Acessibilidade / Reportar erro

Apoio social no trabalho: um estudo de coorte com servidores de uma universidade pública

RESUMO:

Introdução:

O apoio social no trabalho, relacionado à interação entre colegas e chefias na cooperação para a realização do trabalho, pode contribuir para a diminuição do desgaste do trabalhador e dos riscos à saúde. Portanto, o presente estudo objetivou analisar o apoio social no trabalho e os fatores associados dos servidores técnico-administrativos em educação de uma universidade pública.

Metodologia:

Estudo de coorte, com 328 servidores em exercício ativo de sua função, dos quais as informações sobre o apoio social no trabalho e as variáveis independentes sociodemográficas, relacionadas ao trabalho e à saúde, foram coletadas por meio de questionário. Os testes t de Student, do χ2 e a regressão logística foram utilizados, a fim de analisar as prevalências e os fatores associados ao apoio social no trabalho.

Resultados:

Os trabalhadores eram, predominantemente, homens, com idade média de 47 anos, casados, com filhos, com nível universitário ou mais, apresentaram boas condições de trabalho e de saúde e alto apoio social no trabalho (85,7%). Os fatores associados ao apoio social no trabalho foram o turno de trabalho, a depressão e a capacidade para o trabalho.

Conclusão:

Os fatores associados ao apoio social devem ser devidamente analisados para que seja conservada essa interação positiva no ambiente de trabalho.

Palavras-chave:
Saúde do trabalhador; Apoio social; Trabalho; Servidores públicos; Estudos de coortes

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br