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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 22, Número: 6, Publicado: 2021
  • O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE BIG DATA COMO HABILITADORAS DA GESTÃO DO DESEMPENHO CORPORATIVO Edição Especial

    MEDEIROS, MAURICIUS M.; MAÇADA, ANTONIO C. G.; HOPPEN, NORBERTO

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A transformação digital e o big data (BD) geraram uma verdadeira revolução no gerenciamento orientado a dados. Embora o BD me- lhore a gestão do desempenho corporativo (GDC), isso também implica aumentar a exposição a riscos em vários estágios do ciclo de vida do BD. À medida que aumentam os requisitos regulatórios e a necessidade de análise do banco de dados em diversas áreas de negócios, é necessário que a organização estabeleça definições, políticas e processos para garantir a qualidade dos dados, a fim de proteger e potencializar seus dados para obter vantagem competitiva. Portanto, compreender a administração de dados (AD) e a business analytics (BA) é essencial para o gerenciamento dos negócios. O objetivo deste estudo é analisar o papel do BD, da AD e da BA como habilitadores da GDC. Originalidade/valor: Contribuímos para a teoria ao conceituarmos, validarmos e discutirmos o construto AD e ao destacarmos o papel dela com a BA na relação entre BD e GDC. As evidências deste estudo indicam que na prática a AD e a BA são um caminho crítico para as organizações obterem um melhor controle dos efeitos que o BD pode ter na GDC. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma survey com 312 gestores que utilizam big data analytics (BDA) em organizações brasileiras. Os dados foram analisados ​​por meio de equações estruturais e testes de mediação. Resultados: Os resultados sugerem que a administração e a analítica de dados de negócios, tanto isoladamente quanto em conjunto, podem transmitir o efeito BD para a GDC. No entanto, um melhor nível de ajuste do modelo é obtido quando há uma multimediação serializada nesse relacionamento, sendo a AD um antecedente para a BA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Digital transformation and big data (BD) have generated a real revolution in data-driven management. While BD improves corporate performance management (CPM), this also implies increasing exposure to risks at various BD’s life cycle stages. As regulatory requirements and the need for database analysis in various business areas increase, the organization must establish definitions, policies, and processes to ensure data quality in order to protect and leverage its data to obtain a competitive advantage. Therefore, understanding data stewardship (DS) and business analytics (BA) is essential for business management. The purpose of this study is to analyze the role of BD, DS, and BA as enablers of CPM. Originality/value: We contribute to the theory by conceptualizing, validating, and discussing the DS construct and by highlighting its role together with BA in the relationship between BD and CPM. The evidence in this study indicates that, in practice, DS and BA are critical paths for organizations to obtain better control over the effects that BD can have on business performance management. Design/methodology/approach: A survey was conducted with 312 managers who use big data analytics (BDA) in Brazilian organizations. The data were analyzed through structural equation and mediation tests. Findings: The findings suggest that DS and BA, both alone and jointly, can transmit the BD effect to CPM. However, a better level of model adjustment is obtained when there is a serialized multi-mediation in this relationship, being DS an antecedent to BA.
  • DIMENSÕES-CHAVE DA MATURIDADE DIGITAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DO SETOR DE VAREJO NO BRASIL Edição Especial

