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Identidade judaica: formação, manutenção e possível modificação à luz da Psicologia Social

Jewish identity: Formation, maintenance and possible modification under Social Psychology

A pesquisa examinou a configuração de ser judeu, a partir da Psicologia Social. Tal proposta reuniu considerações teóricas e observações empíricas. Quanto àquelas, foram elaborados comentários sobre identidades psicossociais, judaísmo, entre outras questões. Quanto aos aspectos empíricos, foi desenvolvido estudo de campo, com aplicação de questionário com perguntas abertas, cujas respostas foram examinadas com base na análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 80 israelitas, sendo 40 ashkenazim e 40 sefaradim, cujas idades variaram entre 15 e 81 anos. Estes grupos foram compostos, respectivamente, por 20 homens e mulheres, dos quais 10 apresentavam nível médio e 10 superior de escolaridade. Resultados indicaram presença comum de categorias entre ashkenazim e sefaradim. Concluiu-se que ser judeu compreendia, sobretudo, aspectos religiosos e culturais. Quanto aos processos de formação, manutenção e modificação, houve predominância de fatores culturais e educacionais; culturais, religiosos, emocionais e sociais; e socioculturais.

Psicologia social; Identidade; Judaísmo


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