Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 25, Número: 9, Publicado: 2021
  • Estimativa da evapotranspiração de referência por diferentes métodos para o setor sucroenergético da Colômbia Articles

    Mendoza C., Christian J.; Peña Q., Andrés J.

    Resumo em Português:

    RESUMO No Centro de Pesquisa de Cana-de-açúcar da Colômbia (CENICAÑA), o uso eficiente da água é praticado sempre com base na estimativa da evapotranspiração de referência. Dessa forma, o Tanque Classe A sempre foi utilizado como forma de estimar a evapotranspiração de referência, sendo, portanto, uma estimativa mais precisa dessa importante variável no processo de gerenciamento dos recursos hídricos. Nesse sentido, o objetivo foi avaliar diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração de referência para a região de influência da estação climatológica da estação experimental da CENICAÑA, comparando com o método do Tanque Classe A, tradicionalmente utilizado no CENICAÑA, e Penman-Monteith FAO 56 (padrão). Foi utilizada a série histórica de 01/01/1994 a 31/12/2014 com as variáveis ​​climáticas de temperaturas máxima, média e mínima, umidade relativa média do ar, radiação solar e velocidade do vento a 10 m. Os coeficientes de Willmott, indice de confiança (c) e a raiz quadrada do erro quadrático médio foram utilizados na avaliação do desempenho. Na comparação com o método Penman-Monteith FAO 56, todos os métodos apresentaram desempenho abaixo do mínimo exigido, c = 0,400. Quando todos os métodos foram comparados ao método usado no CENICAÑA (Tanque Classe A), apenas o Penman-Monteith FAO 56 apresentou desempenho classificado como bom, c = 0,689.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Improving the estimating reference evapotranspiration could potentially enhance the efficiency of sugarcane water use. Reference evapotranspiration based on method used in CENICAÑA are underestimated compared to Penman-Monteith method. High variability in the reference evapotranspiration values. It is necessary to use a field reference method, lysimeter.
  • Otimização da produtividade de grãos na Planície de Reeds no contexto da variabilidade climática Articles

    Dang, T. A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A Planície de Reeds é uma grande planície de inundação no Delta do Mekong, onde os desastres naturais aumentaram drasticamente, como secas, chuvas fora de temporada e inundações, levando ao declínio na produtividade das colheitas. O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos adversos dos fatores climáticos (ICF) na produtividade de grãos das principais culturas na Planície de Reeds para definir o período de cultivo adequado (SCP) para áreas de cultivo de arroz, como uma solução de adaptação para minimizar os impactos adversos dos fatores climáticos. Para realizar esta pesquisa, um modelo de cultura foi aplicado para definir os períodos de cultivo adequados com base na simulação da produtividade de grãos de cada cultura de arroz. Quando os períodos de cultivo adequados foram implantados, a produtividade de grãos de todas as safras simuladas melhorou significativamente em comparação com os períodos de cultivo atuais (linha de base), os quais, para os principais cultivos na Planície de Reeds, não são mais adequados para as atuais condições climáticas, que foram profundamente afetadas pela variabilidade climática nos últimos anos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Crop yield areas expected to decline under the adverse effects of climate factors. Applying suitable cultivation periods (SCPs) may help improve crop yields. SCPs create higher potential grain yields compared to the baseline.
  • Correlação e coeficiente de trilha de características fenológicas, componentes de rendimento e de qualidade em trigo Articles

    Semnaninejad, Hamideh; Nourmohammadi, Ghorban; Rameeh, Valiollah; Cherati, Ali

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo foi conduzido para caracterizar características fenológicas, componentes do produção e características de qualidade que afetam o rendimento de grãos do trigo. Três genótipos de trigo foram avaliados em três épocas de plantio (20/11, 05/12 e 20/12) e em quatro densidades de semeadura (PS) de 300, 350, 400 e 450 sementes por m2 por dois anos. As análises multivariadas foram realizadas com base nos efeitos de interação dos valores médios da data de plantio e PS, data de plantio e genótipo (PG), e PS e valores médios de genótipo (SG). Os resultados da análise de correlação mostraram que o rendimento de grãos foi significativamente e positivamente correlacionado com o rendimento de biomassa (0,91**), dias para ‘spiking’ (0,81**), dias para antese (0,83**) e dias para maturidade (0,57*) para PS; com rendimento de biomassa (0,94**), dias para ‘spiking’ (0,87**), dias para antese (0,75*) e índice de colheita (0,83**) para PG; com índice de glúten (0,73**), índice de colheita (0,68*) e peso de 1000 grãos para SG. A análise de trilha revelou que rendimento de biomassa para PS e PG, índice de colheita para PS e PG, e o índice de glúten para SG exibiram o maior efeito direto positivo. A análise de regressão ‘stepwise’ também revelou importante efeito do índice de colheita de rendimento de biomassa e dias até a maturidade para melhorar o rendimento de grãos em diferentes condições agronômicas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The results showed that with certain genotypes, different criteria should be considered for grain yield improvement in different conditions. The highest grain yield was obtained for 350 and 400 (seeds per m2) across all planting dates and genotypes. The delay in planting reduced most traits expected protein concentration and gluten index.
  • Evapotranspiração real e fatores de resposta do feijão-caupi nas condições edafoclimáticas Amazônica Articles

