RESUMO
A introdução de novas tecnologias a bordo das máquinas agrícolas é constante, para maior desempenho energético e eficiência operacional. Recentemente, sistemas de gerenciamento eletrônico são capazes de realizar a seleção da marcha e rotação do motor automaticamente, visando o menor consumo horário de combustível. O objetivo do experimento foi avaliar a eficiência energética e operacional do trator agrícola com gerenciamento automático da transmissão e rotação do motor, submetido a tração de diferentes cargas. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizado, em faixas de 50 m, com dois fatores: o sistema de gerenciamento automático da transmissão e rotação do motor (com e sem) e três cargas diferentes aplicadas na barra de tração, com quatro repetições. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e ao teste de Tukey. O sistema de gerenciamento automático da transmissão e rotação do motor proporcionou redução de 20% no patinamento, aumento de 10% na velocidade operacional e economia de 28% no consumo horário de combustível.
Palavras-chave:
marcha; caixa de câmbio; Software de gestão da produtividade