Acessibilidade / Reportar erro

Scripts de Gênero e as Performances das Crianças que Reverberam no Contexto da Educação Infantil

Scripts de Genre et Performances d’Enfants qui se Répercutent dans le Contexte de l’Éducation de la Petite Enfance

RESUMO

Scripts de Gênero e as Performances das Crianças que Reverberam no Contexto da Educação Infantil – A partir dos Estudos de Gênero e da Sociologia da Infância, o artigo busca compreender e analisar as estratégias que as crianças estabelecem para lidar com os scripts de gênero que lhes são endereçados no cotidiano da educação infantil. Os resultados da análise mostram que elas buscam modos mais plurais de vivenciar suas experiências como meninas e meninos, ainda que sejam educadas a partir de concepções binárias que tentam impor um reiterado governo dos corpos infantis. A pesquisa, de inspiração etnográfica, foi desenvolvida a partir da observação participante com crianças de quatro anos de idade em uma escola pública de educação infantil na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS/Brasil.

Palavras-chave:
Scripts de Gênero; Performance; Pesquisa com Crianças; Infâncias; Educação Infantil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com