Acessibilidade / Reportar erro

Preceptoria médica: percepções e perspectivas de novos médicos de família no Brasil

Resumo:

Introdução:

O aprendizado em ambientes práticos consiste em um componente essencial da educação médica. Nas últimas décadas, as escolas médicas têm procurado imergir os estudantes em ambientes profissionais desde os primeiros anos do curso. Nesses cenários, médicos mais experientes, preceptores, são responsáveis por apoiar seus aprendizes no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as percepções e perspectivas de participantes do curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família - UNA-SUS sobre preceptoria e educação médica.

Método:

O estudo quantitativo descritivo foi realizado em duas fases: “delineamento da população”, que incluiu dados acadêmicos dos participantes, e “questionário de pesquisa”, em que se aplicou um questionário por meio de uma plataforma digital.

Resultado:

O “delineamento da população” identificou 2.530 participantes do curso de Especialização, com predominância do sexo feminino e moradores da Região Sudeste. A fase “questionário da pesquisa” foi composta por 232 respondentes, dos quais 73,4% relataram reconhecer as contribuições de seus preceptores, e mais de 90% manifestaram interesse em atividades de ensino, valorizando sua valorização curricular e seu reconhecimento acadêmico.

Conclusão:

Nossos achados evidenciaram percepções positivas sobre a preceptoria e a propensão ao engajamento em atividades docentes dos participantes, reforçando a importância de debates sobre qualificação, recrutamento e retenção de preceptores.

Palavras-chave:
Preceptoria; Medicina de Família; Internato e Residência; Educação Médica

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com