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Intelectuais e jogos de linguagem: o discurso sobre a educação primária na I conferência nacional de educação (1927)

Intelectuales y juegos de lenguaje: el discurso sobre la educación primaria en la I conferencia nacional de educación (1927)

RESUMO

Este artigo teve como objeto o discurso educacional enunciado na Primeira Conferência Nacional de Educação (ICNE), organizada pela Associação Brasileira de Educação (ABE), cujo tema central foi o ensino primário. Partimos da premissa de que a ABE e as suas conferências foram lugares privilegiados para projetar uma intelligentsia autorizada a falar sobre os problemas da educação nacional. As fontes utilizadas referem-se a documentos relacionados à ABE e à ICNE, com destaque para as 113 teses apresentadas e discutidas no evento. Em termos metodológicos, privilegiamos a interlocução com a história dos intelectuais e a história intelectual, especialmente as contribuições do contextualismo linguístico para a compreensão da linguagem praticada na I CNE. Nas conclusões, pretendemos caracterizar o discurso educacional como uma linguagem complexa, que tem como horizonte a combinação de conceitos oriundos dos discursos médico-sanitarista, cívico-nacionalista e religioso.

Palavras-chave:
Discurso Educacional; Intelectuais; Associação Brasileira de Educação

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