Acessibilidade / Reportar erro

Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico

How to Open Ways to Change Medical Teaching

Resumo:

A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática.

Palavras-chave:
Educação Médica - tendências

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com