Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 7, Número: 3, Publicado: 2006
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: O CASO DA EMPRESA XSA Artigos

    CANÇADO, VERA L.; MORAES, LÚCIO FLÁVIO RENAULT DE; SILVA, EDSON MOURA DA

    Resumo em Português:

    RESUMO A relação indivíduo/organização tem sido fonte de vários estudos por parte da Administração, que buscam promover e incentivar o envolvimento do indivíduo com as empresas, reduzir conflitos e aumentar a produtividade. Uma das vertentes desses estudos foca o comprometimento organizacional como uma das maneiras de se compreender como se instauram os vínculos entre o indivíduo e a organização. O comprometimento deve ser entendido também como um recurso empresarial para amenizar perdas e prejuízos. Neste trabalho, busca-se verificar quais são as práticas utilizadas pela gestão de recursos humanos nas empresas, incluída a gestão do conhecimento, para obter o comprometimento dos seus funcionários, utilizando-se o modelo de Meyer e Allen, focado nos três componentes: afetivo, normativo e instrumental. Para tal, foi realizada uma pesquisa em uma empresa de operação logística de Minas Gerais, aqui denominada de XSA, com a aplicação de questionário a uma amostra selecionada de 93 funcionários. Constatou-se que as práticas de recursos humanos investigadas influenciam as dimensões afetiva e normativa do comprometimento. Os índices mais elevados, que explicam essas dimensões de comprometimento, foram observados nas práticas de gestão do conhecimento e nas práticas de relacionamento, revelando que elas são componentes essenciais para manter os vínculos dos funcionários com a empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The relation individual/organization has been source of several studies on management. Those studies seek to promote and to stimulate the individuals’ involvement to the company, reducing conflicts and increasing the productivity. One approach of such studies focuses on the organizational commitment as one of the ways of understanding the ties between the individual and the organization. This paper aims to present the relation between the human resources practices used by the companies, including the knowledge management, and the employees’ commitment. To analyze the commitment we used the model of Meyer e Allen, focusing on three components: affective, normative and instrumental. The empirical research was undertaken in a logistic company of the State of Minas Gerais, from now on designated as XSA. The data was obtained from a questionnaire applied to a selected and representative sample of 93 employees. The results showed that human resources practices have influenced the affective and normative dimensions of the commitment. The higher rates were observed in the practices of knowledge and relationship management. So, we can conclude that those practices are essential to keep the employees ties with the company.
  • EMPRESA FAMILIAR: IDENTIFICAÇÃO DAS REPERCUSSÕES ECONÔMICAS, TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS POR MEIO DA TRAJETÓRIA DOS SUCESSORES Artigos

    LEONE, NILDA MARIA DE CLODOALDO PINTO GUERRA; LEONE, RODRIGO JOSE GUERRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo enfoca o processo sucessório em uma empresa familiar e suas repercussões nos resultados econômicos, tecnológicos e organizacionais de um grupo empresarial. Para tal, é apresentado o estudo de caso do grupo Ypióca, empresa brasileira que se encontra na 4ª geração e já preparando a 5ª geração. Com mais de um século e meio de existência, o grupo Ypióca integra um sistema de sete modernas empresas de porte médio. Seu principal produto está presente no mercado nacional e internacional: a aguardente de cana-de-açúcar. A coleta de dados da pesquisa foi realizada por meio de documentos e entrevistas com envolvidos no processo sucessório (atual dirigente-sucessor e herdeira da 4ª geração). São apresentadas as repercussões econômicas, tecnológicas e organizacionais nos resultados da empresa, assim como a análise do processo sucessório pela construção da sucessão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper deals with the succession process at the familiar firm and its influences on the economic and technological results to the enterprise. In order to attain this goal, this study presents the case of group Ypióca, a brazilian firm which is in the 4 th family generation going to the 5 th one. Over more than one century and a half, the corporation consolidated seven modern medium enterprises all of them engaged at the manufacturing of an high quality product that is included in the international an national markets: the aguardente from sugar cane. The data collection was made by means of documents and interviews from the person related to the succession process (the present successor-directrice that is the 4 th generation succeed). The economic and technological succession influences on the enterprise performance results are presented in this study as well the analysis of succession procedures by means of the succession process itself.
  • ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE MARCAS PRÓPRIAS POR SUPERMERCADOS NO BRASIL Artigos

