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PARA ALÉM DO ‘TRÂNSFUGA DE CLASSE’ A socialização plural em narrativas da primeira geração de formados no ensino superior

BEYOND THE “CLASS DEFECTOR: PLURAL SOCIALIZATION IN FIRST-GENERATION HIGHER EDUCATION STUDENT NARRATIVES

AU-DELÀ DU «TRANSFUGE DE CLASSE»: LA SOCIALISATION PLURIELLE DANS LES RÉCITS D’ÉTUDIANTS DE PREMIÈRE GÉNÉRATION

Trajetórias educacionais longevas de pessoas oriundas das camadas populares são objetos frequentes de reflexão sociológica. Pesquisas relevantes permitiram o avanço do conhecimento quanto às práticas que favorecem a emergência de alguns desses casos improváveis. O presente artigo aborda esta temática a partir de dados obtidos através de entrevistas em profundidade realizadas com 25 pessoas de origem popular, que representam a primeira geração de suas famílias a cursar o ensino superior. O objetivo é problematizar a imagem comumente atribuída a estas trajetórias, a qual usualmente ressalta o sofrimento, o sentimento de não pertencimento e a ruptura cultural com o meio de origem. Argumenta-se, aqui, que a construção de tal imagem é influenciada pela mobilização do conceito de trânsfuga de classe. Por meio da análise empírica, questiona-se a aplicação de tal conceito em favor de interpretações que considerem não apenas as diversas referências culturais a que estes indivíduos estão potencialmente sujeitos, mas também aquelas que os considerem atores sociais competentes para a leitura de diferentes contextos sociais.

Palavras-chave:
primeira geração de formados; trânsfuga de classe; socialização plural


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