Acessibilidade / Reportar erro

DESENVOLVIMENTO E USO DE RELAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS PARA ANÁLISE DOS TEXTOS DIDÁTICOS DE MEDICINA

Resumo:

O artigo descreve o desenvolvimento e a aplicação de um inventário para avaliação da adequação de textos didáticos de Medicina. Os itens do instrumento foram derivados de principias da teoria instrucional e de dados empíricos. Na aplicação do instrumento, dezenas de professores de cinco disciplinas cl/nicas distintas responderam ao inventário, examinando o texto apropriado dentre cinco livros correspondentes àquelas disciplinas.

A análise das respostas demonstrou a confiabilidade do inventário e revelou três dimensões com sua consistência interna. Verificou-se ainda que o instrumento distinguiu significativamente os textos examinados em termos das dimensões identificadas. As informações gerais obtidas forneceram subsidias incorporados a um documento de análise e avaliação sobre textos didáticos de Medicina.

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com