco

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo geral do estudo foi comparar a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho de trabalhadores de dois órgãos públicos da área de infraestrutura com base na Ergonomia da Atividade Aplicada à QVT. Participaram desta pesquisa 3.136 trabalhadores. Como instrumento foi utilizada uma versão eletrônica do Inventário de Avaliação de QVT. O resultado que não há diferenças significativas na percepção dos dois grupos em relação à qualidade de vida no trabalho. O elemento organização do trabalho foi o pior avaliado indicando alerta e risco de adoecimento. A pesquisa aponta questões que merecem atenção durante a elaboração da Política e Programa de QVT nas organizações avaliadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The general objective of the study was to compare the analysis of the perception of Quality of Work Life of workers from two federal entities in the infrastructure area based on the Activity-centered Ergonomics Applied to QWL. A total of 3.136 workers participated in this research. As an instrument it was used an electronic version of the QWL Valuating Inventory. The result presents no significant differences in perception of the two groups of works in relation to the quality of life at work. The element work organization was the worst evaluated indicating alertness and risk of illness. The research indicates issues that deserve attention during the elaboration of QWL Policy and Program in the evaluated organizations.
  • Mundo Justo, Confiança nas Instituições e Moderações Socioeconômicas e Políticas Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Leal, Tatiana Cavalcanti de Albuquerque; Lima, Kaline da Silva; Pereira, Cícero Roberto; Camino, Leoncio

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investiga o papel justificador do sistema através da crença no mundo justo (CMJ), testando se a confiança institucional está relacionada com essa crença e se esta relação depende de fatores socioeconômicos e políticos específicos. Uma pesquisa com 381 universitários, com idades de 18 a 64 anos (M = 22,4, DP = 6,25), explorou seus graus de CMJ e confiança institucional. Análises de regressão e moderação revelaram que a CMJ se relaciona com a confiança institucional apenas naqueles de esquerda e menores rendimentos. Acreditamos que isso ocorra porque estas pessoas precisam mais de uma ideologia justificadora do sistema para poder confiar nas instituições. Este fenômeno pode lhes indispor a buscar mudanças sociais estruturais, já que o sistema passa a ser visto como justo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the system justifying role through belief in a just world (BJW), testing whether institutional trust is related to this belief and whether this relationship depends on specific socioeconomic and political factors. A research with 381 university students, aged 18 to 64 years (M = 22.4, SD = 6.25), explored their BJW and their degree of institutional trust. Regression and moderation analyses revealed that BJW relates to institutional trust only in left-wing and with lower income participants. We believe this occurs because they need more an ideology that justifies the system to trust the institutions. This phenomenon can prevent these people from pursuing structural social changes since the system is now seen as fair.
  • Convite à Psicologia Matemática: Modelos e Benefícios da Teorização Formal Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Franco, Víthor Rosa; Iglesias, Fabio

    Resumo em Português:

    RESUMO Na maior parte das áreas os fenômenos psicológicos tendem a ser explicados apenas por meio de construções textuais. Diversos autores, no entanto, apontam para a necessidade de teorias que tenham uma natureza mais formal, baseada em raciocínio matemático. A fim de incentivar acesso mais amplo às suas aplicações, apresentamos os modelos e vantagens da abordagem da psicologia matemática para o estudo do comportamento. Revisamos as limitações da teorização verbal, apresentando em seguida uma taxonomia, comum na psicologia matemática, que classifica os modelos de dados como descritivos, explicativos e de caracterização. Como casos bem sucedidos, examinamos a psicologia matemática da tomada de decisão, do comportamento de ajuda, da memória e dos relacionamentos românticos. Por fim, discutimos os benefícios e usos potenciais da abordagem. Bem-vindo(a) à psicologia matemática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In most areas, psychological phenomena tend to be explained only through textual constructions. Several authors, however, point to the need for theories that have a more formal nature, based on mathematical reasoning. In order to encourage broader access to its applications, we present the models and advantages of a mathematical psychology approach to the study of behavior. We review the limitations of verbal theorizing, then a common taxonomy in mathematical psychology follows, that classifies formal models as descriptive, process characterization, and explanatory. As well succeeded cases, we examine the mathematical psychology of decision making, of helping behavior, of memory, and of romantic relationships. Finally, we discuss the potential benefits and uses of this approach. Welcome to mathematical psychology.
  • Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira da Escala Multidimensional de Orientação Esportiva (MSOS) Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Faria, Jaqueline Gazque; Caruzzo, Nayara Malheiros; Contreira, Andressa Ribeiro; Fiorese, Lenamar; Oliveira, Leonardo Pestillo de; Vissoci, João Ricardo Nickenig

