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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2023
  • A influência dos laços de rede na orientação empreendedora em agricultores mexicanos: Uma perspectiva institucional Resources And Entrepreneurial Development

    Parga-Montoya, Neftali; Cuevas-Vargas, Héctor

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo se concentra em analisar o contexto institucional e as redes colaborativas que afetam a capacidade empreendedora dos agricultores no México. Originalidade/valor: Tanto o quadro institucional quanto as redes colaborativas fazem parte do ambiente enfrentado pelo agricultor e o capacitam para decidir sobre seu negócio, sendo elementos decisivos para gerar confiança no meio ambiente e reduzir o risco de assumir responsabilidades econômicas. Design/metodologia/abordagem: Incorporamos o efeito moderador do contexto institucional considerando sua influência nas redes de colaboração. A técnica estatística de modelos de equações estruturais foi utilizada para testar as hipóteses. A amostra foi composta por 192 agricultores do estado de Aguascalientes, México. Resultados: Os resultados mostraram efeitos significativos e positivos dos pilares institucionais e das redes colaborativas sobre a capacidade de empreender. Em relação aos efeitos não significativos do contexto institucional como variável moderadora, sugerem-se novas pesquisas para revisar a relação dos pilares institucionais com as redes de colaboração e sua possível relação negativa. Os pilares institucionais representam a percepção da estrutura social, relevante para mensurar o posicionamento que a sociedade tem em relação às capacidades, nesse caso, do empreendedorismo rural, principalmente na elaboração de políticas públicas. Deve ser considerado o impacto que as atuais ações governamentais estão causando na atividade comercial. Posteriormente, é necessário que as políticas públicas tenham uma aplicação efetiva pelo arcabouço legal e a formação de um ambiente de certeza baseado nos pilares normativos e cognitivos do contexto institucional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study focuses on analyzing the institutional context and collaborative networks affecting farmers’ entrepreneurial capacity in Mexico. Originality/value: Both the institutional framework and collaborative networks are part of the environment faced by the farmer and empower them to decide about their business, being decisive elements to generate confidence in the environment and reduce the risk of assuming economic responsibilities Design/methodology/approach: We incorporate the moderating effect of the institutional context considering its influence on collaboration networks. The statistical technique of structural equation models was used to test the hypotheses. The sample comprised 192 farmers from the state of Aguascalientes, Mexico. Findings: The results showed significant and positive effects of institutional pillars and collaborative networks on the capacity to undertake. Regarding the non-significant effects of the institutional context as a moderating variable, further research is suggested to review the relationship of institutional pillars with collaboration networks and their possible negative relationship. Institutional pillars represent the perception of the social structure relevant to measuring society’s position regarding the capacities, in this case, of rural entrepreneurship, especially when making public policies. The impact of current government actions on the commercial activity should be considered. Subsequently, public policies must have a practical application by the legal framework and the formation of an environment of certainty based on the normative and cognitive pillars of the institutional context.
