Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 9, Publicado: 2023
  • Produção de coentro sob soluções nutritivas preparadas com águas salobras e densidades de semeio Articles

    Santos Júnior, José A.; Gheyi, Hans R.; Freire, Martiliana M.; Barboza, Marianne de L.; Lima, Laércia da R. F.; Cavalcante, Antônio R.

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de água salobra em regiões semiáridas às vezes é necessário, pois a água é o fator mais limitante para a produção vegetal nessas regiões. O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a produção de maços de Coriandrum sativum L., cultivar Tabocas, em plantas do sistema hidropônico expostas à soluções nutritivas preparadas com água salobra, obtidas por mistura de água de um açude comunitário (condutividade elétrica de 9.93 dS m-1) com água de chuva. Os tratamentos consistiram em quatro valores de condutividade elétrica da solução nutritiva (1,49, 3,14, 4,87 e 6,44 dS m-1) e três densidades de semeadura (1,0; 1,5 e 2,0 g de sementes por célula), dispostos no delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 × 3, com três repetições. Até à condutividade elétrica da solução nutritiva de 6,44 dS m-1 com o aumento da densidade de semeadura, a altura das plantas não foi afetada. Na densidade de semeadura de 2,0 g de semente por célula, a condutividade elétrica da solução nutritiva, até 6,44 dS m-1, não afetou a massa fresca e seca da parte aérea do coentro hidropônico, mitigando o efeito deletério da salinidade na eficiência do uso da água.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Increasing seeding density under saline conditions increases the water efficiency of hydroponic coriander. The height of hydroponic coriander bunches under salinity conditions is not affected by increas-ing seed density. Increasing seed density reduces the effect of salinity on hydroponic coriander biomass production.
  • Métodos de inoculação de Azospirillum brasilense em alface e rúcula em sistema hidropônico Articles

    Oliveira, Carlos E. da S.; Gato, Isabela M. B.; Moreira, Vitoria de A.; Jalal, Arshad; Oliveira, Thaissa J. S. S.; Oliveira, Julia R.; Fernandes, Guilherme C.; Teixeira Filho, Marcelo C. M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A alface e a rúcula são as hortaliças folhosas mais cultivadas em sistemas hidropônicos no mundo, e as poucas informações sobre os efeitos do Azospirillum brasilense em pesquisas neste sistema torna-se necessário verificar o melhor método de inoculação dessas bactérias. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos benéficos de métodos de inoculação de A. brasilense em alface e rúcula no crescimento e nutrição das plantas em sistema hidropônico. O estudo foi conduzido em casa de vegetação com 30% de sombreamento. Foi usado o delineamento em blocos ao acaso com 5 repetições em esquema fatorial 4 × 2, com quatro métodos de inoculação de A. brasilense (não inoculado, foliar, solução nutritiva e solução nutritiva + inoculação foliar) e o segundo fator foi a aplicação em rúcula e alface. Todos os métodos de inoculação melhoraram a altura da planta, massa fresca e seca da parte aérea, massa fresca e seca da raiz, rendimento da planta, índice de clorofila foliar, acúmulo de nitrogênio, potássio, cálcio, enxofre, fósforo, ferro, manganês, cobre e redução do acúmulo de nitrato na parte aérea e raízes de rúcula e alface. A inoculação via solução nutriente + inoculação foliar de A. brasilense é a mais indicada para o cultivo hidropônico de rúcula, pois proporciona maior rendimento de folhas, e todos os métodos de inoculação foram capazes de aumentar o rendimento de folhas em alface hidropônica. Plantas hidropônicas de rúcula e alface apresentaram maior acúmulo de nutrientes e crescimento das plantas com menor acúmulo de nitrato na parte aérea sob inoculação com A. brasilense.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Inoculation of plant growth-promoting bacteria reduces NO3- accumulation in shoots. Inoculation with A. brasilense increased plant growth and nutrient accumulation in hydroponic arugula and lettuce. Foliar application and nutrient solution inoculations increase the quality of arugula and lettuce leaves.
  • Crescimento e produção da couve-flor com águas salobras em condições hidropônicas Articles

