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O ensino da acupuntura na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil

OBJETIVO: Após ter sido introduzida como disciplina eletiva (não obrigatória) no segundo semestre de 2002, a acupuntura tem sido ensinada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) desde então. Esse estudo foi realizado com o intuito de verificar o interesse e a aceitação da acupuntura entre os estudantes de medicina da FMUSP e se, de alguma forma, ela poderia influenciá-los positivamente, contribuindo para melhorar as suas competências. MÉTODOS: O estudo foi conduzido durante o período de 2002 a 2007, utilizando-se métodos de estatística descritiva. RESULTADOS: A média de todos os estudantes que concluíram a disciplina foi de 24,9 alunos por semestre, sendo que a média de estudantes de medicina por semestre é de 87,5 (28% de todos os estudantes de medicina nos 7º e 8º semestres). Após o primeiro semestre de formação básica em acupuntura, apenas oito alunos por grupo são promovidos (após seleção) para a Liga Médica Acadêmica de Acupuntura, que tem a duração de dois anos. Em todos os semestres, as oito vagas são preenchidas. Entre os estudantes que concluíram o curso, 98% consideraram-no de boa ou muito boa qualidade, 85% consideravam-se parcialmente capazes para empregar a acupuntura e 79% consideraram que o curso contribuiu para a sua educação médica. CONCLUSÃO: Existe um real interesse para a aprendizagem da acupuntura, pois em torno de 30% de todos os alunos quiseram passar por um breve treinamento em acupuntura, alguns deles optando por uma formação de dois anos em reconhecimento à importância da acupuntura como parte da capacitação profissional. Os resultados sugerem que a acupuntura deve ser incluída como uma disciplina eletiva para alunos de medicina.

Acupuntura; Terapias complementares; Educação médica; Currículo; Atitude


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