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Conhecimento de estudantes de medicina sobre tomada de decisão no fim da vida

A influência do conhecimento de estudantes de medicina sobre o manejo com o fim da vida, considerando teorias éticas e aplicabilidade clínica, permanece controversa. Objetivamos investigar o conhecimento de estudantes de medicina sobre conceitos bioéticos a respeito dos tipos morais de morte (Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia) e analisar a influência de suas experiências clínicas para praticá-los, em um hospital terciário do estado de São Paulo, Brasil. Nós entrevistamos 180 estudantes de medicina [distribuídos em Grupo 1 (G1) - estudantes do primeiro ao terceiro ano de graduação em medicina e Grupo 2 (G2) - estudantes do quarto ao sexto ano] para avaliar a influência do "curso de ética médica" em teorias éticas e prática clínica, utilizando um questionário fechado. O "curso de ética médica" não diferiu os grupos (P=0.704) sobre os conceitos bioéticos. Neologismos como Cacotanásia e Idiotanásia foram erroneamente considerados como conceitos bioéticos por 28% dos indivíduos. Além disso, 45.3% da amostra consideraram os profissionais de saúde inaptos ao manejo de pacientes terminais, principalmente G2 (29%) comparado a G1 (16.5%, P=0.031). O conceito de Eutanásia foi aceito por 41% da amostra, enquanto Ortotanásia por 98.2%. Dentre os estudantes de medicina que aceitaram maneiras para abreviar a vida (22.9%), 30.1% deles pertenciam a G1 enquanto somente 16.1% a G2 (P=0.049). Estudantes de medicina mostram desconhecimento sobre conceitos clássicos em Bioética. Além disso, consideram os profissionais de saúde inaptos ao manejo de pacientes terminais. O ideal ético considerando a "boa morte" reflete melhor aceitação dos estudantes de medicina pela Ortotanásia, sugerindo tendência em aplicá-la em sua futura prática clínica.

Bioética; Ética Médica; Estudantes de Medicina; Atitude frente à Morte -Eutanásia


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