Acessibilidade / Reportar erro

Intenções de crescimento para microempreendedores individuais: Proposta de mensuração

Resumo

Objetivo:

Esta pesquisa visa validar duas escalas para mensurar intenções de crescimento e fatores inibidores de intenções de crescimento para microempreendedores individuais (MEI).

Originalidade/valor:

O estudo apresenta proposta de duas escalas para mensurar intenções de crescimento de MEI e barreiras para crescimento em um contexto específico e não explorado dos MEI.

Design/metodologia/abordagem:

As escalas foram construídas a partir de Hair et al. (2019) e foram validadas junto a 134 MEI. Foram realizadas a análise fatorial exploratória e a análise de confiabilidade.

Resultados:

As escalas foram validadas e caracterizam-se como multidimensionais. A escala para intenções de crescimento é composta pelas dimensões: interesse pessoal, status social e família. A escala de fatores inibidores de intenções de crescimento é composta pelos itens: interesse pessoal, avaliação de mercado e recursos financeiros. Essas escalas poderão ser utilizadas em programas de educação e em políticas para formação de MEI. Estudos futuros podem explorar o caráter longitudinal das intenções de crescimento e focar intenções de crescimento em segmentos de empreendedores que atuam em setores de elevado crescimento.

Palavras-chave:
microempreendedor individual; intenções de crescimento; crescimento; pequenos negócios; barreiras para intenções de crescimento

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br