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O lugar da avaliação nos projetos pedagógicos das licenciaturas em Matemática de uma instituição pública de São Paulo

El lugar de la evaluación en los proyectos pedagógicos de las licenciaturas en Matemáticas de una institución pública de São Paulo

RESUMO

O artigo analisa o espaço que a avaliação educacional ocupa nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática de uma instituição pública de São Paulo, buscando responder à pergunta: como os cursos de licenciatura em Matemática da referida instituição compreendem e abordam, em seus projetos pedagógicos dos cursos, os conteúdos relacionados à avaliação educacional e que espaço a ela é reservado nesses documentos? Foi empreendida análise documental dos 12 projetos pedagógicos desses cursos existentes na instituição. Ainda no tratamento dos dados, foi conduzido um processo de análise de conteúdo para categorização das diferentes concepções de avaliação presentes nos documentos. Os resultados evidenciam que o campo da avaliação possui, de maneira geral, pouco espaço na organização curricular dos cursos e que seus diferentes níveis (aprendizagem, institucional e em larga escala) nem sempre estão presentes e articulados nesses documentos que orientam o processo formativo dos/as professores/as de matemática.

Palavras-chave:
Avaliação educacional; Formação de professores/as; Projeto pedagógico de curso

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