  • Digitrab: Reflexões sobre o cenário do trabalho mediado por plataformas digitais no Brasil Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Carneiro, Laila L.; Moscon, Daniela C. B.; Dias, Liz M. M.; Oliveira, Stéfanie M. D.; Alves, Haiana M. C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo analisa o cenário brasileiro do trabalho mediado por plataformas digitais (digitrab). Originalidade/valor: O digitrab representa o arranjo laboral alternativo ao modelo de emprego tradicional de longo termo que mais tem crescido nos últimos anos. Entretanto, não conhecemos com clareza esse cenário, nem em termos de quantidade nem de diversidade de produtos e serviços ofertados, muito menos quanto ao volume de indivíduos envolvidos. O presente artigo apresenta informações e reflexões que colaboram para a compreensão desses dados no Brasil. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo analítico-exploratório. Artigos científicos foram utilizados para discutir as influências tecnológicas, políticas e socioeconômicas que favoreceram a emergência do digitrab e seus efeitos no mundo do trabalho e nos trabalhadores. Para sustentar tal discussão, foi feita uma análise documental de sites e aplicativos móveis (apps) que permitiu um mapeamento quali-quantitativo acerca das plataformas digitais de intermediação ativas no Brasil atualmente. Resultados: Foram identificadas mais de 100 empresas atuantes no país que oferecem 11 tipos de serviços nessa modalidade de negócio, com indicação de tendência de crescimento. Observou-se também um movimento de diversificação, absorvendo profissionais de diferentes tipos de formação e níveis educacionais. Tal crescimento se alinha à tendência político-econômica de incentivo ao afrouxamento das relações de trabalho, que individualiza e informaliza os vínculos, enfatizando a neces-sidade de debate sobre a regulamentação desse arranjo de trabalho e de mais pesquisas que se debrucem a investigar suas repercussões sobre a saúde do trabalhador, considerando, ainda, a heterogeneidade presente nessa nova classe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article analyzes the Brazilian scenario of work mediated by digital platforms (digiwork). Originality/value: Digiwork represents an alternative work arrangement to the traditional long-term employment model, with the highest growth rate in recent years. Details of this scenario are still unclear regarding the quantity and diversity of the offered products and services and the number of individuals involved. This article presents information and reflections that contribute to understanding these data in Brazil. Design/methodology/approach: This is an analytical-exploratory study. Scientific articles were used to discuss technological, political, and socioeconomic influences that supported the emergence of digiwork and its effects on the labor market and the workforce. In order to support this discussion, a documental analysis of websites and mobile application software was carried out, allowing for a qualitative-quantitative mapping of Brazil’s current digital intermediation platforms. Findings: More than 100 companies operating in the country were identified as offering 11 types of services in this business, indicating a growing trend. A diversification movement was also observed, absorbing professionals with different kinds of training and schooling levels. Such growth is in line with the political-economic trend of encouraging the loosening of labor relations, which individualizes and informalizes the bonds, emphasizing the need for debate on the regulation of this work arrangement and more research to investigate its repercussions on the worker’s health, also considering the heterogeneity present in this new class.
  • Um modelo hierárquico para conceitos da indústria 4.0 Resources And Entrepreneurial Development

    Cordeiro, Raphaella F.; Reis, Luciana P.; Fernandes, June M.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo estruturar um modelo hierárquico que integre os conceitos da indústria 4.0 (I4.0) e padronizar conceitos com base na literatura. Originalidade/valor: Kamble et al. (2018) apontam para a falta de uma arquitetura para representar os conceitos I4.0. Este artigo traz uma abordagem para a relação entre esses conceitos de I4.0. Ele expande os es- tudos de Ghobakhloo (2018) e Liao et al. (2017) e homogeneíza termos presentes na literatura. Design/metodologia/abordagem: A partir de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e ScienceDirect, de 2011 a 2019, foram revisados 91 artigos, dos quais 58 foram analisados. Resultados: A partir da literatura, os termos relacionados com I4.0 foram agrupados em três categorias: tecnologias, princípios e dimensões. Os clusters de tecnologia representam ferramentas utilizadas para promover mudanças e transformações nos processos, aqui chamados de princípios. Essas mudanças e transformações criam novos padrões da indústria, permitindo a integração de processos para a solução de problemas, contribuindo para a implementação do gerenciamento inteligente. A relação entre essas categorias resulta em um modelo hierárquico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This research aims to structure a hierarchical model that integrates the industry 4.0 (I4.0) concepts and standardizes concepts based on the literature. Originality/value: Kamble et al. (2018) point out the lack of architecture to represent I4.0 concepts. This paper brings an approach to the relationship between these concepts of I4.0. It expands the studies by Ghobakhloo (2018) and Liao et al. (2017) and homogenizes terms present in the literature. Design/methodology/approach: From a systematic review of the literature in the Scopus and ScienceDirect databases, from 2011 to 2019, 91 articles were reviewed, of which 58 articles were analyzed. Findings: From the literature, the terms related to I4.0 were grouped into three categories: technologies, principles, and dimensions. Technology clusters represent tools used to promote changes and transformations in the processes, here called principles. These changes and transformations create new industry standards, enabling process integration for problem-solving, and contributing to implementing intelligent management. The relationship between these categories results in a hierarchical model for I4.0 concepts. This hierarchical model can be used to identify opportunities for future research, demonstrating associations between categories that have not yet been explored. It opens possibilities for organizations to enter the fourth industrial revolution. The results help practitioners and researchers to understand this new process in detail and facilitate the construction of a valid and operational intelligent manufacturing platform.
