Acessibilidade / Reportar erro

Documentando os Resultados de um Seminário de Treinamento de Docentes em Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo:

Uma oficina de trabalho para treinamento de docentes sobre métodos de aprendizado baseado em problemas (PBL) foi realizada com educadores em uma escola pública de ensino médico no Brasil. As atividades da oficina de trabalho foram planejadas para atingir objetivos especificas de conhecimentos, de habilidades e de atitudes previamente estabelecidos. Os participantes preencheram um questionário estruturado antes e após a oficina de trabalho para documentar o alcance dos objetivos. Doze participantes completaram a oficina de trabalho de 20 horas e os resultados do questionário demonstraram que os objetivos foram alcançados. O conhecimento dos participantes sobre a metodologia PBL aumentou significativamente, quando avaliado pela recordação de fatos e pela própria percepção desta compreenção. Os participantes adquiriram habilidades em concluir módulos de ensino e tornaram-se significavamente mais confiantes em sua capacidade de construir módulos. Embora a interpretação do pré e do pós-questionário tenha certas limitações, ela proporciona alguma garantia aos organizadores e patrocinadores de tais programas de treinamento de que os objetivos são alcançados. As respostas dos participantes também ajudam os organizadores a melhorar suas técnicas de apresentação.

Descritores:
Educação médica; Aprendizado baseado em problema

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com