    Silva, Mairton G. da; Costa, Leandro F. da; Soares, Tales M.; Gheyi, Hans R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Historicamente e com o agravamento das mudanças climáticas, nas regiões áridas e semiáridas as secas são cada vez mais severas, limitando-se o uso da irrigação nas culturas. Como solução para essas regiões, as águas salobras têm sido utilizadas, mesmo sabendo-se dos graves riscos de salinização dos solos, bem como das perdas de produção e qualidade dos produtos colhidos. Assim, a adoção de tecnologias adequadas deve mitigar ou controlar os impactos causados pelo estresse salino. Portanto, no presente estudo foram realizados dois experimentos visando avaliar o cultivo da couve-flor com águas salobras usando o sistema hidropônico NFT (técnica do fluxo laminar de nutrientes) entre julho e outubro de 2019 (inverno-primavera) e outubro de 2019 e janeiro de 2020 (primavera-verão). As plantas foram submetidas a seis valores de CEa: 0,3 - controle (sem NaCl); 1,5; 2,5; 3,5; 4,5 e 5,5 dS m-1 (preparadas com NaCl), no delineamento em blocos casualizados com seis repetições. Na colheita das inflorescências foram encontradas reduções por dS m-1 de incremento na CEa de 7,22 e 6,41% para a área do limbo foliar nos experimentos de inverno-primavera e primavera-verão, respectivamente. As perdas de qualidade das inflorescências da couve-flor foram mais acentuadas no experimento da primavera-verão, variando de acordo com a CEa usada. Portanto, é possível o cultivo da couve-flor sob CEa de até 5,5 dS m-1; porém, nas estações mais quentes essas águas devem ser reservadas e usadas apenas para o preparo das soluções nutritivas ou para reposição do consumo hídrico das plantas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Number of leaves and leaf blade length/leaf blade width ratio were not affected by brackish waters (0.3-5.5 dS m-1). Cauliflower water consumption decreased 6.01 and 11.51% per dS m-1 in winter-spring and spring-summer, respectively. In winter-spring, the water use efficiency of inflorescences was not affected by brackish waters, with mean of 21.62 kg m-3.
  • Trocas gasosas, pigmentos fotossintéticos e crescimento de quiabeiro hidropônico sob estresse salino e ácido salicílico Articles

    Mendonça, Allysson J. T.; Lima, Geovani S. de; Soares, Lauriane A. dos A.; Oliveira, Valeska K. N.; Gheyi, Hans R.; Silva, Luderlândio de A.; Almeida, Fernandes A. de; Fernandes, Pedro D.

    Resumo em Português:

    RESUMO As altas concentrações de sais presentes nas águas no semiárido do Nordeste brasileiro destacam-se como um dos fatores limitantes para produção agrícola, contribuindo para a salinização e/ou sodificação dos solos. Assim, é de extrema importância a identificação de estratégias para amenizar os efeitos do estresse salino sobre as plantas, como a aplicação foliar de ácido salicílico. Neste sentido, objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da aplicação foliar de ácido salicílico como atenuante do estresse salino nas trocas gasosas, relações hídricas, pigmentos fotossintéticos e crescimento do quiabeiro cv. Canindé cultivado em sistema hidropônico. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, em Pombal, PB. Os tratamentos foram constituídos de quatro níveis de condutividade elétrica da solução nutritiva - CEsn (3,0; 5,0; 7,0 e 9,0 dS m-1) e quatro concentrações de ácido salicílico - AS (0; 1,2; 2,4 e 3,6 mM) distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas, sendo os níveis de CEsn considerados as parcelas e as concentrações de AS as subparcelas, com quatro repetições e duas plantas por parcela. CEsn a partir de 3,0 dS m-1 inibiu a síntese de pigmentos fotossintéticos, as trocas gasosas foliares e o crescimento do quiabeiro cv. Canindé. A aplicação foliar de ácido salicílico em concentração de até 3,6 mM não alivia os efeitos do estresse salino sobre as relações hídricas, trocas gasosas e crescimento do quiabeiro. Ácido salicílico com concentração de 1,8 mM estimula a biossíntese de clorofila a e b em quiabeiro sob CEsn de 3,0 e 4,0 dS m-1, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salt stress limited gas exchange and inhibited the growth of okra in hydroponic system. Saline nutrient solution up to 9.0 dS m-1 does not affect the relative water content and electrolyte leakage. Salicylic acid at a concentration of 0.9 mM stimulates the synthesis of carotenoids under a saline solution of 9.0 dS m-1.
  • Intervalo de recirculação da solução nutritiva na aclimatização hidropônica de mudas de bananeira Articles

