Acessibilidade / Reportar erro

Differentiation between stercoral perforation and colorectal cancer perforation

RESUMO

OBJETIVO:

Determinar os sinais de CT associados à perfuração estercoral e perfuração do câncer colorretal.

MÉTODOS:

De maio de 2003 a fevereiro de 2015, todos os pacientes cirurgicamente e patologicamente confirmados com perfuração estercoral (n = 8, idade média de 68,3 anos) ou perfuração de câncer de cólon (n = 11, idade média de 66,3 anos) foram revisados retrospectivamente por dois radiologistas certificados por placa cegados ao diagnóstico comprovado. Os seguintes achados CT foram avaliados e gravados para cada paciente: espessura da parede do cólon distal adjacente ao local da perfuração, padrão de espessamento e realce da parede do cólon, comprimento da parede intestinal espessada, presença de fecaloma, grau de dilatação do cólon proximal e inflamação pericolônica ou presença de abscesso pericolônico e número de linfonodos pericolônicos aumentados. Esses achados foram correlacionados com o diagnóstico patológico.

RESULTADOS:

A espessura média da parede colônica distal adjacente ao local de perfuração foi de 13,6 mm em pacientes com perfuração de câncer colorretal e 5,1 mm com perfuração estercoral, que foi estatisticamente diferente. Houve uma correlação significativa entre a perfuração do câncer colorretal e o espessamento da parede excêntrica (p < 0,01). Os achados de CT de espessamento de parede aprimorada em camadas (p < 0,01) e presença de fecaloma no cólon proximal (p < 0,01) foram achados significativos para perfuração estercoral. Os pacientes com câncer colorretal apresentaram mais linfonodos pericolônicos (média 2,27, p < 0,05).

CONCLUSÃO:

O fecaloma no cólon proximal e o espessamento da parede que aumenta a camada adjacente ao local da perfuração são provavelmente devidos à perfuração estereocálica. O espessamento da parede intestinal excêntrica na porção distal do local da perfuração com muitos gânglios linfáticos pericolônicos aumentados é provavelmente a perfuração do câncer colorretal.

PALAVRAS-CHAVE:
Impacção fecal; Neoplasias colorretais; Colite isquêmica; Perfuração intestinal

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br