Acessibilidade / Reportar erro

Validade interna do construto da versão brasileira de um instrumento para aferição do conhecimento sobre o papilomavírus humano

RESUMO:

Objetivo:

Verificar a validade interna do construto da versão em português de uma ferramenta para aferir o conhecimento da população sobre o papilomavírus humano (HPV).

Materiais e métodos:

Uma versão brasileira transculturalmente adaptada de uma ferramenta de aferição de conhecimento sobre HPV originalmente projetada para ser utilizada em populações de língua inglesa foi aplicada a 330 adultos em Tubarão/SC, Brasil. Após examinar a adequação geral do método, foram realizadas análises baseadas na Teoria de Resposta ao Item e na Análise Fatorial Exploratória.

Resultados:

Dez dos 29 itens apresentaram baixa contribuição para o construto e foram excluídos das análises subsequentes. Três fatores foram gerados pela análise fatorial e explicaram aproximadamente 51% da variabilidade da variância. Um arranjo diferente em relação ao instrumento de medida original foi encontrado, baseado em: conhecimento geral do HPV, com seis perguntas; conhecimento sobre vacinação contra o HPV, com cinco perguntas; e conhecimento sobre transmissão e teste de HPV com oito perguntas.

Conclusão:

A versão brasileira em estudo apresentou um comportamento diferente da ferramenta de aferição original, mas demonstrou ser um instrumento confiável e válido para acessar o conhecimento da população brasileira sobre o HPV.

Palavras-chave:
Papillomaviridae; Questionários; Estudos de validação

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br