Resumo:
Neste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021SILVA, F. C. T. . Textos/documentos curriculares locais (2017 a 2023): escritas, discursos e comparações entre as histórias individuais e a história coletiva,. [S. l.: s. n.] , 2021. Projeto de pesquisa CNPq, chamada n. 09/2020. Bolsa Produtividade em Pesquisa ) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação (SED). Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: feito por todos, para todos: educação infantil e ensino fundamental. Campo Grande, 2019. (Série Currículo de Referência, 1). Disponível em: <Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/ms_curriculo.pdf >. Acesso em: 19 out. 2023.
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) e Mato Grosso (2018aMATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: concepções para a educação básica. Cuiabá, 2018a. Disponível em: <Disponível em: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%AAncia-curricular-para-mato-grosso?pli=1 >. Acesso em: 19 out. 2023.
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, 2018bMATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: ensino fundamental: anos iniciais. Cuiabá, 2018b. Disponível em: <Disponível em: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%AAncia-curricular-para-mato-grosso?pli=1 >. Acesso em: 19 out. 2023.
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) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas).
Palavras-chave:
currículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadas