Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo

TEACHING WORK IN HIGHER EDUCATION AND EDUCATIONAL CHALLENGES IN THE CONTEMPORARY WORLD: A REFLECTION FROM THE COMPLEX THOUGHT

TRABAJO DOCENTE EN LA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA Y LOS DESAFÍOS EDUCATIVOS EN EL MUNDO CONTEMPORÁNEO: REFLEXIONES DESDE LA PERSPECTIVA COMPLEJA

RESUMO

Este artigo discute o trabalho docente no ensino superior considerando os desafios educacionais do mundo contemporâneo. É uma pesquisa bibliográfica exploratória orientada pela pergunta “como planejar, desenvolver e avaliar o trabalho em sala de aula, no ensino superior, baseado em perspectivas complexas?”. Foram revisados autores que se sustentam no pensamento complexo ou ecossistêmico. Essa escolha se baseou na suposição de que esse referencial teórico possui amplitude, profundidade e consistência para abordar fenômenos educacionais no contexto da sociedade-mundo atual e do cotidiano didático-pedagógico. Com apoio nos autores revisados, refletimos sobre os limites da pedagogia tradicional e as possibilidades de uma pedagogia emergente, baseada na complexidade, no trabalho docente no ensino superior, considerando suas dimensões de planejamento, ação pedagógica e avaliação.

PALAVRAS-CHAVE
trabalho docente; ensino superior; paradigma complexo; desafios educacionais no mundo contemporâneo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br