    UNTERLEIDER, JORGE ANTONIO APPOLLO; DAMACENA, CLÁUDIO

    Resumo em Português:

    RESUMO As empresas de varejo no Brasil, em especial os supermercados, vêm adotando práticas com o intuito de conquistar e fidelizar consumidores e, ao mesmo tempo, diferenciar-se dos concorrentes. O acirramento da competição entre os supermercados força a busca por alternativas com capacidade de fortalecer o posicionamento diante de seus concorrentes e também dos fabricantes tradicionais de produtos com marcas conhecidas. Entre as ações desenvolvidas para esse fim, alguns supermercados investem no desenvolvimento de produtos com suas marcas, os produtos com marca própria de supermercados. Neste sentido, este estudo busca analisar o processo de desenvolvimento desses produtos, desde as motivações estratégicas até os resultados que vêm sendo obtidos. Foram pesquisados cinco supermercados por meio da abordagem de estudo de casos, utilizando múltiplas fontes de evidências. Os resultados encontrados mostram que os supermercados desenvolvem produtos com suas marcas principalmente a fim de fidelizar o consumidor, aumentar seu lucro e elevar o poder de barganha junto aos fornecedores tradicionais. Também foi identificado um apelo social motivador no processo de desenvolvimento desses produtos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Retail companies in Brazil, specially the supermarkets, are adopting practices in order to increase the number of consumers and keeping them loyal. At the same time they are trying to be different from the competitors. The competition incited between the supermarkets forces them to look for alternatives capable to strength their position compared to the competitors and also compared to the traditional producers with well known brand products. Among the actions developed to this purpose, some supermarkets invest in development of products with their own brands, the products with supermarkets private label. This study analyzes the process of development, from strategy motivations to results obtained in managing private labels. Five supermarkets were listened through a study of multiples cases and the use of multiples sources of evidence. The results show that the supermarkets develop products with private label mainly to keep the consumers fidelity, increase the profit and raise the bargain power next to the traditional suppliers. Beyond these motivator factors, a social motivator appeal was also identified in the process of these products development.
  • EXPLORANDO OS LIMITES DA EXTENSÃO DE MARCAS Artigos

    RIBEIRO, MAGDA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objetivo o estudo das estratégias de extensão de marca e seu papel para a competitividade, bem como a percepção dos consumidores relativa a esta estratégia. O trabalho é norteado pelo tripé: marca-produto-con-sumidor. Inclui estudos que visam explorar e conceituar a estratégia de extensão de marca; identificar as diferenças entre extensão de marca e extensão de linha; apresentar os riscos e benefícios desta estratégia; e por fim entender a percepção dos consumidores relativa à prática da extensão. O tema deste estudo é bastante relevante para o meio acadêmico e profissional, uma vez que a prática da extensão tem se tornado cada vez mais comum e presente nas decisões estratégicas relativas às marcas. A era é da extensão e não mais da criação de novas marcas. Como se trata de uma pesquisa teórica, são utilizados livros, textos e artigos dos principais autores que tratam de extensão de marca no Brasil e no mundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main purpose of this paper is to study the brand extension strategy and his hole in competitive as well as customer perception related to this strategy. Including the studies that explore the conceptions of brand extension strategy, the identification of the differences related to brand extension and product line extension strategy, and finally the customer perception related this strategy. This paper still included an analysis about which are the benefits and risks that brand extension strategy brings to companies and consumer. The theme of this paper is relevant to the academic and professional sphere, as the brand extension strategy have become usual inside companies. As this paper is a theoretical research it will be used books, texts and papers of the main authors of brand extension strategy of Brazil and the world. The corporate investment growth in brand extension and products portfolio justifies the concerning with this theme, now we are in brand extension era, and not of new brands creation.
  • OS FATORES DETERMINANTES DA INTANGIBILIDADE Artigos

