Acessibilidade / Reportar erro

A análise estatística do risco relativo entre a percepção corporal e o interesse em realizar cirurgias plásticas

▪ RESUMO

Introdução:

A maior exposição nas mídias sociais gerou uma maior autoavaliação e a consequente busca pela aparência ideal. Dessa forma, a motivação de utilizar métodos cirúrgicos para melhora da aparência física cresce exponencialmente.

Métodos:

Foram distribuídos 3 questionários para 64 alunos: “Body Shape Questionnaire” (BSQ), “Escala de Investimento Corporal” (EIC) e “Questionário de interesse em cirurgias plásticas futuras” (QICPF). A partir da tabulação dos dados, foi realizada a análise estatística quantitativa por meio do teste qui-quadrado e risco relativo, para estudo objetivo e cruzado dos questionários.

Resultados:

O BSQ médio foi de 98,04, a relação de maior pontuação nesse questionário com QIRCP apresentou Risco Relativo (RR=2,41 e p=0,002). A média do EIC foi de 91 e, quando relacionado com QIRCP, não se apresentou estatisticamente relevante (RR=0,94 e p=0,83). Quanto à pergunta objetiva de satisfação corporal e o QIRCP, nota-se que a maior insatisfação corporal é fator de risco para querer realizar mais cirurgias plásticas (RR=1,94 e p=0,003) e as mulheres apresentamse como o gênero de maior interesse (RR=3,01 e p=0,01).

Conclusões:

A análise estatística para a população estudada sugere que BSQ elevado, insatisfação corporal e mulheres apresentam maior interesse em realizar cirurgia plástica.

Descritores:
Estética; Aparência física; Cirurgia plástica; Índice de massa corporal; Satisfação pessoal; Bullying; Sobrepeso; Imagem corporal.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br