Acessibilidade / Reportar erro

A transformação digital no gerenciamento do fluxo de leitos nos hospitais

Resumo

Objetivo:

Este artigo visa identificar os benefícios e as dificuldades percebidos pelos gestores quanto à implementação da transformação digital (TD) na gestão de leitos hospitalares.

Originalidade/valor: O artigo contribui para a academia ao analisar um tema relevante, a TD na saúde, e ainda pouco explorado na perspectiva multifatorial de seus elementos tecnológicos, organizacionais e sociais. Nenhum estudo similar foi identificado com aplicação em um hospital privado, de grande porte, localizado em um país em desenvolvimento. Ao analisar percepções gerenciais sobre a implementação da TD aplicada à gestão de leitos hospitalares, o estudo possibilita melhor entendimento e potencial fortalecimento desse processo de TD por parte dos profissionais envolvidos, podendo contribuir para a ampliação do acesso à atenção hospitalar.

Design/metodologia/abordagem: Aplicou-se um estudo de caso único para investigar a implementação da TD na gestão de leitos hospitalares de um hospital geral privado de São Paulo, Brasil. Para tanto, entrevistas em profundidade foram realizadas com 19 executivos responsáveis pela gestão de leitos hospitalares. O conteúdo das entrevistas foi analisado por meio da análise de conteúdo e da mineração de dados, e classificado de acordo com seus elementos tecnológicos, organizacionais e sociais (Reis et al., 2018Reis, J., Amorim, M., & Mel, N. (2018). Digital transformation: A literature review and guidelines for future research. In A. Rocha, H. Adeli, L. P. Reis, & S. Costanzo (Eds.), Trends and advances in information systems and technologies (Vol. 745, pp. 411-421). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77703-0_41
https://doi.org/10.1007/978-3-319-77703-...
).

Resultados:

Os benefícios potenciais da TD mais citados são: ganhos de eficiência, informações em tempo real e satisfação de funcionários e pacientes. Por sua vez, a integração de sistemas, a instituição de novos processos e a mudança organizacional constituem as principais dificuldades relatadas. A TD pode impactar positivamente o fluxo de gestão de leitos, mas é crucial considerar, para seu sucesso, os elementos tecnológicos, organizacionais e sociais envolvidos.

Palavras-chave
transformação digital; gestão de saúde; leito hospitalar; ocupação de leitos; capacidade de leitos hospitalares

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br