    Toyosumi, Iumi da S.; Silva, Tibério S. M. da; Soares, Tales M.; Coelho Filho, Maurício A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a viabilidade técnica de adoção de maiores intervalos de recirculação da solução nutritiva na aclimatização de mudas de bananeira ‘Prata-Anã’ via hidroponia. O experiment foi conduzido em estufa de uma biofábrica de produção de mudas de bananeira, localizada em Cruz das Almas, Bahia, Brasil, em delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. No presente estudo, avaliou-se a possibilidade da adoção de intervalos de recirculação da solução nutritiva superiores ao normalmente utilizado em hortaliças (0,25 h), sendo eles: 0,75, 3,75, 5,75, 11,75 e 23,75 horas em duas estações, inverno e verão-outono. O impacto no crescimento das plantas em função do aumento de tempo de intervalo de recirculação da solução nutritiva é mais acentuado quando a temperatura foi mais elevada, durante o verão-outono. Considerando o período de crescimento entre 15 e 20 dias após o transplantio não houve efeito da frequência de recirculação, sugerindo a possibilidade de adoção de frequências menores de recirculação ou apenas uma vez ao dia nos primeiros 15 dias de crescimento das plantas. Posteriormente, há necessidade de adoção de intervalos menores, pois a adoção de intervalo igual ou superior à 0,75 hora promove redução do crescimento em ambas as estações. Assim, a utilização de intervalo de 23,75 hora nos primeiros 15 dias e posterior adoção de 0,25 hora possibilita redução do consumo de energia elétrica em comparação ao uso do intervalo de 0,25 durante todo o ciclo.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The recirculation frequency affects banana seedling growth. The effect of the recirculation frequency is higher in the summer. Energy consumption can be reduced during the acclimatization cycle.
  • Inteligência Artificial para pequenas fazendas hidropônicas empregando sistemas de lógica fuzzy e análise econômica Articles

    Amalia, Anugerah F.; Rahayu, Heni S. P.; Rahardjo, Yogi P.; Hutahaean, Lintje; Rohaeni, Eni S.; Indrawanto, Chandra; Saptati, Ratna A.; Siagian, Viktor; Waris, Abdul

    Resumo em Português:

    RESUMO A aplicação de inteligência artificial (IA) na agricultura moderna tem atraído mais atenção, pois sua automação oferece um papel potencial para acelerar a produção de alimentos com eficiência no uso de recursos. A lógica fuzzy, como um dos métodos de IA, pode ser aplicada na hidroponia como uma função de automação de uma máquina de mistura de nutrição. Existem algumas invenções de máquinas de mistura de nutrição no agronegócio em escala comercial, mas ainda não em nível de pequenas e médias fazendas, que podem ser encontradas principalmente em países em desenvolvimento. Este estudo construiu uma máquina de mistura de nutrição hidropônica empregando um método de lógica fuzzy, calculou a eficiência da máquina e avaliou sua aplicação econômica. A máquina automatizada de mistura de nutrição usando lógica fuzzy foi eficiente, e tanto a capacidade de campo teórica quanto os indicadores de capacidade de campo real foram maiores com o uso da máquina de mistura de nutrição em comparação com a mistura de nutrição manual. Esta máquina economiza trabalho para misturar nutrição em até 78% e economiza o uso de nutrição até 42,86% a mais do que misturar manualmente.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Artificial intelligence is used to build an economical nutrient mixing machine for hydroponic farms. An automated nutrient mixing system enhanced work capacity more than manual mixing. Fuzzy logic-based nutrient mixing machine on a small-medium scale in hydroponics proved both efficient and cost-effective.
  • Vitaminas afetam a morfofisiologia da alface em sistema hidropônico? Articles

