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Simulações virtuais para educação em saúde: como são avaliadas as habilidades do usuário?

Resumo:

Introdução:

Um simulador virtual, ou baseado em realidade virtual, pode recriar computacionalmente contextos reais.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar trabalhos sobre simulações virtuais para treinamento de procedimentos clínicos, com foco na avaliação de habilidades do usuário.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre 2010 e 2020. Foram selecionados 56 estudos.

Resultado:

Observamos nos estudos selecionados que as variáveis e os parâmetros dos simuladores virtuais são geralmente obtidos por consulta a especialistas ou pela literatura médica. Esses simuladores se concentram principalmente no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e na avaliação do desempenho do aluno por meio de alertas em tempo real, indicadores de progresso e relatórios de desempenho após o final de cada treinamento.

Conclusão:

Considerar o conhecimento do especialista para definir exclusivamente os requisitos dos simuladores virtuais pode limitar a confiabilidade e precisão destes. A participação de especialistas nesses projetos não obedece a padrões de seleção e periodicidade com que colaboram. Poucos simuladores fornecem feedback perspicaz e pertinente sobre o desempenho do usuário.

Palavras-chave:
Educação em Saúde; Treinamento por Simulação; Avaliação Educacional; Simulação por Computador

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