Resumo:
Apresenta-se um estudo de desenvolvimento e de aplicação de escala de condutas de trabalho em grupo. A análise de validação foi empreendida no cenário natural de uma disciplina e mostrou índices aceitáveis de consistência interna e de estabilidade temporal. Uma dimensão de 'liderança cooperativa' foi revelada por análise de fatores. Os resultados da análise de aplicação revelaram que o escore total da escala se relaciona significantemente com medidas de auto-eficácia na cooperação em equipe e de rendimento acadêmico, bem como distingue estudantes com vivências distintas. Outros dados indicam que a dimensão de condutas implicada é uma habilidade transferível, que pode ser reforçada por experiência de tutoria ou treinamento de cooperação. Os achados do estudo sugerem que a escala é um instrumento robusto, simples e útil para avaliação global de habilidades na aprendizagem cooperativa em grupo pequeno e no acompanhamento dos estudantes.
Palavras-chave:
Educação médica; Estudantes de medicina; Habilidade de trabalho em grupo; Habilidade; Comportamento cooperativo; Condutas na prática médica; Prática de grupo; Validade de medidas; Estudantes; Grupo pequeno; Aprendizagem cooperativa