Acessibilidade / Reportar erro

Endoscopic full-thickness resection for gastric gastrointestinal stromal tumor originating from the muscularis propria

RESUMO

OBJETIVO:

Este estudo revisou retrospectivamente 46 casos de tumores gástricos estromáticos gastrointestinais tratados por microcirurgia endoluminal endoscópica de ressecção completa (EFR) em nosso centro de endoscopia gastrointestinal. Pretendemos avaliar a EFR para o tratamento de tumores gastrointestinais estromáticos originários da muscularis própria.

MÉTODOS:

Um total de 46 pacientes com tumores gástricos estromáticos gastrointestinais originários da camada muscular própria, de janeiro de 2012 a junho de 2015, foi tratado com EFR. Os pacientes foram acompanhados com gastroscópio e tomografia computadorizada (TC) para avaliação de efeitos terapêuticos e segurança.

RESULTADOS:

A EFR foi realizada com sucesso para remover todos os tumores em 46 pacientes. O tempo médio de procedimento foi de 82,5±39,8 min (56-188 min). Exceto em três leiomiomas, exame patológico confirmou tumor estromal gastrointestinal (Gist) em 43 casos. Em nenhum paciente ocorreu sangramento, peritonite e outras complicações após EFR. Posteriormente, todos os pacientes foram acompanhados com gastroscópio após um, seis e 12 meses.

CONCLUSÕES:

A EFR é eficaz e segura para pacientes com tumores gastrointestinais originários da camada muscular própria e tem a vantagem de ser um tratamento menos invasivo e com maior taxa de ressecção tumoral. Deve ser considerada para posterior aplicação.

PALAVRAS-CHAVE:
Neoplasias gastrointestinais; Tumores do estroma gastrointestinal; Neoplasias de tecido conjuntivo; Células estromais; Gastrectomia; Gastroscopia; Laparoscopia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br