Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 12, Publicado: 2023
  • Produção de agrião hidropônico por meio de reuso de água em piscicultura e tempos variados de recirculação de soluções nutritivas Articles

    Oliveira, Davi R.; Oliveira, Willame C. de; Silva, Alexsandro O. da; Bezerra, Bruno G. M. da C.; Sousa, Geocleber G. de; Lacerda, Claudivan F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Visando uma produção de alimentos mais sustentável, a reutilização de efluente da piscicultura na hidroponia pode ser uma opção viável. Assim, objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos do uso de efluente da piscicultura no desenvolvimento do agrião ‘Folha Larga’ e a possibilidade de redução do uso de fertilizantes em sistema hidropônico. A pesquisa foi realizada em casa de vegetação entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022 (dois ciclos). Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso, com quatro repetições, com parcelas subdivididas, consistindo em dois tempos de recirculação da solução nas parcelas (T1 = 15 min operando por 15 min desligado e T2 = 15 min operando por 30 min desligado) e cinco soluções, nas subparcelas, obtidas pela mistura em diferentes proporções (0, 25, 50, 75 e 100%) de solução nutritiva e efluente da piscicultura. As variáveis analisadas foram: altura de plantas, número de folíolos, área foliar, índice SPAD, massa fresca e massa seca da parte aérea e raiz. O uso de efluente da piscicultura reduz a quantidade de fertilizantes para a produção de agrião ‘Folha Larga’. O tempo de recirculação da solução nutritiva de 15 minutos é adequado para o agrião hidropônico.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Fish farming effluent is a viable alternative for use in hydroponic watercress cultivation. Integrated production between aquaculture and hydroponic vegetable can increase water use efficiency. The use of effluent from fish farming reduces the use of nutrient solution in NFT hydroponic system.
  • Adubação orgânica e mineral determina o desempenho agronômico de cultivares de girassol e atributos químicos do solo Articles

    Silva, Weslian V. da; Taveira, José H. da S.; Fernandes, Patrick B.; Silva, Patrícia C.; Costa, Ana B. G. da; Costa, Carolina M.; Giongo, Pedro R.; Corioletti, Níbia S. D.; Gurgel, Antonio L. C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo verificar o efeito da aplicação de torta de filtro, via solo e em associação com a fertilização mineral, em cultivares de girassol (Helianthus annuus L.) e nas propriedades químicas do solo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 × 2, com seis repetições, totalizando 36 unidades experimentais. Foram utilizadas três cultivares de girassol (Sany 66, Nusol 4140 e Nusol 4170) e duas estratégias de fertilização (fertilização mineral com e sem torta de filtro). O uso da torta de filtro aumentou a concentração de óleo na cultivar Sany 66. A fertilização mineral não afetou a produção de aquênios, sendo obtido valores médios de 2561,58 kg ha-1. No entanto, a inclusão da torta de filtro resultou em um aumento de 21% no teor de fósforo (P) na camada de solo de 0-0,20 m em cultivos de girassol da variedade Nusol 4140. Portanto, a fertilização com torta de filtro, em combinação com fertilizantes químicos ou isoladamente, pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o teor de P no solo e a concentração de óleo no cultivo de girassol.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Oil concentration increased in the achenes of the Sany 66 cultivar when filter cake was applied. The short-term filter cake application enhances phosphorus availability in the 0-0.20 m soil layer. In the nutritional management of sunflower cultivation, the application of 42 t ha-1 of filter cake can be recommended.
  • Método não destrutivo para estimar a área foliar do crisântemo Articles