    Vendruscolo, Eduardo P.; Seron, Cássio de C.; Leonel, Eduardo A. S.; Lima, Sebastião F. de; Araujo, Suleiman L.; Martins, Murilo B.; Sant’ Ana, Gabriela R.; Oliveira, Janaina J. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Tecnologias outrora aplicadas exclusivamente em sistemas convencionais, têm maximizado os ganhos em sistemas hidropônicos, porém, necessitando ainda de informações para uma adequada utilização. Assim, o estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação foliar de tiamina e niacina sobre o crescimento e atividades de troca gasosa em duas cultivares de alface em sistema hidropônico de fluxo e refluxo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos e oito repetições. Os tratamentos foram: T1 - controle; T2 - tiamina em concentração de 200 mg L-1; T3 - niacina em concentração de 200 mg L-1; T4 - tiamina e niacina combinadas, em concentração de 100 mg L-1 de cada vitamina. Cada parcela experimental foi constituída por um vaso, contendo uma muda de alface. A aplicação conjunta de tiamina e niacina elevou as trocas gasosas das plantas de alface, aumentando em cerca de 30% a massa fresca, em relação ao controle, para ambas as cultivares, seguida pela aplicação isolada de niacina. Para a tiamina, a aplicação de forma isolada não resultou em alterações significativas. As vitaminas afetam a morfofisiologia da alface, onde o uso da niacina tem potencial para uso em sistemas de produção hidropônicos, sendo esse potencial aumentado pelo seu uso conjunto com a tiamina, verificando-se um efeito sinérgico entre os compostos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The combined use of thiamine and niacin has a synergistic effect on the morphophysiology of lettuce grown in a hydroponic system. The application of combined vitamins results in gains of more than 30% over the fresh mass of lettuce under a hydroponic system. The isolated application of thiamine can reduce the growth characteristics of hydroponic lettuce.
  • Condicionamento de sementes com peróxido de hidrogênio melhora a tolerância da alface hidropônica ao estresse salino Articles

    Silva, Petterson C. C.; Gheyi, Hans R.; Jesus, Martha J. dos S. de; Correia, Marcos R. S.; Azevedo Neto, André D. de

    Resumo em Português:

    RESUMO As águas salobras vêm sendo cada vez mais utilizadas em sistemas hidropônicos para o cultivo de hortaliças. Entretanto, seu uso pode provocar prejuízos significativos na produção das culturas. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o condicionamento fisiológico de sementes com H2O2 em diferentes períodos de exposição para melhorar a produção, estado hídrico e teor de pigmentos de alface crespa cultivada sob estresse salino. O experimento foi conduzido em condições protegidas, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. As plantas foram cultivadas em sistema hidropônico do tipo floating, contendo solução nutritiva de Furlani. Foram testados cinco tratamentos: controle (ausência de H2O2 e ausência de NaCl); controle salino (ausência de H2O2 e presença de 100 mM NaCl); 0,1 mM H2O2 (12 horas) + 100 mM NaCl; 0,1 mM H2O2 (24 horas) + 100 mM NaCl e 0,1 mM H2O2 (36 horas) + 100 mM NaCl. Em geral, a salinidade reduziu a altura, a produção de massa fresca e seca da parte aérea, o teor relativo de água e o teor de clorofilas das plantas de alface. No entanto, a aplicação de 0,1 mM de H2O2 por 12 e 36 horas na semente melhorou o crescimento, o estado hídrico e o teor de clorofila das plantas. O condicionamento de sementes com H2O2 na concentração de 0,1 mM por 12 horas pode ser recomendado para aumentar a tolerância de plantas de alface cultivadas em sistema hidropônico sob estresse salino.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Seed priming with H2O2 increase the salt tolerance in lettuce plants. The H2O2 priming improves water status and increase the chloro-phylls concentration. The dose of 0.1 H2O2 for 12 hours is recommended to decrease the negative effects of salt stress in lettuce plants.
  • Cultivo semi-hidropônico de alface crespa fertirrigada com soluções salinas enriquecidas com nitrato de cálcio Articles

