Acessibilidade / Reportar erro

Analysis of predisposing factors for chronic subdural hematoma recurrence

RESUMO

OBJETIVOS:

Identificar a taxa de recidiva e seus potenciais fatores predisponentes em série de 595 pacientes consecutivos com diagnóstico inicial de hematoma subdural crônico (HSDCr) submetidos a tratamento cirúrgico em hospital terciário de São Paulo nos últimos 14 anos.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo descritivo, no qual foram analisados os prontuários de todos os pacientes com diagnóstico de HSDCr submetidos a tratamento cirúrgico, no período de 2000 a 2014.

RESULTADOS:

A amostra final consistiu em 500 pacientes com diagnóstico de HSDCr — foram excluídos 95 pacientes com diagnóstico de higroma cístico —, dos quais 27 sujeitos apresentaram recidiva do quadro (5,4%). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nas recidivas quando os casos foram estratificados por gênero, lateralidade do primeiro episódio ou procedimento cirúrgico executado no primeiro episódio (trepanação vs. craniotomia). Foi possível demonstrar um fator protetor relacionado à idade, analisado como variável contínua, no que diz respeito à recidiva do HSDCr, com menor taxa de recidiva com o avançar desta

CONCLUSÕES:

Os resultados indicam que, dentre os fatores possivelmente associados à recidiva, apenas a idade se apresentou como fator protetor com significância estatística. O fato de não ser demonstrada diferença significativa entre os pacientes submetidos a tratamentos cirúrgicos por trepanação ou por craniotomia favorece o uso preferencial da trepanação como procedimento de escolha, em virtude de apresentar execução rápida e menos complexa.

PALAVRAS-CHAVE:
Hematoma subdural crônico; Neurocirurgia; Hemorragias intracranianas; Recidiva; Procedimentos cirúrgicos operatórios

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br