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Competências colaborativas em gerontologia: perspectivas de graduandos da saúde

Resumo:

Introdução:

A discussão sobre a grade curricular dos cursos da área da saúde torna-se relevante para a proposição de estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades colaborativas. Tal condição possibilitará uma mudança na cultura de atenção à saúde, principalmente, para as demandas da pessoa idosa.

Objetivo:

Avaliar as competências colaborativas adquiridas por graduandos em uma disciplina de gerontologia.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa com enfoque interprofissional, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de um grupo focal e a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo.

Resultados:

Nove alunos avaliados relataram o desenvolvimento de competências colaborativas, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e planejamento de cuidado integral à pessoa idosa.

Conclusão:

As expressões individualizadas dos alunos participantes deste estudo nos fazem acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para desenvolver as competências colaborativas.

Palavras-chave:
Relações Interprofissionais; Aprendizado; Comunicação Interdisciplinar; Ensino superior

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