Acessibilidade / Reportar erro

Uso inconsistente do preservativo com parceiros casuais entre homens que fazem sexo com homens no Brasil: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo avaliar os fatores associados ao uso inconsistente do preservativo com parceiros casuais em uma população de homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal, com método de amostragem Respondent Driven Sampling (RDS), desenvolvido em 12 capitais do Brasil, com 4.176 HSH. Para a construção do desfecho, foram avaliadas questões sobre o uso do preservativo em todas as relações anais (receptivas e insertivas) nos últimos seis meses e a última relação sexual. As estimativas foram calculadas usando um desenho amostral complexo ponderado. Realizamos uma análise de regressão logística para determinar as associações entre fatores sociodemográficos e comportamentais e o uso inconsistente do preservativo.

Resultados:

Mais da metade da nossa amostra (50,8%) não usou preservativo de forma consistente com parceiros casuais nos últimos seis meses. O uso inconsistente do preservativo foi significativamente associado a: falta de aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis (weighted odds ratio — wOR: 1,51; intervalo de confiança — IC95% 1,05–2,17), não uso de preservativo na primeira relação sexual (wOR: 3,05; IC95% 2,12–4,40) e autopercepção de risco para o HIV como moderado e alto (wOR: 1,51; IC95% 1,07–2,14). Maior idade foi negativamente associada ao uso inconsistente do preservativo (wOR=0,97, IC95% 0,89–0,99).

Conclusão:

Apesar de ser um comportamento individual, o uso do preservativo está relacionado a fatores além do âmbito privado. As políticas de prevenção ao HIV/AIDS devem focar nos HSH mais jovens, fornecendo informações qualificadas sobre o uso do preservativo, preferencialmente antes do início da vida sexual.

Palavras-chave:
Preservativos; Minorias sexuais e de gênero; Infecções por HIV; América Latina

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br