Acessibilidade / Reportar erro

TEP versus Lichtenstein, which one to choose? A retrospective cohort study

RESUMO

OBJETIVOS

As técnicas de hernioplastia inguinal foram melhoradas desde a primeira hernioplastia. Técnicas livres de tensão que aplicam materiais de malha sintética, como na abordagem de Lichtenstein, são o padrão ouro. A hernioplastia laparoscópica é a alternativa mais forte ao Lichtenstein. A superioridade da hernioplastia laparoscópica sobre o Lichtenstein é um dos principais temas debatidos. Neste estudo, procuramos encontrar uma conclusão para esse debate comparando nossas experiências totalmente extraperitoneais (TEP) com as experiências de Lichtenstein.

MÉTODOS

Pacientes submetidos à hernioplastia inguinal no Gulhane Training and Research Hospital de 2013 a 2018 foram incluídos neste estudo de coorte retrospectivo. A amostra incluiu 96 pacientes TEP e 90 pacientes Lichtenstein para um total de 186 pacientes. As variáveis avaliadas foram tempo de internação, escore da escala analógica visual precoce no pós-operatório, dor crônica, parestesia, recidiva e complicações pós-operatórias precoces. Os dados foram coletados dos prontuários e do questionário por telefone, se necessário. A análise dos dados foi realizada pelo SPSS v20, utilizando os testes qui-quadrado, exato de Fisher e U de Mann-Whitney.

RESULTADOS

As razões homem/mulher foram semelhantes entre os grupos TEP e Lichtenstein. Não houve diferença na média de idade entre os grupos (p=0,1). A permanência hospitalar foi menor (p=0,1) e a escala visual analógica precoce foi menor no grupo TEP (p=0,003). Dor crônica, parestesia, recorrência e complicações pós-operatórias imediatas (hematoma, seroma, infecção da ferida) foram semelhantes.

CONCLUSÕES

O TEP é superior ao Lichtenstein, com menor tempo de internação e menores taxas de dor pós-operatória precoce. Nenhuma diferença entre as duas técnicas foi encontrada para dor crônica. Acreditamos que a abordagem de hernioplastia laparoscópica pode ser a melhor técnica alternativa para correção de hérnia inguinal.

Herniorrafia; Laparoscopia; Hérnia inguinal/cirurgia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br