Acessibilidade / Reportar erro

Osteocondromatose sinovial no ombro: achados por métodos de imagem* * Trabalho realizado no Hospital São Vicente - Funef, Curitiba, PR, Brasil.

Osteocondromatose sinovial é uma afecção benigna caracterizada por proliferação e metaplasia sinovial, com formação de nódulos cartilaginosos ou osteocartilaginosos no interior de uma articulação, bursa ou bainha tendinosa. A osteocondromatose sinovial no ombro pode ocorrer no interior da articulação glenoumeral e seus recessos (incluindo a bainha do tendão da cabeça longa do bíceps) e na bursa subacrômio-deltoidiana. Esta doença pode ser identificada por radiografia, ultrassom ou ressonância magnética, apresentando aspectos característicos em cada um destes métodos. Na radiografia comumente encontramos calcificações anelares do tipo cartilaginoso e aumento de volume das partes moles periarticulares com erosões das margens articulares. No ultrassom os nódulos cartilaginosos apresentam-se hipoecogênicos, e quando calcificados aumentam progressivamente a sua ecogenicidade, até a formação de sombra acústica posterior quando ossificados. A ressonância magnética, além de identificar os nódulos cartilaginosos, também é capaz de mostrar o grau de proliferação sinovial. O objetivo deste trabalho é demonstrar os aspectos de imagem desta doença no ombro.

Synovial chondromatosis; Image findings; Shoulder


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br