    KAYO, EDUARDO KAZUO; KIMURA, HERBERT; BASSO, LEONARDO FERNANDO CRUZ; KRAUTER, ELIZABETH

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo dos ativos intangíveis tem despertado crescente interesse nos últimos anos. Por força dessa tendência, estudar as empresas que se utilizam intensamente desse tipo de ativo também é igualmente importante. Os ativos intangíveis são responsáveis por grandes mudanças nas características financeiras e operacionais das empresas. Partindo-se dessa suposição, uma questão importante a ser analisada é se existem diferenças significativas entre as empresas intensivas em ativos intangíveis e as empresas intensivas em ativos tangíveis. Assim, este artigo tem por objetivo identificar e analisar os possíveis determinantes econômico-financeiros da intangibilidade das empresas brasileiras. Os resultados mostram que duas variáveis, o endividamento e o tamanho, são importantes na diferenciação entre as empresas intangível-intensivas e tangível-intensivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study of intangible assets has attracted increasing interest in the recent years. By force of this trend, the study of companies that intensely use this type of asset is also relevant. The intangible assets are responsible for great changes in the financial and operational characteristics of the companies. Following this assumption, an important question to be analyzed is whether significant differences between tangible-intensive and intangible-intensive companies exist. Thus, the objective of this paper is to analyze the possible financial-economic determinants of the intangibility of the Brazilian companies. The results show that two variables related to the debt level and to the size of companies are important in the differentiation between the intangible-intensive and tangible-intensive firms in Brazil.
  • GESTÃO DE PESSOAS ALTAMENTE QUALIFICADAS EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA Artigos

    VALERIO NETTO, ANTONIO; VALERIO, DANIELLE MAGIERSKI

    Resumo em Português:

    RESUMO Um dos principais fatores para o crescimento e fortalecimento das pequenas empresas de base tecnológica é possuir em seu quadro de colaboradores mão-de-obra altamente qualificada. Contudo, existe uma grande dificuldade de manter um corpo técnico e administrativo qualificado em uma pequena estrutura empresarial. A presença nessas empresas de mestres e, principalmente doutores, é muito pequena e quase sempre estes profissionais são sócios ou únicos donos da empresa. Dessa forma, o artigo busca sugerir estratégias para que essas empresas possam recrutar e manter em seus quadros de profissionais pessoal com alta titulação e com competência comprovada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One the main factors for the growth and consolidation from tecnological small enterprises is have in it board of staff, top qualifield workforce. Though there is a big difficulty to keep up a tecnical and administrative officers in a small enterprise. The presence of masters in this enterprises, and mainly doctors, is insignificant and mostly these professionals are partners or only the enterprise’owners. This way, this paper suggests strategies for this enterprises can conscript and keep up in our professionals, highly graduated staff and competency.
  • PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SEIS SIGMA EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA Artigos

    QUINELLO, ROBSON

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho pretende analisar o processo de institucionalização do programa seis sigma em uma empresa automobilística, localizada na região do ABC no Estado de São Paulo. Temas recentes e polêmicos nos estudos organizacionais brasileiros, o movimento neo-institucionalista e os novos modelos de gestão da qualidade serviram de base para esta pesquisa. Por se tratar de um projeto de dissertação, o artigo apresenta os resultados obtidos depois da validação de um instrumento de pesquisa junto a especialistas na implementação da metodologia do seis sigma. Por meio da aplicação de uma triangulação metodológica, composta por questionários e entrevistas, foi possível identificar o estágio de institucionalização do programa e concluir que a consolidação deste ainda não foi atingida. A validação do instrumento de pesquisa utilizado servirá de apoio às futuras pesquisas relacionadas à teoria institucional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article intends to analyze the institutionalization process on the six sigma program in the automobile company, located in ABC region at São Paulo state. Being about dissertation project, the article presents the results gotten in the validation of research instrument through answers by specialists in the six sigma program implementation. By applying questionnaires and interviews it was possible to identify the periods of institutionalization steps and to validate a research instrument to be used in future research.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br