Acessibilidade / Reportar erro
Abrir menu
Brasil
Lista alfabética de periódicos
Lista temática de periódicos
Busca
Métricas
Sobre: Brasil
Contatos
SciELO.org - Rede SciELO
Coleções nacionais e temáticas
Lista alfabética de periódicos
Lista de periódicos por assunto
Busca
Métricas
Acesso OAI e RSS
Sobre a Rede SciELO
Contatos
Blog SciELO em Perspectiva
Open Access
Revista Brasileira de Educação Especial
Publicação de:
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Área:
Ciências Humanas
Versão impressa ISSN:
1413-6538
Versão on-line ISSN:
1980-5470
Español
English
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
home do periódico
todos os números
« Número anterior
Número atual
Número seguinte »
buscar
métricas
todos
« número anterior
número atual
buscar
métricas
Compartilhe
Outras redes sociais
Google+
LinkedIn
Reddit
StambleUpon
CiteULike
Mendeley
Nossa Missão
Difundir conhecimento em educação especial.
Número mais recente
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Press-releases
2019-12-09 15:00
Quantos de nós veem? Nova “gramática visual” auxilia na criação de vídeos em línguas de sinais
2019-10-17 15:00
Qual o papel da escola no uso da LIBRAS para educação de surdos?
2018-08-21 15:00
Autoeficácia docente: escala de avaliação específica para professores de alunos com autismo
2018-07-30 15:00
A atuação de professores de Educação Física com alunos portadores de deficiência auditiva
Artigos mais recentes
La Figura del Intérprete en Lengua de Señas Chilena: Estado Actual y Desafíos en el Contexto Escolar
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Notícias
2024-04-24 13:34:29
Seria a nova política de acesso aberto da Fundação Bill e Melinda Gates o início de uma mudança em direção aos preprints? [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em abril/2024]
Após o anúncio da nova política de acesso aberto da Fundação Bill e Melinda Gates, Richard Sever avalia se esta mudança sinaliza o início de uma transição mais ampla de acesso aberto liderada pelos preprints. …
Continue lendo »
2024-04-17 13:17:25
Representando a coleção de Humanidades na plataforma SciELO (2022-2023)
Neste texto, os representantes da Coleção de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas no Conselho Consultivo da plataforma SciELO discutem suas frentes de atuação no biênio 2022-2023 e os desafios que permanecem para os próximos anos. Além das questões relacionadas ao Programa da Ciência Aberta, discutimos as ameaças colocadas à sustentabilidade dos nossos periódicos. …
Continue lendo »
2024-04-10 12:52:24
Homenagem do Programa SciELO aos 70 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
O IBICT celebra em 2024 seu septuagésimo aniversário com um histórico notável de políticas, programas, produtos e serviços orientados à democratização da publicação, registro e disseminação da informação científica e técnica que moldaram o desenvolvimento da biblioteconomia e ciência de informação do Brasil. …
Continue lendo »
2024-01-31 18:45:14
Fábrica de artigos
As fábricas de artigos (paper mills) começaram a produzir e vender grande quantidade de artigos de baixa qualidade, com dados falsos ou plagiados. E, mais recentemente, estão tentando aliciar editores de periódicos oferecendo generosas quantias em troca do aceite rápido de artigos e oferecendo editores e revisores questionáveis para números especiais. …
Continue lendo »
2024-01-24 14:00:41
A influência de vieses implícitos na adoção dos princípios DEIA
Adesão aos princípios de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) tem sido dificultada pelos vieses implícitos, relativos à memória implícita, que influencia ações e decisões de forma inconsciente. Avanços envolvem compromisso institucional, mudança de cultura, estabelecimento de metas e desenvolvimento de estratégias operacionais. …
Continue lendo »
2024-01-19 12:30:46
Publicação em Large Language Model (LLM) [Publicado originalmente no blog Upstream em janeiro/2024]
O NYT iniciou o ano novo com uma ação judicial contra a OpenAI e a Microsoft. De acordo com o processo, a OpenAI e sua patrocinadora, a Microsoft, roubaram “milhões de artigos de notícias, investigações aprofundadas, artigos de opinião, resenhas, guias de instruções” e muito mais, protegidos por direitos autorais do The Times – tudo para treinar os LLMs da OpenAI. …
Continue lendo »
2024-01-12 19:00:50
Preprints em debate… Seis anos depois
Passaram-se seis anos desde que os editores das ciências sociais começaram a debater os preprints. O balanço retrospectivo mostra que os "riscos" e "promessas" aventados nesse debate descansavam em uma compreensão inadequada da natureza dos preprints na área. O servidor SciELO de preprints, todavia, acabou mostrando alguns benefícios inesperados. …
Continue lendo »
2023-12-20 17:30:55
A inteligência artificial tem alucinações?
Os aplicativos de IA têm demonstrado capacidades impressionantes, incluindo a geração de respostas muito fluentes e convincentes. No entanto, os LLMs, os chatbots e assim por diante são conhecidos por sua capacidade de gerar declarações não objetivas ou sem sentido, mais comumente conhecidas como "alucinações". Será que eles estão usando drogas? Texto em espanhol. …
Continue lendo »
2023-12-13 13:30:58
Como reformular a publicação científica para enfrentar a crise da avaliação por pares
O tempo decorrido entre a submissão e a publicação de artigos na área de microbiologia vem aumentando nos últimos anos. Ademais, os editores estão tendo que convidar cada vez mais pareceristas para identificar aqueles dispostos a avaliar os manuscritos. Quais são as implicações destes fatos para a avaliação por pares? …
Continue lendo »
2023-12-06 13:30:42
A IA pode fazer uma avaliação confiável de artigos científicos?
O custo da arbitragem de publicações científicas, tanto em termos de dinheiro quanto de tempo, está crescendo a proporções incontroláveis com os métodos atuais. É necessário usar a IA como um sistema de confiança e, assim, liberar recursos humanos para tarefas de pesquisa. Seria importante que o SciELO incorporasse progressivamente módulos de IA para avaliação em seu servidor de preprints como um avanço e desenvolvimento adicional das tecnologias que gerencia. Texto em espanhol. …
Continue lendo »
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail:
revista.rbee@gmail.com
Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Abrir menu
Brasil
Revista Brasileira de Educação Especial
Número atual:
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Números
• todos
« anterior
atual
próximo »
Periódico
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
Contato
×
Close
Mensagem
×
Close
Mensagem