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Educação política, violência, resistência: a formação da consciência e o enfrentamento ao autoritarismo e à agressividade

Educación política, violencia, resistencia: la formación de la conciencia y el enfrentamiento al autoritarismo y la agresividad

RESUMO

Ensaio no qual se apresenta reflexões sobre violência social e suas manifestações na escola. Trata-se de relação que jamais pode ser negligenciada, pois a educação também contém as tendências sociais que reproduzem a violência, a agressividade e a barbárie. Com base em autores da Escola de Frankfurt, discorre-se sobre o tema da violência, destacando seus nexos com o sistema social e econômico, que se reproduz exatamente promovendo a destruição de pessoas, culturas e o meio ambiente. Seguem considerações que evidenciam que tal destrutividade repercute na formação das subjetividades e das disposições de os indivíduos se conformarem ou resistirem a essa tendência. Por fim, aventa-se a possibilidade histórica de concretização da dimensão política da educação como forma de contraposição e enfrentamento da agressividade e violência inerentes às sociedades do capitalismo avançado.

Palavras-chave:
Teoria crítica da sociedade; Violência social; Educação e resistência; Educação política

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