    Pessoa, Victor G.; Góis, Helena M. de M. N.; Oliveira, Francisco de A. de; Oliveira, Mychelle K. T. de; Cordeiro, Carla J. X.; Oliveira, Carlos E. A. de; Costa, Mário J. V.; Marques, Isabelly C. da S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A alface é uma hortaliça folhosa sensível à salinidade, e em condições de estresse salino apresenta crescimento reduzido e desequilíbrio nutricional, principalmente na absorção de cálcio. Assim, objetivou-se avaliar o efeito do enriquecimento da solução nutritiva com nitrato de cálcio em soluções preparadas com água salina na cultura da alface. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram representados por cinco soluções nutritivas [S1 - solução nutritiva padrão (SNP); S2 - SNP + NaCl (3,5 dS m-1); S3 - S2 + Ca(NO3)2 (50% = 6,86 mmol L-1); S4 - S2 + Ca(NO3)2 (100% = 9,15 mmol L-1); S5 - S2 + Ca (NO3)2 (150% = 11,43 mmol L-1)] em alface do grupo crespa, cv. Elba. Após o preparo das soluções nutritivas, as soluções apresentaram as seguintes condutividades elétricas: 1,8 (S1); 4,8 (S2); 5,4 (S3); 6,0 (S4); 6,6 (S5) dS m-1. Foram avaliadas variáveis de crescimento, nutrição e qualidade pós-colheita da alface. Com exceção do diâmetro do caule, número de folhas totais, pH da planta e teor de vitamina C, as demais variáveis foram afetadas pela adição extra de Ca(NO3)2 nas soluções nutritivas. A alface cv. Elba cultivada em fibra de coco é tolerante à salinidade de 4,8 dS m-1 (S2). Em condições onde o uso de água salina com 3,5 dS m-1 para o preparo da solução nutritiva é inevitável, não é recomendado o uso de doses extras de Ca(NO3)2 na cultura da alface.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salinity negatively affects the growth characteristics of lettuce. Nutrition with calcium at 11.43 mm L-1 potentiates the deleterious effect of salinity on lettuce. Calcium fertilization at 11.43 mmol L-1 increases the levels of vitamin C and titrata-ble acidity of lettuce under saline conditions.
  • Cultivo do almeirão sob soluções nutritivas preparadas em águas salobras e aplicadas em diferentes temperaturas Articles

    Oliveira, Tarcísio F. de; Santos Júnior, José A.; Silva, Mairton G. da; Gheyi, Hans R.; Almeida, Júlio C. de; Guiselini, Cristiane

    Resumo em Português:

    RESUMO O resfriamento de soluções nutritivas preparadas em águas salobras pode ter diversas implicações sobre as plantas cultivadas em hidroponia. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo de avaliar os efeitos dos estresses de temperatura e salinidade na zona radicular sobre o crescimento, estado hídrico, produção e características foliares do almeirão, cultivar Folha Larga, exposto a quatro valores de condutividade elétrica da solução nutritiva - CEsn (1,7; 3,2; 4,7 e 6,2 dS m-1), aplicado em duas temperaturas (ambiente e controlada na faixa entre 25-30 °C). Foi adotado o esquema fatorial 4 × 2 em blocos casualizados, com quatro repetições. O resfriamento da solução nutritiva mitigou os efeitos da salinidade sobre a altura e diâmetro do caule, número de folhas e área foliar do almeirão; proporcionou maior produção e consumo hídrico, estabilidade na relação raiz parte aérea e integridade da membrana, no intervalo salino estudado (1,7 a 6,2 dS m-1).

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salinity affected leaf characteristics, but to a lesser degree under nutrient solution in a tempera-ture range of 25 to 30 °C. Damage caused by salinity on cell membranes was attenuated by cooling the nutrient solution. Cooling the nutrient solution (25-30 °C) increased by 32.61% the production of chicory compared to the ambient temperature.
  • Peróxido de hidrogênio (H2O2) melhora a homeostase iônica em plantas de coentro sob estresse salino Articles