  • Influência das práticas de gerenciamento de mídias sociais no desempenho de hotéis Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Pereira, Nathália S.; Freitas, Ana Augusta F.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo examinar a influência das práticas de gerenciamento de mídias sociais no desempenho dos hotéis. Originalidade/valor: O setor hoteleiro está passando por algumas transformações gerenciais por causa da inserção das mídias sociais como plataformas de comunicação que envolvem os clientes. Diante disso, verificar se as mídias sociais podem colaborar nos recursos internos e ajudar no desempenho das empresas tem sido uma fonte potencial de estudos. Design/metodologia/abordagem: A amostra do estudo apresentou 67 hotéis. Para isso, foram realizadas entrevistas presenciais com gestores hoteleiros a fim de coletar os dados de seus respectivos hotéis. Coletaram-se dados sobre a utilização de práticas de gerenciamento de mídias sociais e sobre medidas de desempenho mensuradas por meio do RevPAR (divisão das receitas pelo total de quartos disponíveis) e das notas de avaliação on-line do site Booking.com. A partir de uma abordagem quantitativa, aplicaram-se as técnicas de análise fatorial exploratória e análise de regressão múltipla para avaliar as hipóteses do estudo. Resultados: Evidenciaram-se que as práticas de gerenciamento de mídias sociais podem ser categorizadas na dimensão de práticas de monitoramento e de resposta aos comentários, e na dimensão de práticas de responsividade e disseminação de informações. A utilização dessas práticas influencia positivamente no desempenho hoteleiro medido por meio de notas de avaliação on-line e nas receitas medidas por meio do RevPAR. Diante dos resultados, espera-se que os hotéis tenham vantagens competitivas ao gerenciarem seus recursos com a ajuda das mídias sociais e que estudos nesse setor ganhem mais visibilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper aims to examine the influence of social media management practices on hotel performance. Originality/value: The hotel industry is undergoing organizational transformations due to the insertion of social media as a communication platform that engages customers. Given this, verifying whether social media can collaborate on internal resources and help the companies’ performance has been a potential source of studies. Design/methodology/approach: The study sample comprised 67 hotels. To this end, hotel managers conducted face-to-face interviews to collect data from their respective hotels. Data were collected using social media management practices and performance measures measured through RevPAR (a revenue division by total rooms available) and online review scores from Booking.com. Exploratory factor analysis and multiple regression analysis were applied to evaluate the study’s hypotheses from a quantitative approach. Findings: It was evidenced that social media management practices can be categorized into monitoring and comment responsing practices and the dimension of responsiveness and information dissemination practices. These practices positively influence hotel performance measured through online review scores and revenue measured through RevPAR. Given the results, it is expected that hotels will have competitive advantages by managing their resources with the help of social media and that studies in this sector will gain more visibility.