    Moura, Vandeilson B.; Farias, Vivian D. da S.; Nunes, Hildo G. G. C.; Sousa, Denis de P.; Ferreira, Denilson P.; Souza, Paulo J. de O. P. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Devido à sensibilidade do feijão-caupi ao déficit hídrico no período de estiagem no ambiente amazônico, surge a necessidade de estudos relacionados com a gestão da água e otimização da produção anual por área. Assim, objetivou-se estimar a evapotranspiração da cultura (ETc) e a evapotranspiração real (ETr) e avaliar o efeito de distintas lâminas de irrigação sobre o fator de resposta da produção (Ky) e da biomassa seca (Kss) do feijão-caupi cultivar BR3-Tracuateua nas condições edafoclimáticas da região amazônica. O experimento foi realizado em blocos ao acaso, com seis repetições e quatro tratamentos: T1 (100% ETc), T2 (50% ETc), T3 (25% ETc) e T4 (0% ETc), iniciados na fase reprodutiva com sistema de irrigação por gotejamento. A evapotranspiração total do feijão-caupi cultivar BR3-Tracuateua foi de 337.5, 284.35, 258.62 e 219.82 mm com consumo médio de 4.6, 3.90, 3.54 e 3.01 mm d-1 para T1, T2, T3 e T4, respectivamente. A fase de emergência apresentou evaporação de 5.19 mm d-1 e as fases reprodutiva, vegetativa e senescência ETc média de 4.87, 4.84 e 3.32 mm d-1, respectivamente. O estádio de floração obteve maior demanda hídrica (5.88 mm d-1). Houve diferença significativa na produtividade entre todos os tratamentos com quedas no rendimento dos grãos de 18.91, 33.12 e 57.17% para T2, T3 e T4 com Ky de 1.48 e Kss de 2.03, 1.08 e 0.87 para os estádios de floração, enchimento de grãos e maturação fisiológica, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: For the cowpea cultivar BR3-Tracuateua, the phenological stage with the greatest water demand was the flowering stage. The flowering phenological stage showed the highest sensitivity to water deficit, with a response factor of dry biomass of 2.03. Cowpea BR3-Tracuateua showed high sensitivity to water deficit, with a Ky of 1.48.
  • Relação entre radiação fotossinteticamente ativa e radiação global em Petrolina e Brasília, Brasil Articles

    Custódio, Lady L. M.; Silva, Bernardo B. da; Santos, Carlos A. C. dos

    Resumo em Português:

    RESUMO A radiação fotossinteticamente ativa (PAR) compreende a faixa espectral da radiação solar global (Rs) que tem grande relação com a produtividade da vegetação. O objetivo neste estudo foi avaliar a relação entre PAR e Rs nas cidades de Petrolina, PE, e Brasília, DF, Brasil, com dados medidos no ano de 2011 e 2013 em duas estações do Sistema Nacional de Organização de Dados Ambientais localizadas em Petrolina, PE, e Brasília, DF, Brasil, e para avaliar os modelos obtidos foram utilizadas as medições de 2014. A PAR, em valores instantâneos (µmol m-2 s-1), pode ser estimada como 2,31 vezes a Rs (W m-2) medida em Petrolina, enquanto para valores diários a PAR (MJ m-2) é 50% da Rs (MJ m-2). Já em Brasília, a PAR (µmol m-2 s-1) é 2,05 vezes a Rs (W m-2) e, em valores diários, igual a 44% da Rs (MJ m-2). A variabilidade da razão PAR/Rs seguiu as variações locais do índice de claridade (Kt) e Rs. Com base nos índices estatísticos erro absoluto médio, erro relativo médio e raiz do erro médio quadrático, os modelos apresentaram adequado desempenho, podendo ser utilizados para estimar a PAR.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Photosynthetically active radiation (PAR) estimates, used in photosynthesis, have become essential with climate change. PAR can be related to global radiation and varies with local weather conditions. In Petrolina and Brasília, the variation of PAR is associated, mainly with cloudiness.
  • Tolerância do tomateiro à salinidade quando fertigado com diferentes proporções de K+/Ca2+ em ambiente protegido Articles