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investigou as propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala Multidimensional de Orientação Esportiva (MSOS). O instrumento foi traduzido e adaptado por três especialistas da área. A amostra de validação foi composta por 643 atletas de modalidades coletivas e individuais. Os resultados demonstraram traduções claras e pertinentes entre os três especialistas, e consistência interna satisfatória dos itens em português. A AFE sugeriu a exclusão de nove itens e a retenção de quatro fatores. O modelo da AFC com 16 itens apresentou índices de ajustamento satisfatórios [X²/gl = 2,70; CFI = 0,928; TLI = 0,911, RMSEA = 0,05]. A escala com 16 itens apresentou adequada confiabilidade (CC > 0,70). Concluiu-se que a versão brasileira da MSOS apresentou propriedades psicométricas aceitáveis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigated the psychometric properties of the Brazilian version of the Multidimensional Sportspersonship Orientations Scale (MSOS). The cross-cultural adaptation committee was composed of three experts. Our validation sample consisted of 643 athletes from individual and team sports. The results showed clear and relevant content validation and satisfactory internal consistency of the items in the Portuguese version. EFA suggested the exclusion of nine items and the retention of four factors. The CFA analysis with 16 items showed satisfactory adjustment of the model [X²/df = 2.70; CFI = 0.928; TLI = 0.911, RMSEA = 0.05]. The 16-item scale had adequate reliability (> 0.70). It was concluded that the Brazilian version of MSOS showed acceptable psychometric properties.
  • Preconceito e Normas Igualitárias: Análises a Partir do Julgamento Moral Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Moreira, Pollyana de Lucena; Maia, Luciana Maria; Rique, Júlio; Camino, Cleonice Pereira dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da psicologia social do desenvolvimento, este estudo investigou se diferenças no raciocínio moral implicariam em diferenças no preconceito, na conformidade com uma norma igualitária e no uso de justificativas morais para supressão do preconceito. Participaram deste estudo um total de 555 brasileiros(as), sendo a amostra final composta por 500 brasileiros(as), que responderam um questionário on-line com medidas utilizadas para avaliar as variáveis de interesse da pesquisa. Baseados em análises estatísticas descritivas e inferenciais, os resultados indicaram uma relação entre diferenças no julgamento moral e diferenças no nível de preconceito, de conformidade com a norma igualitária e com o uso de justificativas morais. Os resultados foram discutidos a partir da psicologia social e do desenvolvimento moral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the social psychology of development, this study investigated whether differences in moral reasoning would imply differences in prejudice, conforming with an egalitarian norm and in the use of moral justifications for the suppression of prejudice. A total of 555 Brazilians participated in this study, the final sample being composed of 500 Brazilians, who answered an online questionnaire with measurements used to assess the variables of interest in the research. Based on descriptive and inferential statistical analyses, the results indicated a relationship between differences in moral judgment and differences in the level of prejudice, in accordance with the egalitarian norm and the use of moral justifications. The results are discussed from the perspective of social psychology and moral development.
  • Adaptação da Escala de Desamparo Aprendido no Brasil Social, Work, And Organizations Psychology