    Silva, Toshik I. da; Ribeiro, João E. da S.; Dias, Marlon G.; Cruz, Renata R. P.; Macêdo, Larissa F.; Nóbrega, Jackson S.; Sales, Giuliana N. B.; Santos, Erli P. dos; Costa, Franciscleudo B. da; Grossi, José A. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO O crisântemo (Dendranthema grandiflora) é a segunda planta ornamental mais produzida e comercializada no mundo. A medição da área foliar por métodos não destrutivos é fundamental para estudos sobre seu crescimento e produção. A estimativa da área foliar por dimensões lineares das folhas pode ser uma estratégia para este fim. O objetivo deste estudo foi encontrar equações alométricas para estimar a área foliar do crisântemo. Os modelos de regressão linear, linear sem intercepto, quadrático, cúbico, potência e exponencial foram utilizados para a análise. A escolha das equações foi baseada nos maiores coeficientes de determinação. O método não destrutivo por meio de modelos alométricos tem acurácia para estimar a área foliar (AF) do crisântemo a partir do produto entre o comprimento da folha (C) e a largura da folha (L). A AF do crisântemo pode ser estimada pela equação ŷ = 0,6611*CL0,9490 (C - comprimento da folha; L - largura da folha). Essa equação permitirá que pesquisadores e produtores determinem a área foliar de forma não destrutiva.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Chrysanthemum leaf area can be estimated using a non-destructive method based on allometric equations. Models that use leaf length (L) and leaf width (W) are the best criteria for estimating leaf area. The equation ŷ = 0.6611*LW0.9490 using the LW product accurately estimates chrysanthemum leaf area.
  • Tecnologia de extração de flavonoides de Angelica dahurica Articles

    Fan, Fei; Lu, Ning; Pu, Shunchang; Ding, Zhien

    Resumo em Português:

    RESUMO Como medicamento tradicional chinês, a Angelica dahurica tem um importante valor medicinal e nutricional. A fim de otimizar o efeito de extração de flavonoides em Angelica dahurica e melhorar o seu valor medicinal, este estudo foi realizado para otimizar o processo de flavonoides em Angelica dahurica usando a metodologia de superfície de resposta, e investigar os efeitos do tempo ultrassônico, concentração de etanol e concentração de solução de alimentação na taxa de extração de flavonoides em Angelica dahurica com base no teste de fator único. O processo de extração assistida por ultrassom pode melhorar significativamente a taxa de extração de flavonoides em Angelica dahurica, e os flavonoides têm certas capacidades antioxidante, o que fornece uma base teórica para a extração de ingredientes ativos em Angelica dahurica.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: A response surface experimental design was used to optimize extraction conditions. Ultrasonic extraction technology saves costs and is highly efficient. The flavonoids in Angelica dahurica function as potential antioxidants.
  • Morfofisiologia de gravioleira sob estresse salino e aplicação de H2O2 na fase de pré-floração Articles

    Capitulino, Jessica D.; Lima, Geovani S. de; Azevedo, Carlos A. V. de; Silva, André A. R. da; Soares, Lauriane A. dos A.; Arruda, Thiago F. de L.; Sousa, Vitória D. de; Gheyi, Hans R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Na região semiárida do Nordeste brasileiro as fontes hídricas geralmente, possuem elevados teores de saís, destacando-se como um dos estresses abióticos que restringe o crescimento e desenvolvimento das plantas. Neste contexto, o presente estudo objetivou-se, avaliar os efeitos de aplicações foliares de peróxido de hidrogênio na morfofisiologia de gravioleira sob estresse salino na fase de pré-floração. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se o delineamento de blocos casualizados e arranjo fatorial 4 × 4, sendo quatro valores de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,8; 1,6; 2,4 e 3,2 dS m-1) e quatro concentrações de peróxido de hidrogênio - H2O2 (0; 10; 20 e 30 μM), com três repetições. O aumento da condutividade elétrica da água a partir de 0,8 dS m-1 diminuiu a condutância estomática, a taxa de assimilação de CO2, a eficiência instantânea de carboxilação, o déficit de saturação hídrica foliar e inibiu o crescimento das plantas de graviola aos 370 dias após o transplantio. O peróxido de hidrogênio na concentração de até 10 μM aumentou a transpiração foliar e a eficiência no uso da água de plantas de gravioleira irrigadas com água de 1,8 dS m-1 na fase de pré-floração.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Increase in the electrical conductivity of water above 0.8 dS m-1 negatively affects the growth of soursop plants. Stomatal conductance is reduced when the electrical conductivity of irrigation water is above 0.8 dS m-1. Application of 30 µM of H2O2 increases electrolyte leakage in the leaf blade.
  • Morfofisiologia e trocas gasosas da romãzeira sob estresse salino e aplicação foliar de nitrogênio Articles