    Silva, Petterson C. C.; Gheyi, Hans R.; Evangelista, Héssica S.; Deus, Karine da S. de; Azevedo Neto, André D. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O pré-tratamento com peróxido de hidrogênio (H2O2) contribui positivamente para o aumento da tolerância ao sal em plantas. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o efeito do H2O2 como atenuador do efeito negativo induzido pela salinidade em plantas de coentro cultivadas em sistema hidropônico. As sementes de coentro foram pré-tratadas com diferentes concentrações de H2O2 (0,1, 1, 10 e 100 mM). As plantas de coentro foram cultivadas em soluções nutritivas sem a presença de NaCl para o tratamento controle (T1), enquanto nos outros cinco tratamentos receberam 50 mM de NaCl: T2 (ausência de H2O2 no pré-tratamento das sementes), T3, T4, T5 e T6 correspondendo ao pré-tratamento de sementes com H2O2 nas concentrações de 0,1, 1, 10 e 100 mM, respectivamente, em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Em geral, a salinidade reduziu a produção de massa fresca e seca da parte aérea das plantas de coentro. No entanto, o pré-tratamento com H2O2 aumentou significativamente a tolerância das plantas ao sal. O H2O2 atuou como sinalizador metabólico, melhorando a homeostase iônica diminuindo o teor de Na+ e/ou Cl- e aumentando o teor de K+ nas folhas. A análise multivariada revelou um efeito oposto entre os teores de Na+ e K+, além disso, indicou que esses resultados podem afetar diretamente o crescimento das plantas de coentro.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Seed priming with H2O2 increases salt tolerance in coriander plants subjected to 50 mM NaCl. H2O2 priming improves ionic balance, contributing to ion homeostasis. Na+ and Cl- contents have an opposite relationship with the shoot fresh mass and shoot dry mass.
  • Coentro hidropônico cultivado sob soluções nutritivas preparadas em águas salobras com diferentes prevalências catiônicas Articles

    Navarro, Franz E. C.; Silva, Ivis A. C. e; Santos Júnior, José A.; Oliveira, Tarcísio F. de; Silva, Gerônimo F. da; Silva, Ênio F. de F. e

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de águas salobras no preparo de soluções nutritivas tem diferentes impactos no desempenho das culturas, dependendo da concentração e prevalência catiônica da água. Portanto, este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a produção e as relações hídricas do coentro cultivado em soluções nutritivas preparadas com águas salobras de diferentes naturezas catiônicas em condições hidropônicas. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 4 × 3, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de quatro níveis de condutividade elétrica da solução nutritiva (1,6; 3,2; 4,8 e 6,4 dS m-1) que foram preparadas em águas salinizadas com diferentes sais (NaCl; CaCl2.2H2O e MgCl2.6H2O). A salinidade afetou negativamente a produção e as relações hídricas do coentro cultivado em sistema hidropônico; verificou-se que as plantas submetidas às soluções nutritivas com predominância de Na+ tiveram maior produção de massa seca total e massa seca da parte aérea, bem como maior gs; assim como a maior área foliar foi obtida utilizando solução nutritiva com predominância de Mg2+.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The cationic nature has no effect on the water consumption of coriander grown under nutrient solution with high salinity. The use of waters with prevalence of Mg2+ result in greater leaf area in coriander. The production and water relations of coriander decrease when grown on brackish water.
  • Produção de alface hidropônica e aquapônica sob diferentes declividades e soluções nutritivas no sistema NFT Articles

    Mendonça, Vinícius V. O.; Silva, César A. da; Mendonça, Claudia R. O. S. G.; Silva, Cícero J. da; Guimarães, Claudinei M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A declividade dos canais de cultivo e os tipos de solução nutritiva em hidroponia e aquaponia influenciam a absorção de nutrientes e produção vegetal. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a produção de alface sob diferentes declividades de canais e soluções nutritivas em sistemas hidropônico e aquapônico, em fluxo laminar de nutrientes (NFT). Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com três repetições, em esquema de parcelas subdivididas 3 × 5, com três soluções nutritivas (solução hidropônica convencional e duas águas residuárias provenientes da dieta de tilápias, a 15 e 18% de proteína bruta) e cinco declives (2, 4, 6, 8 e 10%) de canais de cultivo (tubos de PVC). Foram avaliadas as seguintes variáveis: massa fresca e seca da parte aérea e das raízes; e elementos químicos das soluções. A solução nutritiva com 18% de proteína (água residuária), na alimentação da tilápia, proporciona maior produção e acúmulo de nutrientes (N e P) na parte aérea da alface. A declividade de 8% nos canais de cultivo proporciona maior produção de alface americana, cv. Lucy Brown. As diferentes declividades e soluções nutritivas estudadas não influenciaram o acúmulo de potássio (K) na parte aérea da alface.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: A slope of 8% in PVC tubes increases production of lettuce in hydroponics and aquaponics systems. Solution of 18% protein in tilapia feed increases the production and accumulation of N and P in aquaponic lettuce. The percentage of crude protein in the tilapia diet directly influences lettuce production in aquaponics.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com