    Oliveira, Francisco de A. de; Paiva, Francisco I. G.; Medeiros, José F. de; Melo, Mikhael R. de S.; Oliveira, Mychelle K. T. de; Silvas, Ricardo C. P. da

    Resumo em Português:

    RESUMO Adequada nutrição potássica e cálcica é uma estratégia para reduzir o estresse salino sobre o tomateiro, pois reduz o desbalanço nutricional nas plantas. Com o objetivo de avaliar a produção do tomate utilizando irrigação com águas salinas, e fertigação com diferentes proporções potássio-cálcio, realizou-se um experimento em ambiente protegido em Mossoró, RN. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em combinações de quatro condutividade elétricas da solução nutritiva (ECns) (1,75; 3,25; 4,75 e 6,25 dS m-1) com cinco proporções iônicas (m/m) de potássio e cálcio (F1 = 2.43:1; F2 = 2.03:1; F3 = 1.62:1; F4 = 1.30:1 and F5 = 1.08:1). As variáveis resposta foram: número de frutos, peso médio de fruto, produção de frutos por planta e produção relativa. Foi possível identificar resultados de produção satisfatórios quando se usa uma maior salinidade. O uso de fertigação com baixas proporções K+/Ca2+ potencializa o efeito da salinidade sobre a cultura do tomateiro.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Cultivation of tomato in coconut fiber promotes greater tolerance to salinity. Higher doses of potassium and calcium increase salt stress in tomato fertigated with saline nutrient solutions. Adequate nutritional management with Ca2+ and K+ allows the use of saline water in tomatoes grown in coconut fiber.
  • Manejo eficiente da irrigação em cultivo de cana-de-açúcar em solo salino Articles

    Simões, Welson L.; Oliveira, Anderson R. de; Salviano, Alessandra M.; Silva, Jucicléia S. da; Calgaro, Marcelo; Guimarães, Miguel J. M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se neste estudo avaliar a influência da fração de lixiviação nas características biométricas, produtivas e na qualidade tecnológica do caldo de variedades de cana-de-açúcar cultivadas em solo salino no Semiárido brasileiro. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições, em esquema fatorial 2 × 3 × 3, sendo dois ciclos de cultivo da cana-de-açúcar: cana planta e cana soca; três variedades de cana-de-açúcar: RB72454, SP943206 e VAT90212; e, três frações de lixiviação da água de irrigação: 0; 9,1; e 16,6%. Avaliou-se número de folhas vivas, número de entrenós, área foliar, diâmetro do colmo, altura da planta, número de perfilhos, produtividade, teor de sólidos solúveis totais (°Brix), porcentagem de fibra industrial, pureza do caldo, Pol% do caldo, Pol% da cana e açúcar total recuperável. Ao final dos dois ciclos da cultura foi determinada a eficiência do uso de água. As variedades SP943206 e VAT90212 demonstraram maior produtividade sob fração de lixiviação da água de irrigação de 9,1% nos dois ciclos e maiores eficiência do uso de água foram observadas na variedade VAT90212. A aplicação de frações de lixiviação para reduzir a salinidade do solo não proporciona alterações na qualidade tecnológica das variedades RB72454, SP943206 e VAT90212 de cana-de-açúcar.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Biometric and production characteristics of sugarcane varieties under saline conditions were influenced by leaching fraction. Irrigation water depths equivalent to 110 and 120% of ETc do not influence the technological quality of sugarcane varieties. The leaching fraction using 110% of ETc increased water use efficiency to varieties SP943206 and VAT90212.
  • Rendimento de palma forrageira ‘Gigante’ cultivada sob doses e intervalos de aplicação de biofertilizante Articles

