Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

PALAVRAS DA DIRETORA

A responsabilidade social é uma questão estratégica? — uma abordagem crítica, por meio de uma análise histórica interdisciplinar, mostra que a abordagem contemporânea mais conhecida de responsabilidade social empresarial (RSE) e a área de estratégia dividem uma mesma diretriz problemática: a legitimação das grandes empresas e o desprezo pela dimensão pública e pelo Estado.

Consultoria externa em reforma do Estado tem função técnica ou estratégica?

— Um estudo de caso desbrava o campo da consultoria organizacional externa em programas de reforma do Estado, buscando entender qual foi sua função

(técnica ou estratégica) no Programa Estadual de Desestatização da Reforma do Estado de Pernambuco, especialmente nos casos da Central de Abastecimento do Recife (Ceasa) e do Centro de Convenções (Cecon), ocorridos no período 1999/2000.

Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia aprofunda o debate, no âmbito da ciência da administração pública, sob o enfoque da administração pública comparada, sobre a evolução e os problemas recentes na gestão da administração pública no Brasil, EUA e União Européia.

Democracia deliberativa: leitura crítica do caso CDES à luz da teoria do discurso verifica a dimensão e efetividade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) enquanto espaço democrático, considerando, espe cialmente, em que medida é possível a aproximação entre o ideal democrático e a concretização da prática democrática.

Participação no gerenciamento de bacia hidrográfica: o caso do Comitê Lago Guaíba examina o processo participativo no comitê, identificando os membros atuantes, caracterizando o papel da sociedade no planejamento e analisando as práticas adotadas a partir de referências teóricas sobre participação.

Mundos pequenos, produção acadêmica e grafos de colaboração: um estudo de caso dos Enanpads investiga como são formadas as estruturas das redes sociais de colaboração entre diversos autores, as quais amparam a divulgação, a validação e o surgimento de novas áreas de pesquisa nos meios acadêmicos.

Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no estado do Rio de Janeiro avalia a eficiência dos gastos públicos nos municípios fluminenses no período 1999/2000, mediante a aplicação da análise envoltória de dados. Trabalha-se com os indicadores sociais e de gastos municipais das áreas de educação e cultura e de saúde e saneamento. Destacam-se como exemplos de exercício de "boas práticas" os municípios de São Gonçalo, Japeri, Queimados, Cantagalo, São João de Meriti e Resende.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Abr 2008
  • Data do Fascículo
    Fev 2008
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br