    Couto, Cleno; Pilati, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo adaptar a Escala de Desamparo Aprendido (LHS) para português e avaliar suas propriedades psicométricas e rede nomológica em uma amostra brasileira. Os participantes preencheram um formulário online que consistia na LHS, na Escala de Auto-Estima de Rosenberg e na Escala de Estresse Percebido. 429 pessoas participaram, com idades entre 18 e 79 anos, a maioria mulheres, de múltiplas regiões do Brasil e níveis socioeconômicos. As Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória sugeriram uma solução unidimensional com 18 itens como apropriada. As correlações entre a LHS e os outros instrumentos forneceram evidências da validade nomológica esperada. E diferenças nas pontuações da LHS por dados sociodemográficos foram avaliadas. Tais achados foram favoráveis ao uso deste instrumento no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to adapt the Learned Helplessness Scale (LHS) to Brazilian Portuguese and assess its psychometric properties and nomological network in a Brazilian sample. Participants completed an online survey that consisted of the LHS, Rosenberg’s Self-Esteem Scale, and the Perceived Stress Scale. 429 people participated, aged 18-79, mostly women, from multiple regions of Brazil and socioeconomic status. Exploratory and Confirmatory Factor Analysis suggested a unidimensional solution with 18 items as appropriate. Correlations between the LHS and the other instruments also provided evidence of the expected nomological relationships. And we assessed the differences in LHS scores by sociodemographic data. These findings are favorable to the use of this instrument in Brazilian samples.
  • Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout na Segurança Pública: Parâmetros Psicométricos Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Esteves, Germano Gabriel L.; Faiad, Cristiane; Melo, Giulia V. L. R.; Zanini, Daniela S.; Oliveira, Sérgio E. S. de; Vinha, Luiz Gustavo A.; Barbosa, Lara L. P.; Correia, Pedro Miguel A. R.

    Resumo em Português:

    RESUMO O Burnout tem sido uma variável estudada em diferentes profissões, embora com desafios em sua medida. O presente estudo apresenta evidências de validade baseada na estrutura interna da Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout (EASB-SP) para a segurança pública, além de apresentar a estimativa dos parâmetros dos itens por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Participaram do estudo 10.885 agentes da segurança pública de todas as unidades federativas do Brasil. As análises indicaram uma estrutura tri-fatorial, com índices de fidedignidade e discriminação dos itens adequados. O fator de realização profissional indicou menor theta para ser endossado. O instrumento em questão apresenta-se como uma medida adequada e com evidências de validade para o contexto de segurança pública brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The burnout variable has been studied in different professions; however, it presents challenges in its measurement. The present study provides evidence of validity based on the internal structure of the Burnout Syndrome Assessment Scale in Public Security Workers (EASB-SP) and presents the estimation of item parameters through the Item Response Theory (IRT). A total of 10,885 public security agents from all states of Brazil participated in the study. The analyses indicated a three-factor structure, with adequate reliability indices and discrimination of the items. The Professional Fulfillment factor presented a lower theta value to be endorsed. The instrument was shown to be an adequate measure, with evidence of validity for the context of Brazilian public security.
  • Cuidado de Si como Estratégia de Governo em Ecovilas Social, Work, And Organizations Psychology

