Acessibilidade / Reportar erro

Index of cardiac-electrophysiological balance and the effects of thrombolytic therapy on the electrocardiogram of patients with pulmonary embolism

RESUMO

OBJETIVO:

Diferentes parâmetros de eletrocardiograma (ECG) têm sido investigados para predizer mortalidade e arritmia em pacientes com embolia pulmonar aguda (EPA). O efeito agudo da terapia trombolítica (TT) nesses parâmetros ainda não foi investigado.

MÉTODOS:

Examinamos os dados de 83 pacientes avaliados com EPA de alto risco e que receberam alta hospitalar após TT. Primeiramente, comparamos os ECGs dos pacientes com EPA de alto risco com os de indivíduos saudáveis (n = 55). Os ECGs dos pacientes com EPA foram comparados logo após a internação e 24 horas mais tarde. A frequência cardíaca, a morfologia da onda P, a duração do QRS, o intervalo QT, Tp-e e o índice de equilíbrio eletrofisiológico cardíaco (iCEB) foram analisados.

RESULTADOS:

Embora o valor máximo de P não tenha sido diferente entre os grupos no ECG, a frequência cardíaca, QT, intervalo QTc (QT corrigido), intervalos Tpe, razão TP-e/QT e dispersão da onda P foram significativamente mais elevados no grupo de EPA (valores de P < 0,031). Os valores do iCEB ou iCEBc (iCEB corrigido) foram inferiores no grupo de APE (P < 0,001). Após a TT, observamos uma diminuição da frequência cardíaca, do intervalo TP-e e da razão TP-e/QT ( P < 0,001). Apesar de termos observado uma diminuição do intervalo QT e QTc e da dispersão do QT (QTd), o valor de QTd não apresentou uma diferença estatisticamente significativa (respectivamente, valor de P 0,013, 0,029 e 0,096). Os níveis do iCEB e iCEBc foram menores após a TT (valor de P 0,035 e 0,044, respectivamente).

CONCLUSÃO:

Os valores de QT, QTc, intervalo Tp-e, razão Tp-e/QTc, iCEB e iCEBc diminuíram significativamente após TT. Pode-se concluir que a TT eficaz causa uma melhora parcial da repolarização ventricular no período inicial.

PALAVRAS-CHAVE:
Eletrocardiografia; Embolia pulmonar; Terapia trombolítica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br