Acessibilidade / Reportar erro

Coleções na bolsa testicular: ensaio iconográfico correlacionando achados ultrassonográficos com a ressonância magnética* * Trabalho realizado no Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, e na Central de Diagnóstico Ribeirão Preto (Cedirp), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

O objetivo deste trabalho é descrever coleções na bolsa testicular vistas na ultrassonografia e na ressonância magnética. São descritas as principais características da hidrocele, hematocele e piocele, assim como as causas mais comuns, manifestações clínicas e doenças associadas, com uma breve revisão da embriologia e anatomia da bolsa testicular. Coleções são achados frequentes na avaliação da bolsa testicular, muitas vezes realizada em caráter de urgência, e podem ser diferenciadas por meio de exames de imagem. Com a consolidação da ressonância magnética como exame de escolha em complemento à ultrassonografia, são também descritas as características das coleções escrotais na ressonância magnética, além das indicações para a sua realização.

Testículo; Hidrocele testicular; Hematocele; Abscesso; Ultrassonografia; Ressonância magnética


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br