Acessibilidade / Reportar erro

O papel de uma nova sequência de ressonância magnética na avaliação do esqueleto fetal: um estudo piloto

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi demonstrar o papel da ressonância magnética (RM) incluindo uma nova sequência chamada de volumetric interpolated breath-hold examination (VIBE)) modificada que permita a reconstrução tridimensional para avaliação do esqueleto fetal.

Materiais e Métodos:

Foram analisadas 22 mulheres grávidas portando fetos com anomalias congênitas, não exclusivamente esqueléticas, as quais foram observadas em exame de ultrassonografia prévia. Para a aquisição das imagens de RM utilizou-se aparelho 1,5 T com a sequência VIBE modificada, ponderada em T2. Reconstruções tridimensionais foram feitas, manualmente, no próprio aparelho ou em uma estação de trabalho pen tablet interativo.

Resultados:

Foi possível demonstrar a reconstrução tridimensional do esqueleto fetal por RM, com base em uma aquisição volumétrica da sequência VIBE modificada em todos os exames de RM do esqueleto fetal.

Conclusão:

Uma avaliação detalhada do esqueleto fetal pelas reconstruções tridimensionais realizadas após a aquisição da imagem usando sequência de RM VIBE modificada permitiu uma avaliação completa do esqueleto fetal, entretanto, as melhorias nessas sequências devem ser o foco de estudos futuros.

Unitermos:
Feto; Doenças do desenvolvimento ósseo; Ressonância magnética

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br