    Duarte, Luiz Guilherme Mafle Ferreira; Ferreira Neto, João Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base nas observações participantes em duas ecovilas, o objetivo deste artigo é desvelar os processos de subjetivação presentes no cuidado de si e dos outros em ecovilas e como ele contribui para o desenvolvimento individual e comunitário. A análise que realizamos levou às seguintes conclusões: 1) mesmo em diferentes países, o cuidado de si e dos outros é uma estratégia de governo das ecovilas e têm diversas semelhanças; 2) trabalhar as questões individuais é um aspecto crucial para se viver em comunidade; e 3) a infraestrutura e a demografia são importantes para a compreensão dos processos de subjetivação nas comunidades. Nossa análise também indica que algum nível de governo é crucial para ajudar as pessoas a cuidarem de si.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on participant observations in two ecovillages the objective of this paper is to uncover the processes of subjectivation embedded in the care for the self in ecovillages that contribute to individual and community development. Our analysis led to the following conclusions: 1) even in different countries, care for the self and others is a government strategy of the ecovillages and had many similarities; 2) work individual issues are a crucial aspect to live in a community, and 3) the infrastructure and demography are important to understanding the processes of subjectivation in the communities. Our analysis also indicates that some level of government is crucial for helping people to take care of themselves.
  • Pílula do Dia Seguinte: Elaboração e Evidências Psicométricas de uma Medida Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Passos, Ádilo Lages Vieira; Leite, Ana Amábile Gabrielle Rodrigues; Medeiros, Emerson Diógenes de; Araújo, Ludgleydson Fernandes de; Couto, Ricardo Neves; Silva, Paulo Gregório Nascimento da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se elaborar a Escala de Atitudes Femininas frente à Pílula do dia Seguinte (EAFPDS), reunindo evidências preliminares de validade e precisão. Participaram 223 universitárias (Midade = 21,44; DP = 4,1; amplitude 18 a 46 anos), que foram divididas em dois grupos: sexualmente ativas (51,6%) e não ativas (48,4%). Os resultados mostraram que os itens da medida possuem estrutura bifatorial, o fator I sendo nomeado como Segurança e o fator II como Ansiedade. Os respectivos fatores apresentaram Alfas de Cronbach de 0,62 e 0,67, além de homogeneidade de 0,29 e 0,41. Concluiu-se que este instrumento apresenta evidências preliminares de validade fatorial e confiabilidade, disponibilizando uma medida no português brasileiro que permite medir adequadamente as atitudes femininas frente à pílula do dia seguinte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aimed to elaborate the Female Attitudes Toward the Morning-After Pill Scale (FAMPS), gathering preliminary evidence of validity and accuracy. There were 223 university women (Mean age = 21.44; SD = 4.1; range 18 to 46 years), who were divided into two groups: sexually active (51.6%) and non-active (48.4%). The results showed that the items of the measure have two-factor structure, factor I being named Safety and factor II as Anxiety. The respective factors presented Cronbach's Alphas of 0.62 and 0.67, in addition to homogeneity of 0.29 and 0.41. It is concluded that this instrument presents preliminary evidences of factorial validity and reliability, providing a measure in Brazilian Portuguese that allows to adequately measure the female attitudes toward the morning-after pill.
  • Concepções de Masculinidade Hegemônica como Mediadora do Sexismo Direcionado às Mulheres Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Souza, Charles V. B. S.; Lima, Marcus E. O.; Ferreira, Diogo C. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a relação entre identidade masculina e sexismo ambivalente, tomando as concepções de masculinidade e a cultura da honra como variáveis mediadoras dessa relação. Para alcançar este objetivo, foram realizados dois estudos com participantes homens de duas regiões do país, Centro-oeste (119 participantes) e Nordeste (117 participantes). Os resultados indicaram que as concepções de masculinidade são mediadoras da relação entre identidade masculina e o sexismo ambivalente. Em contraste, a cultura da honra não se manteve significativa no modelo da mediação. Conclui-se que a concepção de uma masculinidade, baseada em preceitos hegemônicos de gênero, reafirma a superioridade masculina em detrimento à feminina, e naturaliza práticas de sexismo e comportamentos violentos em defesa da manutenção da identidade masculina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses the relationship between masculine identity and ambivalent sexism, considering concepts of masculinity and culture of honour as mediating variables in this relationship. For this purpose, two studies were carried out with male participants from two regions of Brazil, Midwest (119 participants) and Northeast (117 participants). The results indicated that the concepts of masculinity are mediators of the relationship between masculine identity and ambivalent sexism. In contrast, the culture of honour did not remain significant in the mediation model. We conclude that the conception of masculinity based on hegemonic precepts of gender restates masculine superiority in detriment to the feminine, naturalizes sexism and violent behaviour for maintenance of masculine identity.
  • “Ele Luta pela Causa Dele”: Preconceito, Permissividade e Discriminação contra Grupos Minoritários Social, Work And Organizations Psychology