    SALUME, PAULA K.; BARBOSA, MARCELO W.; PINTO, MARCELO R.; SOUSA, PAULO R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar quais dimensões estão relacionadas ao estabelecimento de maiores níveis de maturidade digital. Originalidade/valor: Há um volume pequeno de literatura científico-acadêmica, com poucas pesquisas conceituais e empíricas sobre o tema de maturidade digital no Brasil. Esta pesquisa oferecerá subsídios para as empresas no tocante às diversas dimensões que precisam ser enfatizadas pelos gestores, a fim de se atingir uma transformação digital plena e eficaz. Essas informações serão valiosas para apoiar o processo de transformação digital dessas empresas. No contexto acadêmico, o estudo supre uma lacuna relacionada à falta de estudos empíricos mais abrangentes quanto às bases da maturidade digital. Design/metodologia/abordagem: Este estudo avaliou a relação de oito dimensões de capacidade (estratégia, liderança, mercado, operacional, pessoas, cultura, governança e tecnologia) com o desenvolvimento da maturidade digital. Aplicou-se um questionário eletrônico a dirigentes de nível estratégico de empresas brasileiras do setor varejista, situadas em diferentes regiões do Brasil. Obteve-se, ao final, um total de 260 questionários válidos. As respostas foram analisadas com o método de Partial Least Squares (PLS). Resultados: Os resultados da pesquisa mostraram que as dimensões estratégia, mercado, operações, cultura e tecnologia são aquelas que estão mais relacionadas ao desenvolvimento da maturidade digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this research was to identify which dimensions are related to the establishment of higher levels of digital maturity. Originality/value: There is little academic scientific literature on digital maturity in Brazil. This research will offer subsidies to companies regarding the different dimensions that need to be emphasized by managers in order to achieve a full and effective digital transformation. This information will be valuable to support the digital transformation process of these companies. The study fills a gap in the academic context related to the lack of more comprehensive empirical studies based on digital maturity. Design/methodology/approach: This study evaluated the relationship of eight dimensions of capacity (strategy, leadership, market, operational, people, culture, governance, and technology) with the development of digital maturity. This survey applied an electronic questionnaire to directors of the strategic level of Brazilian retail sector companies located in different regions of Brazil. At the end, a total of 260 valid questionnaires were obtained. The responses were analyzed using the Partial Least Squares (PLS) method. Findings: The research results showed that the strategy, market, operations, culture, and technology dimensions are those that are most related to the development of digital maturity.
  • IMPLICAÇÕES DE BLOCKCHAIN E TRANSPARÊNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: REVISÃO INTEGRATIVA Finanças Estratégicas

    GIESEL, HEDWIK D.; NOBRE, FARLEY S. M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O protocolo de redes blockchain engloba diversos atributos, entre os quais se destaca a transparência. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avançar nos conhecimentos sobre as implicações da transparência, derivada do uso de blockchain, para a sustentabilidade empresarial (SE). Originalidade/valor: Há um interesse crescente na literatura sobre a utilização de blockchain como mecanismo para criação e melhoria de transparência interpretada como elemento estratégico para a sustentabilidade nas organizações empresariais. Apesar dos avanços nesse campo, ainda há necessidade de explicar as circunstâncias organizacionais em que blockchain pode promover transparência no contexto da SE. Design/metodologia/abordagem: Para atender ao objetivo de pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre blockchain, transparência e SE, utilizando-se de recursos como Web of Science e Scopus. Resultados: Os resultados favoreceram a proposta de dois quadros de análise: um referente a como os conceitos de blockchain e transparência vêm sendo apresentados em conjunto pela academia, e outro sobre os benefícios de blockchain e transparência para as dimensões econômica, social e ambiental da SE. As discussões possibilitaram a dedução de proposições sobre a adoção de blockchain para melhoria de transparência no contexto de SE e que poderão ser testadas em estudos futuros na forma qualitativa ou quantitativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Blockchain protocol comprises several attributes, among which transparency stands out. In this vein, the purpose of this article is to advance research on the implications of transparency (as derived from the use of blockchain) for business sustainability (BS). Originality/value: There is continuing interest in applying blockchain for creating and improving transparency, with this latter representing a strategic asset in BS. However, despite advancing this subject, the literature still lacks studies that explain the organizational circumstances in which blockchain can enable progress on transparency in the scope of BS. Design/method/approach: The methodology involved an integrative literature review on blockchain, transparency, and BS, and it was conducted with the support of Web of Science and Scopus to attend the research objective. Findings: The results favored the proposal of two analytical frameworks: one refers to the concepts of blockchain and transparency presented by the academic literature, and the other to the benefits of blockchain and transparency for the economic, social, and environmental BS dimensions. Furthermore, discussions involved deducing propositions about the use of blockchain to improve transparency in the BS context. The propositions open future research directions to studies that aim to test them qualitatively or quantitatively.
  • VALOR PÚBLICO VIA TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS COM DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS: O CASO OPERAÇÃO SERENATA DE AMOR Finanças Estratégicas

