Acessibilidade / Reportar erro

Competências na formação de líderes escolares: o caso do Mestrado em Liderança e Gestão de Organizações Escolares (MLGOE)

RESUMO

No Chile, a principal oferta de formação para os diretores está nos programas de mestrado, que demonstraram não dispor de mecanismos sistemáticos para avaliar o perfil de graduação. O objetivo deste estudo foi descrever as competências mais e menos significativas, em termos da sua aplicação no exercício da liderança escolar. Para este efeito, foi aplicado um inquérito aos diplomados de 2012-2018 e foi realizada uma entrevista com os que ocupavam o cargo de diretor e colaboradores. Os resultados mostram que toda as competências do perfil são altamente valorizadas, sendo a mais significativa a de no 2: conceber estratégias para motivar a comunidade para uma visão partilhada; seguida das de no 3: analisar as necessidades de desenvolvimento profissional do pessoal docente e fornecer apoio profissional; e no 5: analisar as práticas de gestão e os objetivos organizacionais de uma perspectiva sistêmica. Por outro lado, a competência 6, sobre mecanismos de responsabilização, é a que é difícil para alguns licenciados aplicarem.

Palavras-chave:
Competências; Perfil de Graduação; Liderança Escolar; Administração Escolar

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br