Acessibilidade / Reportar erro

A INSERÇÃO DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS DA CADEIA FLORESTAL

RESUMO

A crescente demanda por produtos florestais e o aumento do interesse mundial por esses mercados gera a necessidade de se estudar o comportamento e definir o papel do Brasil diante de outros países competitivos do setor. Neste cenário, o objetivo deste artigo é analisar o comércio internacional de produtos da cadeia florestal no período de 2000 a 2014. Para isto, utilizaram-se indicadores de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR) e Desvantagens Comparativas Reveladas (DCR), analisando-os a partir da matriz do Índice de Aquino, e também por meio da análise intraindustrial e interindustrial com o uso do Índice de Grubel-Lloyd. Os resultados apontam que o Brasil possui VCR em alguns dos segmentos avaliados, como nos setores de biomassa florestal energética; painéis, pisos e obras de madeira; e celulose. Para a categoria madeira, o Brasil é pouco dependente de importações, e para o item papel ainda existe uma grande dependência relativa dos mercados externos.

Palavras-Chave:
Vantagem Comparativa; Comércio intraindustrial; Economia florestal

Sociedade de Investigações Florestais Universidade Federal de Viçosa, CEP: 36570-900 - Viçosa - Minas Gerais - Brazil, Tel: (55 31) 3612-3959 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rarvore@sif.org.br