    COUTINHO, EDUARDO D.; FREITAS, ANGILBERTO S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender que tipo de valor público o site Operação Serenata de Amor, baseado em dados governamentais abertos, pode gerar para a sociedade. Originalidade/valor: Pesquisadores estão investigando a geração de valor público por meio de serviços públicos transformados digitalmente, ou seja, valor público criado diretamente pelo governo. No entanto, a literatura ainda carece da melhor compreensão desse fenômeno por intermédio de tecnologias digitais, com dados públicos abertos, desenvolvidas por atores externos ao governo, tais como o site Operação Serenata de Amor. Design/metodologia/abordagem: O estudo adotou a abordagem qualitativa para entender e descrever o valor público gerado pelo site Operação Serenata de Amor. Os dados foram coletados por meio de comentários dos cidadãos acerca das iniciativas do site em mídias sociais e em matérias publicadas na internet. Já a análise de dados ocorreu por intermédio da análise de conteúdo. Resultados: O site Operação Serenata de Amor gerou valor público por realizar, facilitar e estimular o controle social. Também foi identificado que o site agregou valor à sociedade por ampliar a capacidade de um cidadão exercer o controle social. Entretanto, este trabalho se limitou a analisar dados coletados na internet. Em futuros estudos, pesquisadores podem coletar dados por meio de entrevistas com os cidadãos para entender, com mais profundidade, o valor público gerado pelo site.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand the public value that the website Operação Serenata de Amor [Love Serenade Operation], based on open government data, can generate for society. Originality/value: Researchers are investigating public value generation through digitally transformed public services, i.e., public value directly generated by the government. However, the literature needs a better understanding of this phenomenon through digital technologies, based on open public data, developed by non-governmental actors, such as the Operação Serenata de Amor website. Design/methodology/approach: The study adopted a qualitative approach to understand and describe the public value generated by Operação Serenata de Amor. The data were collected through citizen comments about the website’s initiatives on social media and in articles published on the internet. The data were analyzed through content analysis. Findings: The Operação Serenata de Amor generated public value by doing, facilitating, and stimulating social control. It was also identified that the site added value to society by increasing citizens’ ability to exercise social control. However, this work was limited to analyzing data collected on the internet. In future studies, researchers may collect data through interviews with citizens to understand, with more details, the public value generated by the website.
  • A RESPONSABILIDADE DIGITAL ORGANIZACIONAL: FUNDAMENTOS E CONSIDERAÇÕES PARA SEU DESENVOLVIMENTO Finanças Estratégicas

    LONDOÑO-CARDOZO, JOSÉ; PAZ, MARÍA PÉREZ DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Propor a responsabilidade digital organizacional como uma nova área de interesse da responsabilidade social nos contextos das tecnologias que fazem parte das indústrias 4.0. Originalidade/valor: Não existe suficiente base teórica e legal que permita às organizações de diferentes tipos enfrentar as implicações da adoção das novas tecnologias. Por conseguinte, apresentam-se fundamentos e considerações essenciais para o desenvolvimento da responsabilidade digital organizacional. Design/metodologia/abordagem: Este artigo apresenta uma pesquisa hermenêutica baseada numa revisão sistêmica de literatura realizada na estrutura de duas pesquisas. A primeira abordou a discussão sobre a pertinência da criação de uma nova matéria para a responsabilidade social tradicional em contextos digitais, e a segunda demonstrou a neces -si dade epistemológica da responsabilidade social nas novas tecnologias. Resultados: Em primeiro lugar, o fato de as novas tecnologias representarem supostamente um risco social faz que elas sejam assunto de estudo da responsabilidade social. Em segundo lugar, a ausência de regulamentação vigente sobre a indústria 4.0 e a imprevisibilidade do avanço das tecnologias não são limites para a criação de um cenário de responsabilidade digital organizacional. O desenvolvimento da responsabilidade social nos contextos digitais é possível e necessário. No entanto, é preciso estar atento às variáveis de risco social que possam surgir com cada nova tecnologia. Por conseguinte, é necessária uma revisão constante das bases e dos fundamentos da responsabilidade digital organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To propose corporate digital responsibility as a new area of interest for social accountability in the contexts of technologies that are part of the 4.0 industries. Originality/value: In this regard, it was found that there is not enough theoretical and legal foundation that allows different types of organizations to face the implications of the adoption of new technologies. Therefore, essential foundations and considerations are raised for the development of corporate digital responsibility. Design/methodology/approach: The document presents a hermeneutical investigation based on a systemic literature review within the framework of two investigations. The first addressed the relevance of creating a new subject for traditional social responsibility in digital contexts, and the second demonstrated the epistemological need for social responsibility in technologies. Findings: Firstly, the fact that new technologies pose a social risk makes them a subject of social responsibility study. Secondly, the absence of regulations on industry 4.0 and the unpredictability of the advancement of technologies is not a limitation for creating a scenario of corporate digital responsibility. To conclude, the development of social responsibility in digital contexts is possible and necessary. However, we must be attentive to the variables of social risk that may arise with each new technology. Therefore, a constant review of the foundations and bases of corporate digital responsibility is needed.
  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS BRASILEIRAS: LINHA DE BASE PRÉ-CORONAVÍRUS Finanças Estratégicas