    Figueiredo, Francisco R. A.; Fátima, Reynaldo T. de; Nóbrega, Jackson S.; Silva, Toshik I. da; Ferreira, Jean T. A.; Ribeiro, João E. da S.; Leal, Márcia P. da S.; Soares, Lauriane A. dos A.; Dias, Thiago J.

    Resumo em Português:

    RESUMO A salinidade é um dos estresses abióticos que afeta as trocas gasosas e o crescimento de romãzeira. Neste sentido, à aplicação de adubo nitrogenado via foliar poderá minimizar estes efeitos. Com isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da aplicação foliar com nitrogênio em mudas de romã irrigadas com águas salobra. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial incompleto (Composto Central de Box), sendo cinco condutividade elétrica da água - CEa (0,50; 1,15; 2,75; 4,35 e 5,00 dS m-1) e cinco doses de adubação nitrogenada via foliar - ANF (0; 0,33; 1,15; 1,97 e 2,30 g L-1), com quatro repetições. A salinidade da água de irrigação afeta negativamente as trocas gasosas de mudas de romãzeira. A adubação nitrogenada foliar até 1,31 g L-1 melhora o crescimento em altura e no número de folhas em mudas de romãzeira sob estresse salino. Adubação nitrogenada foliar até a dose de 1,59 g L-1 aumenta a fotossíntese das mudas de romãzeira.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salinity reduces growth and gas exchange of pomegranate. Foliar-applied N dose of up to 1.31 g L-1 reduces the harmful effect of salinity on pomegranate growth. Foliar nitrogen fertilization up to 1.59 g L-1 increases net photosynthesis.
  • Aprimoramento do projeto e do teste da tela de separação da escavadeira de batata Articles

    Xie, Shengshi; Lu, Kai L.; Deng, Wei G.; Wang, Fang; Li, Peng; Liu, Guangyu

    Resumo em Português:

    RESUMO A peneira de separação de duas ordens original tem uma boa capacidade de separação batata-solo, mas causa danos significativos às batatas ao mesmo tempo em que garante uma alta taxa de evidência de batatas, o que, por sua vez, afeta a eficácia do trabalho da escavadeira de batatas. Assim, o estudo teve como objetivo aprimorar a peneira de separação de balanço original com uma superfície de peneira de duas ordens para uma nova peneira de separação com uma superfície de peneira de três ordens para resolver a contradição entre a taxa obvia de batatas e os danos às batatas na operação da peneira original. Com base nisso, as características de movimentação das batatas e o desempenho de separação da nova peneira foram investigados experimentalmente no campo. O experimento foi conduzido em um campo de teste no Condado de Wuchuan, utilizando um delineamento completamente aleatório em um esquema de fator único com três fatores e cinco níveis, com cinco velocidades de manivela (140, 150, 180, 210 e 225 rpm), cinco velocidades de avanço da máquina (1,41, 1,51, 1,70, 1,89 e 2,21 km h-1) e cinco combinações de comprimento da haste de ligação do braço (250-350-1.030, 250-370-1.040, 270-370-1.050, 290-370-1.060 e 310-370-1.070 mm). Cada experimento foi repetido três vezes em cada nível, e o valor médio foi considerado como o resultado final. Os resultados experimentais demonstram que a nova peneira de separação de três ordens pode garantir uma alta taxa de detecção de batatas enquanto mantém uma baixa taxa de danos à casca das batatas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: It is highly desirable to improve the performance of the existing separation sieve through redesign. The new sieve has solved the contradictory problem between the potato detection rate and the potato skin breakage rate. Reducing the potato skin breakage rate during potato harvesting can increase farmers’ income.
  • Climatização em área de alimentação de vacas Girolando: Interferências nas variáveis ambientais e produtivas Articles

    Sousa, Lainny J. M. P. e; Passini, Roberta; Almeida, Eduardo A. de; Amaral, Alliny das G.