    Andrade, Laura Novaes; Torres, Cláudio Vaz; Safdar, Saba

    Resumo em Português:

    RESUMO A tendência das pessoas de serem permissivas diante de uma situação discriminatória é chamada colusão. O presente estudo teve como objetivo definir e caracterizar colusão e identificar as variáveis a ela associadas, a partir da perspectiva de diferentes grupos identitários. Os participantes foram 31 sujeitos divididos em sete grupos focais. A análise indicou quatro categorias ligadas à colusão: a) Relações Próximas: interações por meio das quais os indivíduos aprendem padrões de comportamento que levam à permissividade; b) Identidade Grupal: identidades sociais e padrões de relações intergrupais; c) Situação: características da situação em que se observa discriminação; e d) Relação Custo-benefício: percepção que os indivíduos têm sobre o impacto de suas ações no contexto e o custo que lhes está associado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The tendency to be permissive in face of a discriminatory situation is called collusion. The present study aimed to define and characterize collusion, and identify the variables connected to it, considering the perspective of different identity groups. Participants were 31 individuals divided in seven focus groups. The analysis indicated four categories connected to collusion: a) Close Relations: valuable interactions through which individuals learn behavioral patterns that lead to permissiveness; b) Group Identity: social identities, and intergroup relations patterns; c) Situation: characteristics of the situation in which discrimination is observed; and d) Cost-Effective Balance: perception the individuals have regarding the impact of their actions on the context and the cost attached to it.
  • O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Andrade-Vieira, Rafaella de; Puente-Palacios, Katia Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados, com o líder exercendo papel fundamental. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem foi realizada com 79 equipes, média de 10 pessoas por equipe, integrantes de seis empresas, que responderam instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem, presencialmente. Os resultados, nível meso, revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Teams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams.
  • Impacto do Capital Psicológico no Desempenho Bruto dos Vendedores de Televendas em uma Empresa Atacadista Distribuidor Social, Work And Organizations Psychology

    Costa, Susiley Corrêa; Gomide Junior, Sinésio; Oliveira-Silva, Ligia Carolina; Oliveira, Áurea de Fátima

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi verificar se capital psicológico pode influenciar o desempenho bruto de vendedores de televendas pertencentes a um atacadista distribuidor. A amostra final constituiu-se de 237 vendedores, sendo a maioria do sexo feminino (82,7%), com idade média de 30 anos (DP = 7,63), com tempo médio de trabalho na organização igual a 42,5 meses (DP = 47,5 meses) e o tempo médio na função de 46,7 meses (DP = 45,5 meses). O grau de escolaridade predominante é o segundo grau completo (40,5%). O instrumento utilizado foi o Inventário de Capital Psicológico no Trabalho (ICPT-25), composto por quatro fatores e com Alpha de Cronbach superior a 0,70 para cada um. A confiabilidade das escalas para a amostra do estudo também mostrou coeficientes superiores a 0,70. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e o teste do modelo através da Modelagem por Equação Estrutural (MEE). Os resultados indicaram que as correlações entre capital psicológico e desempenho bruto foram baixas e as maiores correlações foram entre otimismo e esperança e autoeficácia com esperança. A MEE mostrou que o modelo proposto não foi confirmado revelando que capital psicológico não é um preditor significativo de desempenho dos vendedores que compuseram esta amostra. Recomenda-se que, em futuras pesquisas, desempenho bruto seja investigado com variáveis independentes de caráter situacionais, como liderança, por exemplo. O estudo apresentou contribuições para o meio acadêmico ao investigar desempenho bruto como variável dependente, o que é inovador dentro da POT. Para os gestores, o trabalho discute os fatores que podem determinar o desempenho visando o cumprimento de metas nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Raw performance and the factors that influence it is a relatively rare topic in Organizational and Work Psychology, especially in the context of Positive Organizational Behavior. This study aimed to verify whether psychological capital predicts the performance of salespeople in a wholesaler-distributor. The sample consisted of 237 salespeople who responded to the Inventory of Psychological Capital at Work (ICPT-25). The model test was performed through Structural Equation Modeling (SEM), which indicated that the proposed model, in which psychological capital predicted gross performance, was not corroborated. We argue that situational variables can be more robust predictors than individual variables. We propose that raw performance should be investigated with independent variables of a situational nature, such as leadership.
  • Preditores do Ajustamento na Aposentadoria: Estudo Comparativo Entre Ocupações Social, Work And Organizations Psychology

