Acessibilidade / Reportar erro

A Proposta de Lei da Extradição de Hong Kong revisitada, a Lei da Segurança Nacional e a ironia da proteção de direitos humanos em “um país, dois sistemas”

Resumo

O presente artigo incide sobre dois recentes acontecimentos que agitaram a Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China. Além de analisar as principais características da falhada Proposta de Lei da Extradição de Hong Kong e de contrastá-las com as da Lei da Segurança Nacional subsequentemente aprovada pela República Popular da China, o artigo avalia se as disposições do segundo instrumento jurídico se encontram em conformidade com as políticas fundamentais para HK acordadas em 1984 entre o Reino Unido e a China. O artigo conclui que, ironicamente, a Proposta de Lei da Extradição respeitava em grande medida aquelas políticas e os direitos humanos nelas ínsitos, o que não acontece com a Lei da Segurança Nacional.

Palavras-chave
Proposta de Lei da Extradição; Hong Kong; Lei da Segurança Nacional; República Popular da China; Direitos Humanos; “Um País, Dois Sistemas”

Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal Av. Praia de Belas, 1212 - conj 1022 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS / Brasil. CEP 90110-000., +55 (51) 3406-1478 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@ibraspp.com.br