Resumo
Objetivo:
verificar a efetividade do uso de recursos audiovisuais para orientação pré-operatória de revascularização do miocárdio sobre o conhecimento a respeito do procedimento, quando comparado à orientação usual.
Método:
ensaio clínico randomizado. Os pacientes do grupo intervenção (GI) receberam, na véspera da cirurgia, orientações audiovisuais à beira do leito, através de um vídeo explicativo e diapositivos, enquanto o grupo controle (GC) recebeu orientações de rotina da unidade. A randomização foi oculta e a análise do conhecimento foi cegada em relação ao grupo. A análise foi realizada por intenção de tratar.
Resultados:
foram incluídos 90 pacientes, 45 em cada grupo; 27,8% dos pacientes incluídos apresentavam ensino fundamental incompleto. Não houve diferenças entre os grupos na linha de base. Após a orientação, o GI apresentou 7,20 (±1,56) acertos, enquanto o GC teve uma média de 2,71 (±1,96) acertos (p<0,001). O "bloco cirúrgico" foi o tópico que obteve o menor percentual de acertos no GC (6,7%), quando comparado ao GI, com 68,9% de acertos. A questão sobre a "unidade de pós-operatório" foi a mais acertada pelo GI, representando 93,3% de acertos, enquanto o GC teve apenas 22,2% de acertos. O tópico "suporte ventilatório" apresentou baixo percentual de acertos em ambos os grupos, 60% no GI e 17,8% no GC.
Conclusão:
orientações realizadas com recursos audiovisuais são mais efetivas para retenção do conhecimento quando comparadas a orientações verbais.
Palavras-chave:
cirurgia torácica; cuidados pré-operatórios; orientação; mídia audiovisual