    Magalhães, Mauro de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa investigou diferenças no ajustamento à aposentadoria entre trabalhadores de ocupações classificadas na tipologia RIASEC. A literatura informa que esse ajustamento varia na dependência do acesso individual a recursos tais como saúde, finanças e atributos pessoais. Participaram 469 aposentados, 65% mulheres, idades entre 47 e 88 anos, que responderam ao Inventário de Recursos para Aposentadoria, a Escala de Domínio Pearlin e informaram dados demográficos. As análises revelaram que aposentados de ocupações sociais e investigativas possuem mais recursos e maior ajustamento na aposentadoria. Aposentados de ocupações realistas revelaram uma perspectiva desfavorável. Senso de domínio se revelou o preditor mais importante do ajustamento. Os resultados indicam que os recursos de ajustamento na aposentadoria variam entre trabalhadores em diferentes tipos de ocupação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research investigated differences in retirement adjustment among workers in occupations classified by the RIASEC typology. The literature reports that this adjustment varies depending on individual access to resources such as health, finances, and personal attributes. The participants were 469 retirees, 65% women, aged between 47 and 88 years, who responded to the Retirement Resources Inventory, the Pearlin Mastery Scale and reported demographic data. The analysis revealed that retirees from social and investigative occupations have more resources and greater adjustment in retirement. Retirees from realistic occupations revealed an unfavorable perspective. Mastery proved to be the most important predictor of adjustment. The results indicate that retirement adjustment resources vary among workers from different occupational types.
  • Validação de Construto da Versão Brasileira da Dyadic Adjustment Scale Social, Work And Organizations Psychology

    Hernandez, José Augusto Evangelho; Peçanha, Raphael Fischer; Soares, Laura Costa Mattos; Lima, Isabela da Costa Nascimento de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo verificou evidências de validade de construto para as versões brasileiras da Dyadic Adjustment Scale e da Revised Dyadic Adjustment Scale. Participaram da pesquisa 448 indivíduos, 253 mulheres e 195 homens de diversas regiões nacionais que coabitavam com seus parceiros conjugais há 14,7 anos, em média. Na Análise Fatorial Confirmatória, foram testados seis modelos anteriormente propostos para a medida. Entre eles, quatro fatores correlacionados e hierárquico multidimensional da Revised Dyadic Adjustment Scale apresentaram os melhores ajustes gerais. Foram encontradas evidências de validades fatorial, convergente e discriminante e níveis adequados de consistência interna por meio da confiabilidade composta. Também foi demonstrada a invariância de medida forte do modelo da RDAS entre homens e mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study sought evidence of construct validity for the Brazilian versions of the Dyadic Adjustment Scale and Revised Dyadic Adjustment Scale. A total of 448 individuals participated in the research, 253 women and 195 men from several regions of Brazil who had been cohabiting with their marital partners for an average of 14.7 years. Several proposed models for the measure were tested in Structural Equation Modeling. In the Confirmatory Factor Analysis, the four-factor and hierarchical models of the Revised Dyadic Adjustment Scale showed good overall adjustments. Evidence of factor, convergent, and discriminant validity were also found. Composite reliability revealed adequate levels of internal consistency. The Multigroup Confirmatory Factor Analysis demonstrated a strong measurement invariance model for men and women.
  • Erratum Erratum

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