Acessibilidade / Reportar erro

Do Império à cidade multiétnica: austríacos no sul do Brasil* * Este artigo incorporou contribuições recebidas no simpósio “Imigrantes do Império Austro-Húngaro nas Américas: uma agenda de pesquisa”, durante o XVII Congreso Internacional de AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos), em Berlim, 2014.

From Empire to multiethnic city: Austrians in the South of Brazil

Del imperio a la ciudad multiétnica: austríacos en el sur de Brasil

Resumo

Este artigo enfoca as circunstâncias que configuraram uma identidade específica a imigrantes identificados como “austríacos”. O lócus principal da pesquisa é um núcleo de povoamento no interior do Rio Grande do Sul, reunindo dados que vão do final do século XIX ao final do século XX, período que contempla, em termos internacionais, a existência, ainda que a poucas décadas do seu final, do Império Austro-Húngaro e, em nível local, investimentos recentes no memorialismo étnico. Está sendo dado destaque aos agentes que realizam conexões entre mundos e tempos diferentes e aos modos pelos quais são operacionalizadas as representações do passado.

Palavras-chave
Imigração austríaca; Império Austro-Húngaro; Multiétnico; Memória; Representações

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br