    Fonseca, Varley A.; Rodrigues, Carlindo S.; Alvarenga, Rodrigo R.; Santos, Delfran B. dos; Bebé, Felizarda V.; Pina, Douglas S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A restrição hídrica associada ao elevado custo de fertilizantes, bem como, a necessidade de produzir forragem na região semiárida faz com que estudos utilizando biofertilizantes na produção de palma forrageira tendam a se tornarem impactantes. Objetivou-se com o presente estudo avaliar as características morfométricas e o rendimento de palma forrageira ‘Gigante’ cultivada sob doses e intervalos de aplicação de biofertilizante de esterco bovino. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, no esquema fatorial 2 × 5, sendo dois intervalos de aplicação de biofertilizante (14 e 21 dias) e cinco doses de biofertilizante (0, 15, 30, 45 e 60 m3 ha-1). Foram utilizadas três repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta, número de cladódios, comprimento, largura e índice de área de cladódio, percentagem de matéria seca, produtividade de biomassa verde e seca. A utilização de 60 m3 ha-1 de biofertilizante de esterco bovino liquido incrementa o rendimento da palma forrageira ‘Gigante’. A aplicação de 60 m3 ha-1 de biofertilizante no intervalo de 14 dias incrementa o rendimento da palma forrageira ‘Gigante’.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Application of biofertilizer prepared from cattle manure influences cactus pear yield. Higher doses of biofertilizer promote a reduction in the dry matter content of cactus pear cv. Gigante. Reduction of plant dry matter percentage and increase in dry biomass yield are due to the increase in green biomass yield.
  • Respostas biométricas da cana-de-açúcar sob altas doses de vinhaça Articles

    Costa, Monalisa S.; Rolim, Mário M.; Silva, Gerônimo F. da; Simões Neto, Djalma E.; Santos Júnior, José A.; Silva, Ênio F. de F. e

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso da vinhaça como fertilizante no cultivo da cana-de-açúcar é uma boa opção para melhorar o desenvolvimento da cultura devido seu aporte nutricional, destinar adequadamente o subproduto e diminuir os custos de plantio; no entanto, no campo, o controle da quantidade de vinhaça aplicada pode ser difícil, interferindo no desenvolvimento da cana-de-açúcar. Com isso, objetivou-se neste estudo avaliar altas doses de vinhaça em relação às respostas biométricas no crescimento inicial da cana planta. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualisado, com tratamentos compostos por cinco doses de vinhaça (0, 150, 300, 600 e 1200 m3 ha-1), com seis repetições, exceto D0 com três repetições, e uma dose de adubo mineral com 70 kg ha-1 de N, 120 kg ha-1 de P2O5 e 90 kg ha-1 de K2O, com três repetições. As variáveis biométricas foram avaliadas seguindo a sequência: número de perfilhos dos 60 aos 150 dias após plantio (DAP), altura de planta e número de folhas verdes e secas dos 90 aos 210 DAP, e diâmetro do colmo, área foliar e biomassa fresca e seca da raiz e parte aérea aos 210 DAP. A vinhaça aumentou a produção de biomassa através do número de perfilhos e do número de folhas em comparação ao adubo mineral, proporcionando maior crescimento até a dose 600 m3 ha-1. A dose de vinhaça de 1200 m3 ha-1 diminuiu a altura de planta.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of 600 and 1200 m3 ha-1 of vinasse in sugarcane cultivation contributes to greater biomass production. The use of high doses of vinasse can impact the environment. Application of 1200 m3 ha-1 of vinasse negatively affects the production of sugarcane in terms of alcohol and sugar.
  • Eficiência produtiva do feijão-caupi “BRS Pujante” usando irrigação com Kc único e dual Articles

    Nunes, Ericlis D. da S.; Sousa, José S. C. de; Brito, Marcos E. B.; Silva, William C. da; Rodrigues, Edjane G.; Cordeiro Junior, José J. F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se avaliar a eficiência produtiva do feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) ‘BRS Pujante’ a partir do manejo climatológico de irrigação usando Kc único e dual. O estudo foi conduzido em delineamento experimental de blocos casualizados com dois tratamentos (coeficiente de cultivo único e dual) e 12 repetições. Avaliou-se o teor de clorofila a, b e total, a tensão matricial do solo, o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem, o peso médio de 100 grãos, a produtividade total de grãos e a eficiência no uso da água. Os manejos com Kc único e dual não interferiram nos pigmentos clorofilianos. O Kc único proporcionou valores de tensão mais próximos a zero durante os estágios III e IV de desenvolvimento do feijão-Caupi. Observou-se diferença significativa apenas para o peso médio de 100 grãos, com superioridade para manejo com uso do Kc dual. O uso de 360,8 mm de lâmina de irrigação com o Kc único, proporcionou economia de 9,3% no uso da água quando comparado com o Kc dual, sem afetar significativamente a produtividade. É possível usar o manejo de irrigação com Kc único para as fases I e II do feijão-caupi ‘BRS Pujante’, e o Kc dual para as fases III e IV.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The highest water consumption at cowpea occur in 3rd stage. Chlorophyll indices are not altered by the use of different types of Kc. The use of dual Kc can optimize the water use in cowpea.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com