    Resumo em Português:

    RESUMO As vacas de alta produção necessitam de instalações que ofereçam ambientes amenos, para que ocorra aumento da sua eficiência produtiva e manutenção da qualidade do leite. Dessa forma, esse trabalho objetivou avaliar a influência da climatização da área de alimentação após o período das ordenhas matutina e vespertina sobre as variáveis ambientais, índices de conforto térmico, produtividade e qualidade do leite de vacas girolando em lactação. Foi utilizado o delineamento em quadrado latino 4 × 4, com quatro tratamentos e quatro períodos experimentais, com quatro animais por tratamento, totalizando 16 repetições. Os tratamentos foram os sistemas de climatização na pós-ordenha: sombreamento; sombreamento + ventilação; sombreamento+ ventilação+ ducha e sistema de resfriamento adiabático evaporativo. O sistema de resfriamento adiabático evaporativo aumenta a produção leiteira na ordenha da manhã e na produção total. Os teores de proteína, gordura e lactose não foram influenciados pelos sistemas de climatização estudados.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The adiabatic evaporative cooling system effectively maintained thermal conditions near the ideal for dairy cows. The adiabatic evaporative cooling system led to a notable increase in total milk production compared to other environments. Contents of protein, fat, and lactose in milk remained unaffected by varied climatization systems evaluated.
  • Atributos físico-químicos de um latossolo vermelho distroférrico submetido a sucessões de culturas Articles

    Laurindo, Adryel K. O. A.; Smaniotto, Alex O.; Morais, Lucas M. de; Silva, Thiago L.; Sena Júnior, Darly G. de; Cruz, Simério C. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO O sistema plantio direto é o sistema que mais se aproxima do conceito de agricultura sustentável. A movimentação mínima do solo e o aporte contínuo de palhada ao sistema, reduz a erosão, contribui para a atenuação do efeito estufa, aumenta o teor de matéria orgânica e melhora a qualidade física e química do solo. Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito de cinco anos de sucessão de culturas sobre os atributos físicos e químicos de latossolo vermelho distroférrico. As culturas foram semeadas por cinco anos consecutivos nas mesmas parcelas, utilizando o delineamento em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram cultivadas em sucessão à soja, sendo elas: braquiária solteira (Urocloa ruziziensis syn Brachiaria ruziziensis), braquiária consorciada com milho (Zea mays L.), milheto (Pennisetum glaucum), sorgo (Sorghum bicolor L.), milho e crotálaria (Crotalaria ochroleuca). Já as subparcelas, foram representadas pelas camadas de solo amostradas: 0-5, 5-10 e 10-20 cm. Foram avaliados os atributos químicos e físicos do solo, nas três camadas mencionadas. O milheto é eficiente na ciclagem de K, proporcionando níveis deste elemento no solo equivalentes aos tratamentos que receberam adubação potássica. Nenhuma cultura isolada ou em consórcio elevou a concentração de P no solo. A braquiária destaca-se pela sua capacidade de elevar as concentrações de Mg. A camada do solo de 0-5 cm possui as melhores condições físico-químicas em função da matéria orgânica acumulada.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Pearl millet proved to be efficient in K cycling. The higher organic matter concentration in the 0-5 cm layer promoted better soil physicochemical conditions. Congo grass stood out for its ability to increase the Mg concentration in the 0-5 cm soil layer.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com