  • Desenvolvimento de pessoas em startups Human And Social Management

    Melenchion, Jose Ricardo; Kubo, Edson K. M.; Oliva, Eduardo C.; Cohen, Eric David

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo visa analisar como se configuram as práticas referentes ao desenvolvimento de pessoas em startups. Originalidade/valor: Considerando que, até então, os estudos referentes às startups focalizavam o seu conceito, as suas características e os seus fatores-chave de sucesso, a pesquisa colabora para suprir uma lacuna na teoria, pois apresenta um modelo de desenvolvimento de pessoas mais adequado às características das startups e, dessa forma, contribui para que os fundadores ou gestores de startups utilizem os achados desta pesquisa para aprimorarem sua atuação. Design/metodologia/abordagem: Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa. Para tanto, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados em 16 startups. Resultados: Verificou-se que nas startups prioriza-se o trabalho em equipe, o ambiente de trabalho é informal e o desenvolvimento de competências ocorre no próprio ambiente de trabalho, por meio do autodesenvolvimento ou de treinamentos ministrados pelos profissionais especializados ou pela liderança. Existe flexibilidade no horário, no local, na forma de execução das atividades e o funcionário pode atuar em atividades que não seriam de responsabilidade do cargo exercido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to analyze how the practices related to the development of people in startups are configured. Originality/value: Considering that, until then, studies referring to startups focused on their concept, characteristics, and key success factors, this research contributes to filling a gap in the theory, as it presents a people development model suited to the characteristics of startups and, in this way, it makes possible to the founders or managers of startups to use the findings of this research in order to improve their performance. Design/methodology/approach: The methodological aspects of this research are characterized by exploratory and qualitative research. Semi-structured interviews are used as a collection technique in 16 startups. Findings: We observed that in startups: Teamwork is prioritized, the work environment is informal, the development of competencies occurs in the work environment itself through self-development or training provided by specialized professionals or by the leadership, there is flexibility in the time, place, manner in which activities are carried out, and the employee may even act in activities that would not be the responsibility of the position held.
  • A eficiência das políticas públicas e o custo da autonomia dos municípios brasileiros Strategic Finance

    Paula, Helton C. de; Pinho, Maria M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O federalismo brasileiro é complexo. Em um país com dimensões continentais, com três níveis de governo (central, estadual e local) e 5.570 municípios, espera-se que uma organização federativa seja complexa. A sustentabilidade fiscal dos governos subnacionais é um pilar fundamental de qualquer estrutura federativa. O objetivo desta pesquisa é verificar se a receita gerada é suficiente para custear a existência do município. Originalidade/valor: Essa é uma lacuna na literatura especializada, que costuma analisar os municípios em termos de receitas ou despesas, mas não comparando a receita obtida pela atividade econômica com o custo de existência do município, principal contribuição desta pesquisa. Design/metodologia/abordagem: Assim, investigamos a capacidade dos municípios brasileiros de gerar receitas para financiar suas autonomias, combinando a receita vinculada à atividade econômica local com o custo de existência de cada município, em um índice de custo de autonomia (ICA). Resultados: A análise revela que, entre os municípios que forneceram os dados, um em cada quatro não gera receitas suficientes para custear a própria existência. Os resultados sugerem que o custo de autonomia dos municípios brasileiros diminui com a população e a atividade empresarial, de forma que nosso ICA apresenta pior desempenho nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esse contexto abre espaço para um importante debate e novos estudos no âmbito do federalismo brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Brazilian federalism is complex. In a country with continental dimensions, with three levels of government (central, state, and local government) and 5,570 municipalities, a federative organization is expected to be complex. The fiscal sustainability of subnational governments is a fundamental pillar of any federative structure. This research aims to verify whether the revenue generated is sufficient to pay for the municipality’s existence. Originality/value: This is a gap in the specialized literature, which usually analyzes municipalities in terms of income or expenditures but not comparing the revenue obtained by economic activity and the cost of the municipality’s existence, the main contribution of this research. Design/methodology/approach: As such, we investigated the capacity of Brazilian municipalities to generate revenues to finance their autonomies by combining the income linked to the local economic activity with the cost of the existence of each municipality into an autonomy cost index (ACI). Findings: Our analysis reveals that, of those municipalities who provided the data, one in each four does not generate enough revenues to pay for their existence. The results suggest that the ACI of Brazilian municipalities decreases with the population and business activity. Hence, our autonomy cost index performs worse in Brazil’s North and Northeast regions. This context opens space for a crucial debate and further studies within the scope of Brazilian federalism.
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