    LUNA, FRANCISCO D. S.; BRETERNITZ, VIVALDO J.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Apresentar o planejamento para a transformação digital de instituições de ensino superior (IES) brasileiras e medir seu grau de maestria digital, conforme o modelo proposto por Westerman, Calméjane, Bonnet, Ferraris e McAfee (2011). Originalidade/valor: Existem estudos que avaliam a transformação digital e/ou o grau de maestria digital em IES individualmente, entretanto não foram identificados os que os avaliam comparativamente, permitindo traçar uma linha de base para auxiliar gestores em processos de benchmarking. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com estudo de campo, na qual os dados secundários foram obtidos por meio de fontes bibliográficas e documentais e os primários por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, foram entrevistados representantes de dez IES privadas, utilizando-se um instrumento desenvolvido, composto por um roteiro de perguntas. O conteúdo foi analisado conforme modelo de Bardin (2011) e apoiado pela ferramenta Iramuteq. Os achados serviram de insumo para preenchimento dos questionários de maestria digital. Resultados: Elementos identificados na pesquisa remetem ao fato de que as IES avaliadas possuem boa maturidade em seu processo de transformação digital. Tais alegações puderam ser constatadas a partir da avaliação da maestria digital, que constatou que a maioria das instituições têm um bom nível de digitalização e que, apesar de conviverem com algumas limitações referentes ao desenvolvimento de capacidades digitais e de liderança, podem ser consideradas mestres digitais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To present the planning for the digital transformation of Brazilian higher education institutions (HEI) and to measure their degree of digital mastery, according to Westerman, Calméjane, Bonnet, Ferraris, and McAfee (2011). Originality/value: Some studies evaluate digital transformation and/or the degree of digital mastery carried out in HEI individually. However, those that assess them comparatively have not been identified, allowing to draw a baseline to assist managers in benchmarking processes. Design/methodology/approach: It is an exploratory, qualitative research, with field study, in which the secondary data were obtained through bibliographic and documentary sources and the primary data through semi-structured interviews. For this purpose, representatives of ten private HEI were interviewed using an instrument consisting of a script of questions. The content was analyzed according to the model of Bardin (2011) and supported by the tool Iramuteq. The findings served as an input for completing the digital mastery questionnaires. Findings: Elements identified in the research refer to the fact that the evaluated HEI have good maturity in their digital transformation processes. Such allegations could be verified from the evaluation of digital mastery, which found that most institutions have a good level of digitalization and that, despite having some limitations related to the development of digital and leadership skills, can be considered digital masters.
  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE UM CONSTRUCTO E CENÁRIOS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA Finanças Estratégicas

    CARVALHO, RODRIGO B.; REIS, ANTÓNIO M. P.; LARIEIRA, CLÁUDIO L. C.; PINOCHET, LUIS H. C.
  • Errata Errata

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