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Neo-institucionalismo na produção acadêmica em administração

Neo-institucionalismo en la produción académica en administración

Neo-instituonalism in management academic production

O presente artigo investiga o processo de decisão de pesquisa das comunidades acadêmicas de Gestão no Brasil, especialmente frente às exigências da CAPES. Primeiramente, revisitamos a situação da academia brasileira antes das normas da CAPES, exploramos a seguir a reação dos acadêmicos frente ao novo marco institucional, fazendo uso de fontes secundárias e entrevistas com pesquisadores brasileiros e norte-americanos. Finalmente, traçamos algumas proposições preliminares para o processo decisório subjacente a esse comportamento. Concluímos com uma revisão de diversas formas adotadas pelas instituições brasileiras de tentativa de adaptação às normas e perspectivas futuras de evolução da pesquisa em Gestão no Brasil. Sugerimos que, ainda que a CAPES tenha desempenhado um papel fundamental de disciplinador do meio acadêmico, existe uma oportunidade de discussão do seu papel e arranjo institucional no longo-prazo, quanto às suas funções, na medida em que a academia não necessite mais de um órgão especializado para sustentar tanto o volume de pesquisa, quanto a sua interação com a comunidade.

CAPES; ensino em Administração; produção acadêmica; Administração; educação


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